TOC pode evoluir para Esquizofrenia?

Tratar TOC com Psiquiatra do Einstein

Pergunta:

Existe ligação do Transtorno Obsessivo Compulsivo e a Esquizofrenia?

Pergunta:

 A doença Obsessiva Compulsiva pode levar a uma Psicose?

Resposta:

Não, são duas entidades completamente diferentes. Às vezes um paciente de TOC tem sintomas ou rituais obsessivos tão bizarros que as pessoas pensam em Psicose.

Uma das várias diferenças entre Esquizofrenia e TOC é que o paciente de TOC sabe que as obsessões não fazem sentido, mas não consegue evitá-las.

 

Pergunta:

Minha mãe tem uma mania compulsiva de limpeza, ela vê germens em tudo, todos em casa precisa lavar as mãos antes de tocar em qualquer coisa que ela utilize principalmente na cozinha, além disso, ela tem mania de rezar o tempo todo, grita, repetitiva, pessimista e negativa, esta sempre nervosa e reclamando de tudo, implica com todos da casa, bate porta e quebra coisas quando muito contrariada.

Gostaria de saber se isso e realmente Transtorno Obsessivo Compulsivo? Gostaria de mais informações de como tratar, pois ela se recusa a ir a um Psiquiatra ou tomar remédios.

Resposta:

Provavelmente é um Transtorno Obsessivo Compulsivo sim, mas também pode ser uma Psicose. Somente uma consulta com um Psiquiatra poderá fazer esse diagnóstico diferencial.

 

Pergunta:

Sou Psicóloga e uma paciente minha teve diagnóstico de Esquizofrenia Paranóide e foi medicado com Melleril. Após entrevistas, anamnese e aplicação de testes projetivos, não identifiquei sintomatologia compatível com o diagnóstico. Estrutura egóica bastante preservada, assim como senso de realidade.

Queixa-se de pensamentos invasivos que a obrigam a contar e atribuir sortilégio aos números. O mesmo ocorre com cores. Estudante de Comunicação, não renovou matricula na faculdade, em função do medo dos números.

Evita sair de casa e quando sai, acompanhada, olha para o chão para não encontrar nenhum número ou cor.

No meu entendimento, trata-se de Diagnóstico de Transtorno Obsessivo, com indicação de suporte medicamentoso e Psicoterapia Comportamental. Acrescentando, há histórico de hipertireoidismo, diabetes, epilepsia na família.

Resposta:

Sua hipótese diagnóstica de TOC faz muito sentido, pelo que você escreveu. Nesse caso o Melleril não ajudaria nada. Mas ele tem consciência do absurdo dos pensamentos, certo? Essa é a grande diferença entre TOC e Psicose.

 

Pergunta:

Tenho me preocupado muito com o que os outros acham de mim, principalmente após fazer algo errado (ou achar que foi errado), fico pensando que várias indiretas em redes sociais, podem ser para mim, tento decifrar e fico desconfiado, acho que esses pensamentos não tem sentido, mas mesmo assim fico pensando se são ou não ou para mim, tenho tido dificuldade na concentração em geral.

Pode ser Esquizofrenia? Ou TOC? Obrigado.

Resposta:

O mais provável é que sejam Pensamentos Obsessivos, que são sintomas do TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), pois você tem crítica, enquanto que na Esquizofrenia a pessoa realmente acredita na realidade dos pensamentos.

Mas, existem Psicoses mais leves em que o paciente conserva a crítica com relação aos Pensamentos.

Caso você use alguma droga, aí sim, poderíamos pensar em sintomas psicóticos.

O melhor é você procurar um Psiquiatra, diagnosticar e tratar.

 

Pergunta:

Sofro com Pensamentos Obsessivos e a doutora me passou Risperidona, porém estou com medo, pois na bula é pra Esquizofrênicos e eu não sou esquizofrênico. Será que com o tempo tomando Risperidona posso pegar Esquizofrenia?

Tomei ontem fiquei um pouco agitada e confusa.

Resposta:

Risperidona e outros Neurolépticos podem sim serem usados em TOC, mesmo não tendo nada a ver com Esquizofrenia. O remédio não vai te deixar esquizofrênica, não se preocupe.

 

Pergunta:

Desde os 14 anos que sofro com TOC, na época com rituais sinais como apagar a luz várias vezes, abrir e fechar portas, torneiras, andar e voltar, reescrever palavras, etc.

Fui tratada somente com terapia, melhorei, mas voltou forte tipo hipocondria, tomei Paroxetina 2 meses e parei.

Agora voltou mais forte, com tiques vocais e faciais, manias, medos irreais, medo de fazer mal às pessoas e dúvidas.

Estou tomando Luvox 100 mg há 3 meses, até agora tive pouca melhora, será que pode evoluir para Esquizofrenia?

Resposta:

Não evolui para Esquizofrenia, não se preocupe. Mas claro que você tem que ficar boa. Se da outra vez você melhorou com Paroxetina porque não repetiu?

Três meses de Luvox já era para ter melhorado. Por outro lado, a dose de 100 mg costuma ser muito baixa para tratar TOC.

E muitas vezes a melhora é mais completa ainda se associar um Neuroléptico, ainda mais com esses tiques vocais e uma Terapia Comportamental.

 

Pergunta:

Estou muito ansioso porque acho que tenho Esquizofrenia. Meu médico me disse que eu não tenho esta doença e que é Transtorno Obsessivo Compulsivo, mas eu não consigo parar de pensar que estou Esquizofrênico.

Tomo Anafranil 25 mg e Rivotril 2 mg. Estou ficando louco, não consigo me relacionar com ninguém. Já pensei até em suicídio.

Resposta:

Com esses dados dá não para concluir um diagnóstico, mas teu médico conversou longamente com você e chegou à conclusão de ser TOC. Provavelmente é TOC mesmo.

 

Pergunta:

Anfepramona sempre causa TOC?

Resposta:

Anfepramona não causa TOC, mas pode piorá-lo.

Na verdade qualquer Anfetamina pode desencadear uma psicose (Esquizofrenia).

Mas as Anfetaminas podem sim piorar quadros obsessivos, como TOC, Tricotilomania, Picking e Tourette já existentes.