Transtorno Obsessivo Compulsivo ou TOC

O TOC ou Transtorno Obsessivo Compulsivo significa repetição de gestos, rituais, pensamentos e atividades que a pessoa sabe que não fazem sentido, mas que não consegue evitar.

Tratar TOC em São Paulo

TOC significa repetição de gestos, rituais, pensamentos e atividades que a pessoa sabe que não fazem sentido, mas que não consegue evitar.

Se não executá-los, sente ansiedade ou acha que pode acontecer algo de ruim para ela ou para outras pessoas.

O paciente tem consciência de que os rituais ou pensamentos não têm lógica, mas são inevitáveis.

Quando conta para alguém, às vezes até dá risada do absurdo, outras vezes tem medo de ser rotulada como louca, mas no instante em que os pensamentos obsessivos “atacam", toda a lógica cai por terra.

Sintomas do TOC ou Transtorno Obsessivo Compulsivo:

• Lavar as mãos ou a boca inúmeras vezes por dia.
  • Voltar para conferir portas, janelas, torneiras, mesmo sabendo que estão fechados.
  • Rezar, recitar, falar ou pensar em frases, palavras ou músicas de modo repetitivo.
  • Não pegar em objetos que poderiam ter caído no chão, ou tocado em algo sujo, ou terem sido tocados por alguma pessoa que poderia ter alguma doença.
  • Fica remoendo por ter feito ou pensado algo que pode ter sido errado ou que poderia ter sido interpretado pelos outros como sendo errado.
  • Demorar demais para conferir papéis e documentos.
  • Preocupação com doenças.
  • Ficar pensando “e se eu tivesse ou não tivesse feito, se tivesse pensado diferente...”
  • Pode piorar em fases de stress.
  • Precisar contar por exemplo quantas janelas tem determinado prédio.
  • Preocupação exagerada com simetria ou arrumação.
  • Muitos pacientes apresentam apenas Pensamentos Obsessivos, que são pensamentos invasivos, que veem contra a vontade, que não fazem sentido, mas que o paciente não consegue evitar. Podem ser sexuais, religiosos, suicidas, homicidas, etc.

Quem sofre de TOC está sujeito a ter fases de Depressão e ataques de ansiedade com sudorese, palpitações e tremor, verdadeiros ataques de pânico, o que é normal e não quer dizer que você sofra de três doenças ao mesmo tempo.

TOC não tem nada a ver com Psicose nem "loucura".

Podem fazer parte do grupo dos Transtornos Obsessivos Compulsivos os seguintes quadros clínicos, embora tenham tratamentos diferentes:

• Dismorfofobia ou Dismorfia Corporal, na qual a pessoa acha que alguma parte de seu corpo é feia ou deformada. Muitos pacientes passam por cirurgias plásticas que evidentemente não trazem "resultados" e chegam a se isolar socialmente pela "vergonha".
  • Cleptomania, na qual a pessoa furta objetos de pequeno valor, os quais poderia comprar. Em geral joga os objetos fora, ou dá para alguém, ou guarda como troféu. O impulso de furtar é precedido por grande ansiedade, posteriormente um alívio.
  • Sexo Compulsivo.
  • Jogo Compulsivo.
  • Compras Compulsivas.
  • Colecionismo ou Hoarding: acumular quantidades enormes de papéis, documentos, jornais velhos, objetos, tranqueiras, sem nenhuma utilidade.
  • Síndrome de Tourette: tiques e cacoetes principalmente com a cabeça, pescoço e mãos e sons emitidos pela garganta.
  • Tricotilomania: arrancar e às vezes comer fios de cabelo.
  • Picking ou mania de se cutucar.

Causas do TOC:

Provavelmente é uma combinação de disfunção de neurotransmissores mais fatores de personalidade mais situações de stress.

TOC não é causado por "falhas de educação" nem problemas de relacionamento entre os membros da família. Ou seja, os pais não causam TOC.

Pode existir uma predisposição familiar (famílias com mais casos que outras), o que não quer dizer que seja hereditário nem que todos os familiares terão a doença.

Tratamento do TOC:

As pessoas que tem TOC geralmente gostam de falar de doenças e se preocupar com elas, mas não de tomar remédio. Elas se classificam como "hipocondríacos que detestam remédios".

Porém se não for tratado, o TOC pode cronificar e se tornar incapacitante. O tratamento mais eficaz consiste em:

• Antidepressivos e/ou Neurolépticos.
  • Psicoterapia.
  • Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é a mais indicada.
  • Resistir aos pensamentos e rituais obsessivos é fundamental. Quanto mais você resistir, melhor, por mais ansioso que fique. Sem essa resistência nenhum tratamento dá certo.
  • Muitos pacientes melhoram com Estimulação Magnética Transcraniana (TMS).

A família pode ajudar:

• Insista no tratamento
  • Lembre ao paciente a necessidade dele resistir às "manias".
  • Não leve a sério os rituais e medos do paciente.
  • Faça de tudo para que ele não exercite os rituais.
  • Lembre a ele que é um sintoma de uma doença.
  • Não interprete nada.
  • Não discuta estatísticas sobre vírus, bactérias e contaminações, pois essas discussões seriam infinitas.

Tempo para começar a melhorar.

Enquanto os Antidepressivos precisam de 1 a 3 semanas agir na Síndrome do Pânico e 2 a 6 semanas na Depressão, eles precisam de 6 a 12 semanas no TOC. Não desista se não sentir melhora nas primeiras semanas.

Observações sobre tratamento de TOC:

• Algumas vezes o primeiro remédio não melhora os sintomas e tem que ser trocado. Isso não quer dizer que seja mais grave nem refratário.
  • Mesmo que você já esteja se sentindo bem, não interrompa a medicação. O médico deve decidir quando diminuir, interromper ou troca. Se o medicamento tiver efeitos colaterais desagradáveis, provavelmente ele poderá ser trocado por outro. O tratamento do TOC é muito longo. A recaída em caso de interrupção prematura do tratamento é quase certa.
  • O TOC pode voltar? Às vezes pode.
  • Quando parar os medicamentos, se os sintomas voltarem, não quer dizer dependência da medicação, mas sim que ainda não era hora dessa parada.
  • Para qualquer pessoa que sofra de TOC: insista no tratamento. Você vai tomar remédios muito tempo, vale a pena. Você tem que ser ainda mais teimoso do que os sintomas do TOC.
  • As pessoas obsessivas, detalhistas, perfeccionistas tem grandes qualidades: costumam ser trabalhadoras, competentes e confiáveis. Aqui estamos falando de uma doença em que essas características atrapalham a vida da pessoa. Ou seja, deixam de ser uma qualidade e passam a ser um problema.

Sugestão: assista ao filme "Melhor Impossível", com Jack Nicholson e Helen Hunt.

Perguntas e Respostas sobre tratamento de Transtorno Obsessivo Compulsivo ou TOC

Depoimentos de portadores de Transtorno Obsessivo Compulsivo ou TOC