PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Pergunta 1:
Como se faz a redução da dosagem do Lítio, ou seja, como é feito o desmame?
Por exemplo: uma pessoa fazendo uso de 400 mg/dia de Lítio, há três meses, pode, no dia seguinte, passar a usar apenas 40 mg/dia?
Resposta:
Não existe regra para a retirada do Lítio. Depende da doença que ele está tratando.de muitos fatores. Leia a pergunta abaixo.
Mas se a sua preocupação é sobre sintomas de abstinência, o Lítio não dá sintomas de abstinência.
Pergunta 2:
Bom dia! Faço tratamento com Lítio ha um ano para Transtorno Bipolar (unipolar eufórico). Isso se manifestou três vezes durante a vida, aos 20, 30 e 40 anos.
Posso parar de uma hora para a outra? Existe algum problema nisso?
O médico disse que tenho que ficar sem tomar 1 dia por semana durante dois meses e depois 2 dias por semana e assim sucessivamente ate parar totalmente. Procede? Obrigado
Resposta:
O Lítio (Carbolitium, Carbonato de Lítio) quando for para retirar, deve ser retirado muito devagar, pois as doenças que ele trata e previne tendem a recair.
Com a retirada gradual existe a prudência para ver se era mesmo a hora de suspender.
Além disso, existe a impressão que quando o paciente retirar abruptamente o Carbolitium ele pode não funcionar novamente se um dia for necessário.
Quanto mais devagar tirar, melhor.
Pergunta 3:
Por quanto tempo usarei o Lítio para prevenir a Depressão? Por toda a vida? Em que intervalos? Somente a utilização do Lítio é suficiente para a cura?
Resposta:
Depende de um monte de fatores relacionados à sua doença, à sua genética e ao seu estilo de vida.