Fobia Social ou Transtorno de Ansiedade Social

Tratamento de Fobia Social ou timidez patológica, que é a ansiedade causada por situações como reuniões, palestras, entrevistas, paquera, etc.

Tratar Fobia Social com Psiquiatra do Einstein

Timidez Patológica

Fobia Social ou Ansiedade Social é a ansiedade desencadeada por situações de exposição, que podem ser desde falar em público numa palestra até cumprimentar um cliente, tomar um café ou mesmo assinar um documento com alguém olhando.

A Fobia Social atrapalha sua vida em muitas situações, por exemplo:

  • Falar em público.
  • Numa apresentação, mesmo conhecendo o assunto parece que "dá um branco".
  • Participar de entrevistas ou exames orais.
  • Frequentar lugares, por exemplo, entrar num restaurante ou Shopping ou cinema desacompanhado ("o que os outros vão pensar?").
  • Paquerar, especialmente se estiver emocionalmente envolvido ou interessado.
  • Assinar documentos, tomar um cafezinho sem tremer, se alguém estiver olhando.
  • Comportamento de evitação de todas as situações que podem provocar sintomas.
  • Subaproveitamento profissional. São pessoas que tem um talento realmente desperdiçado. Não recebem tantas promoções, não fazem tantos contatos importantes para sua vida profissional, não impõem suas ideias, não discutem ordens, etc.
  • Perda dos melhores anos da vida em termos de relacionamentos sociais, sexuais, de companheirismo, viagens, esportes de grupo, etc.

Essas pessoas perdem oportunidades na vida, por causa dos sintomas. Sabem a matéria, mas quando o professor pergunta "dá um branco". Estão preparados para uma entrevista, mas na hora H se atrapalham e não expõem as ideias de maneira correta.

Algumas pessoas chegam a ter verdadeiros ataques de pânico: taquicardia, sudorese, falta de ar, tremor, fraqueza nas pernas, ondas de frio ou de calor, tontura, sensação de que o ambiente está estranho, que a pessoa "não está lá", de que vai desmaiar, de que vai ter um infarto, de uma pressão na cabeça, de que vai "ficar louco", de que vai engasgar com alimentos, diarreias, etc.

Tratamento da Fobia Social:

  • Medicação, que acaba rapidamente com quase todos os sintomas e com a ansiedade antecipatória.

  • TCC (Terapia Cognitiva Comportamental) ou THS (Terapia de Habilidades Sociais) que são completamente diferentes das Psicoterapias Analíticas.

Nas psicoterapias analíticas tenta-se descobrir a origem dos sintomas. Acontece que em Fobia Social quase nunca precisa descobrir a origem dos sintomas, em geral ele sabe. Aliás, mesmo que se descubra a causa dos sintomas, isso geralmente não traz nenhuma melhora para o paciente.

Em Fobia Social o tratamento psicológico é mais voltado para o presente e futuro e o objetivo é mudar o comportamento fóbico de evitação.

Mas você vai dizer "Ué, eu tento mudar esse comportamento há anos e nunca consegui". Sim, nunca conseguiu justamente porque aqueles sintomas físicos impossibilitavam uma série de atividades sociais.

Agora, com a medicação, você consegue mudar seus comportamentos sem aquele tormento da taquicardia, sudorese, tremor, brancos, etc.

Por isso, em termos de Fobia Social, remédio mais terapia significa que 1 + 1 = 3 e não 2, porque um tratamento potencializa o outro.

O círculo vicioso "sintomas –> fracasso –> mais sintomas –> mais fracasso" se transforma num círculo virtuoso "não ter sintomas –> sucesso –> menos sintomas –> mais sucesso".

Ao mesmo tempo a Terapia é importante porque quem sofreu de Fobia Social tantos anos certamente desenvolveu comportamentos fóbicos evitativos e sofreu impedimentos sociais e profissionais que precisam mudar e mudam mais facilmente com Terapia.

Além dos dois tratamentos de Fobia Social acima, alguns cuidados sempre ajudam:

  • Um bom condicionamento físico é sempre importante, ainda mais para quem está sujeito a ter crises de taquicardia.
  • Estar com o físico em forma, bem cuidado, bem vestido semore ajuda a melhorar ainda mais o relacionamento social e profissional.
  • Yoga, meditação, massagem de relaxamento.
  • Diminuir álcool e cafeína (café, chá preto, chá mate, refrigerantes).

E-mail que recebi de uma paciente:

Dr. Rubens, estou há um bom tempo querendo ligar para Você mas não tenho tido muito tempo (graças a Deus). Gostaria de falar: OBRIGADO!!! A minha vida mudou completamente, não sei nem como lhe agradecer.Estou me sentindo muito bem (muito bem mesmo!!, consegui resolver exatamente todos os meus problemas, foi incrível! Não tenho mais problema nenhum com Fobia Social (que foi o meu maior pesadelo!), arrumei um emprego maravilhoso (que é onde estou agora, fiz um monte de novos amigos, estou gostando de mim mesma de novo, tenho vontade de levantar de manhã e viver a vida como se o mundo fosse acabar amanhã. É tudo maravilhoso? estou muito feliz! Tinha perdido as esperanças e Você me trouxe de novo a realidade, sei que os remédios ajudaram muito no meu tratamento mas os conselhos e principalmente os esclarecimentos que Você me deu foram essenciais para mim, porque a pior coisa que eu sentia naquela época era de não saber o que estava acontecendo comigo mesma, e quando fui a sua clínica Você me explicou o que eu tinha, o porque que aquilo estava acontecendo e a solução.

Não tenho palavras para expressar minha gratidão, pois sem exagero Você salvou minha vida. Continue sempre com este trabalho porque é maravilhoso. Um abraço A.N.

 

Mais artigos sobre Transtornos de Ansiedade

Perguntas e Respostas sobre Ansiedade, TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), Burnout, Stress, etc

Perguntas e Respostas sobre Fobia Social

Perguntas e Respostas sobre Medo de Avião

Perguntas e Respostas sobre outras Fobias ou medos sem motivo

Perguntas e Respostas sobre Stress

Perguntas e Respostas sobre Stress Pós-traumático

Perguntas e Respostas sobre Síndrome do Pânico

Depoimentos de pessoas que sofrem de Fobia Social

Depoimentos de pessoas que sofrem de Stress Pós-traumático

Depoimentos de pessoas que sofrem de Stress, TAG (Ansiedade generalizada) e Síndrome de Burnout

Depoimentos de pessoas que sofrem de Síndrome do Pânico