Picking significa uma repetição crônica de tocar, coçar, cutucar, arranhar, furar, escoriar determinadas regiões da pele tanto que acaba provocando feridas, cicatrizes, descolorações na pele. O paciente fica examinando a pele, procurando pequenas imperfeições, bolinhas, espinhas, cravos, pedacinhos de pele, pelos e arrancando, coçando, cutucando, furando.
Geralmente começa com uma ferida na pele, que a pessoa coça, coça e acaba não deixando cicatrizar. Com o tempo começa a ter uma sensação localizada de coceira ou de necessidade de se cutucar. Muitas vezes roer unha e morder cutícula faz parte do Picking.
Aos poucos começa a sentir que em determinadas situações mais ansiosas ou estressadas da vida essas coceiras ou escoriações passam a ser uma válvula de escape para as tensões. O Picking para muitas pessoas traz uma sensação de prazer.
Quem sofre de Picking pode usar roupas fechadas e mangas compridas mesmo no calor.
Tratamento
Medicação: ajuda muito. Em geral se usa neurolépticos em micro doses e/ou antidepressivos.
Igualmente a N Acetilcisteína.
Terapia Cognitivo - Comportamental (TCC), que é bem diferente da psicanálise.
O paciente precisa estar muito motivado para se tratar. As outras pessoas não entendem, mas que sofre de Picking sente um grande prazer em se cutucar, arranhar, arrancar casquinhas, etc., assim como na Tricotilomania e nas Compras Compulsivas.
Exemplo de queixa de paciente de Picking:
"Olá, tenho 16 anos, tenho um sério problema, frequentemente estou mordendo pedaços dos dedos em volta da unha, quando estou ansioso é pior ainda, vou arrancando pequenos pedaços de pele até que faça machucados, não consigo parar com essa mania que já está fazendo 3 anos. Gostaria de saber o nome dessa "Doença" e o que devo fazer. Obrigado"