Tratar TOC com Anafranil, Clo, Clomipramina.

Tratar TOC com Psiquiatra do Einstein

Pergunta:

Estou em tratamento com Clomipramina (Anafranil) por apresentar sintomas de Transtorno Obsessivo Compulsivo. Uma idéia que anda me aborrecendo é se estou sendo covarde por usar medicamentos para isto ou se deveria segurar somente com Psicanálise.

Por que os Psicólogos não gostam de Antidepressivos e criticam as pessoas por usá-los como ajuda. Até que ponto tudo isto é certo ou errado?

Resposta:

Hoje em dia, cada vez menos Psicólogos são “contra remédios”. Claro que existem aqueles que acham que conseguem tratar qualquer doença com Psicoterapia, mas são cada vez menos.

Agora, porque tua Psicóloga especificamente é contra, você precisaria perguntar para ela.

Inclusive se ela garante que o TOC não volte se você parar o Anafranil e continuar apenas com a Psicoterapia.

Quanto “tomar remédio ser uma covardia”, isso é uma bobagem sem tamanho.

 

Pergunta:

Estou tentando ajudar uma amiga, que tem um filho de 9 anos, muito inteligente que há 3 meses vem apresentando rituais de guardar coisas velhas e achadas na rua. Passou por 3 Psiquiatras Infantis, que são excelentes e diagnosticaram como TOC.

Iniciou com Risperidona meio comprimido e Anafranil 25 mg e agora toma 1 mg de Risperidona e 75 mg de Anafranil, apresentou leve melhora.

Ainda não iniciaram a terapia cognitiva só conversa com os Psicólogos. Só que os rituais são acompanhados de querer voltar o tempo, realizar coisas exatamente como aconteceram, momentos de agressividade, os médicos não conseguem avaliar o que pode ser.

Pede várias vezes desculpa ao pai e a mãe pelos transtornos causados. O que fazer? O que pode ser?

Por favor nos ajudem! Se possível, gostaríamos de saber se é possível conversar por telefone ou pessoalmente, qual o número do telefone para marcar uma consulta e qual é o preço da mesma? Agradeço muito.

Resposta:

Prezada Marina, o diagnóstico pode ser TOC mas, sem ver a criança, não é possível afirmá-lo. Caso queira trazê-lo para uma consulta, o telefone do meu consultório é 011-3097-8513. Atenciosamente, Dra. Susan Mondoni.

 

Pergunta:

Sou portador de TOC, tomo Fluoxetina 40 mg de manhã e 20 mg ao meio dia, já faz uns 7 meses mas não me sinto bem ainda pois tenho vários sintomas. Meu médico disse se eu não melhorasse iria me receitar junto com Fluoxetina o Anafranil.

Tenho periodontite nos dentes (perda óssea), o Anafranil prejudica?

Tenho ganho de peso, com doses baixas de Anafranil vou engordar?

Não existe outro medicamento que seja tão eficaz para o TOC e que eu possa tomar junto com Fluoxetina?

Muito obrigado!

Resposta:

A Anafranil (Clomipramina) não provoca periodontite mas pode secar a boca e a saliva é uma grande protetora dos dentes, portanto capriche na higiene bucal.

Ganho de peso: leia a página de Efeitos Colaterais de Antidepressivos.

Com relação a escolher outro medicamento no lugar do Anafranil, claro que existem opções, as quais não posso indicar pois não te conheço pessoalmente, mas saiba que o Anafranil, mesmo depois de uns 50 anos continua sendo considerado um dos campeões no tratamento de TOC.

 

Pergunta:

Há uns 4 anos tive uma Depressão forte, que me custou não conseguir concluir meu curso de graduação e perder meu namorado. Nesta época consultei um médico que me prescreveu Fluoxetina 50mg, Buspirona e Risperidona, além de um outro medicamento para dormir que não me lembro.

Meu pais, preocupados com tantos medicamentos, pediram para eu consultar outro médico e pedir uma segunda opinião.

Este outro médico me prescreveu Anafranil. Porém, com o tempo a dosagem chegou a 75mg, me dava muita tontura e incontinência urinária a noite, então depois de uns 2 anos parei por conta.

Meu erro, eu sei. Passando mais um tempo comecei a me sentir muito mal e infeliz. Voltei no primeiro médico, este me receitou Fluoxetina 80mg, já que esta em altas doses também ajudava a emagrecer, uma vez que com o Anafranil eu engordei muito.

Tomei por um tempo, mas meus colegas e amigos achavam muito alta a dosagem. Outra vez fui ao médico que havia me indicado o Anafranil e contei que eu havia parado com a medicação, os motivos e falei sobre a Fluoxetina.

Ele me indicou então Fluoxetina em cápsulas, mas só 20mg, pois essa era a dosagem inicial.

Não gostei muito da medicação, me dava azia, mal estar, hipotensão ortostática e muita tremedeira, além de um provável efeito psicológico que eu tinha de que não iria funcionar por ser muito pouco. Parei novamente.

Ano passado resolvi que queria me curar e voltei a este médico, e mais, decidi conversar mais com ele para podermos entrar em consenso sobre a minha real doença e sobre o que eu deveria fazer uma vez que sou farmacêutica e acredito que tenho competência para discutirmos o assunto.

Ele me disse que tenho TOC e Depressão e que preciso fazer mais atividades porque sou uma pessoa ansiosa. Me prescreveu Zetron 150 mg (cloridrato de Bupropiona) e Frontal 0,5mg (Alprazolam) para eu tomar apenas quando estivesse me sentindo muito ansiosa.

Estava muito bem, estável há 1 ano e meio mais ou menos. Mas nesse último mês comecei a me sentir mal novamente, infeliz e meio que sem acreditar muito no futuro.

Hoje fui a minha consulta mensal, conversamos e ele me prescreveu Lamitor juntamente com o Zetron, começando com 25 mg e para eu ir aumentando aos poucos.

Nossa... Já escrevi quase uma página... Bom, a pergunta é a seguinte: isso tudo pode ser apenas um Distúrbio de Humor, sendo que eu possa ser Bipolar?

Ou é realmente Depressão que está controlada e que é normal ter uma recaída leve? E tudo isso pode estar associado com o TOC, algo que eu já melhorei uns 90 porcento? Isso tudo está me confundindo devido a prescrição do Lamitor, já que é para controlar minhas mudanças bruscas de humor e minha inexplicável irritabilidade. Agradeço pela atenção.

Resposta:

Melissa, eu adoraria poder diagnosticar e sugerir uma conduta apenas por e-mail, mas infelizmente não dá. Você escreveu bastante sobre os efeitos colaterais mas pouco sobre os sintomas...

 

Pergunta:

O Anafranil é realmente o mais indicado para o tratamento de TOC?

Resposta:

Anafranil (Clomipramina) é um dos mais eficazes para tratar TOC sim.

 

Pergunta:

Tenho 23 anos e sofro de Transtorno Obsessivo Compulsivo há quase três anos. Comecei a fazer tratamento há dois meses, com Anafranil 25 mg e terapia. Acho a dosagem de remédio muito pequena, gostaria de tomar outros, apesar de já estar sentido algumas melhoras. Anafranil 25 mg e terapia é mesmo suficiente?

Resposta:

Geralmente para Transtorno Obsessivo Compulsivo a dose de Anafranil de 25 mg é muito baixa.

 

Pergunta:

Meu filho é um maravilhoso jovem de 18 anos que tem reagido com muita coragem como portador de TOC desde os 12. Após uma Depressão forte com surto psicótico iniciou tratamento com Clomipramina, Rivotril, Haldol, Akineton.

A Clomipramina em excesso desencadeou como efeito colateral episódios de mania (euforia) onde se tornava extremamente ansioso e agressivo. Com Valproato junto, não resolveu nada, o que fez perceber que era o excesso da Clomipramina que o deixava assim.

Trocamos para Anafranil, não deu certo e agora estamos com Fluoxetina, Rivotril, Tegretol, Zyprexa e Cinetol. Só que ele começou agora com tiques que nunca teve!

Ele tem muita vergonha dos tiques, quase não sai de casa e sofre muito pela falta de amigos, também sua concentração caiu muito na escola, parou de estudar por 3 anos e agora para terminar um simples supletivo está muito difícil.

Pergunto: os tiques podem ser efeito colateral de alguns destes medicamentos? Se não puder citar nomes, apenas diga as substâncias, para que eu me direcione melhor. Obrigada, Deus abençoe vocês.

Resposta:

Nenhum desses medicamentos provoca tiques. Mesmo o Zyprexa muito raramente pode provocar contrações musculares, que seriam anuladas com o Cinetol. A Fluoxetina mais raramente ainda, mas existem alguns casos na literatura médica.

Por outro lado, seria interessante rever o diagnóstico. TOC, depois Depressão com surto psicótico, depois uma mania quando tomou Anafranil, converse com o Psiquiatra dele sobre um diagnóstico que englobe todos esses sintomas.

Provavelmente ele precisa de um Estabilizador de Humor.

 

Pergunta:

Tenho 14 anos e há 6 meses comecei a ter manias causadas por medo que alguma coisa ruim aconteça comigo e principalmente com a minha família. Tenho medo que minha mãe ou meu pai morram e por isso, comecei a arrumar tudo várias vezes.

Minha mãe, percebendo isso foi ao médico. Comecei o tratamento tomando Anafranil, depois ao retornar ao médico, pois o remédio tinha provocado efeitos colaterais, o médico mudou para Aropax mas, me sentia muito irritada e todos ao meu redor diziam que eu estava agressiva.

Brigava muito com a minha mãe. Assim, meu pai achou que é o remédio que não estava me fazendo bem.

Parei de tomar o remédio e estou fazendo apenas terapia. Isso é muito ruim para mim, pois vivo em função dessas manias e sou muito perfeccionista. Estudo geralmente 8 horas por dia. Queria saber se só com a terapia posso melhorar? Isso tem cura? Quanto tempo demora, geralmente?

Resposta:

Essas manias de arrumação podem fazer parte de um TOC. Geralmente só Psicoterapia não costumam passar, mesmo que você faça a Terapia Cognitivo Comportamental, que é diferente de terapia analítica.

Se você teve intolerância ao Anafranil e Aropax existem muitos outros medicamentos que podem ajudar. É questão de encontrar o ideal para seu organismo de modo que você fique boa sem efeitos colaterais.

Por outro lado, você não escreveu que efeitos colaterais você sentiu com o Anafranil, quase sempre eles podem ser evitados e/ou tratados.

 

Pergunta:

Faço tratamento com Anafranil, Frontal e Rivotril há alguns anos, sinto-me bem com os medicamentos, mas se eu deixar de tomar esses remédios começo a ter crises outra vez, o que me leva a crer que terei que usá-los até o fim de minha vida.

Tenho medo que esses remédios com os efeitos colaterais possam causar outros males a minha saúde. Já tentei terapia, e outros tratamentos alternativos, porém não surtiram efeito.

Conversando com um médico clínico ele acha que fazendo Hipnose talvez amenizasse o problema ou talvez até a cura, baseado em outros casos de manias que ele acompanhou.

Gostaria de saber a sua opinião e se conhece algum Psiquiatra que trabalhe com hipnose?

Resposta:

Muitas pessoas que sofrem de TOC realmente precisam de tratamento por muitos anos. Se você está bem com os medicamentos e sem efeitos colaterais, não tem porque suspender, já que cada vez que você suspende o Anafranil os sintomas voltam.

Provavelmente o Frontal e o Rivotril são dispensáveis, uma vez que dos três o mais eficaz em TOC e o Anafranil.

Não conheço quem trate TOC com Hipnose.