Síndrome de Tourette começa geralmente na infância ou adolescência e se caracteriza por tiques e cacoetes.
Sintomas da Síndrome de Tourette:
São tiques que geralmente começam na infância:
Motores: repuxar a cabeça, entortar o pescoço. piscar, fazer caretas, pular, tocar pessoas ou coisas, esfregar o dedo no mesmo ponto das roupas, cheirar, retorcer-se. Bem mais raramente, se machucar ou se morder.
Sonoros: limpar a garganta, pigarrear, tossir, grunhir, estalara língua, fungar, falar coisas comuns mas fora do contexto, ecolalia. A coprolalia (falar palavrões) é muito rara.
A pessoa não precisa ter os dois grupos de sintomas. Os tiques se repetem inúmeras vezes todos os dias, por anos. É possível controlá-los por um tempo, mas geralmente voltam num acesso bem forte em seguida. Pode existir comorbidade principalmente com: TOC, TDAH, Ansiedade, etc. Todos os exames de imagem e laboratório são normais.
Causas de Tourette:
Muitos casos têm causa desconhecida, mas muitos têm origem em repetidas faringites e amigdalites por Estreptococos na infância. Evolução: Crianças com Tourette tem inteligência normal e maior probabilidade de serem hiperativas ou desatentas (TDAH), mas o principal problema enfrentado por elas é o estigma causado pelos tiques. Sabemos que as crianças costumam ser implacáveis com aquelas que são “diferentes do cardume”. Com a idade, os tiques costumam diminuir de variedade e intensidade.
Tratamento de Tourette:
Tiques em crianças quase sempre desaparecem sem precisar tratamento. Em adolescentes e adultos às vezes precisamos tentar vários medicamentos, até um funcionar, como Neurolépticos em baixa dose e N Acetilcisteína. A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) pode ajudar e até tentar trocar um tique por outro socialmente mais aceitável.