Tentei todas as formas de controlar as manias, consigo apenas amenizá-las.

TOC e Síndrome de Pica

Pergunta:

Bom dia, eu fui diagnosticada com a Síndrome de PICA, pois adoro comer cola e derivados de plástico ou silicone. Mas o motivo da minha mensagem é outro, apesar de não saber se existe relação.

Eu tenho uma ENORME agonia por tocar em tecidos finos, cabo de vassoura. Não sei explicar, mas é como se esse material entrasse dentro das minhas digitais e me agoniasse muito! Para varrer a casa, ou uso luvas ou tenho que molhar a mão em água bem fria. Sinto enorme agonia quando toco em tecidos de textura finas, lençóis finos e roupas de Poliéster.

Resposta:

Como você aprendeu nesses anos todos, é extremamente difícil tratar Síndrome de Pica. Mas os sintomas que você descreve talvez sejam de TOC, que é bem menos difícil de tratar.

Provavelmente teu Psiquiatra irá tratar como TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e vãos esperar que a Síndrome de Pica pelo menor melhore um pouco. Gostaria de saber que tratamentos você já fez para a Síndrome de Pica.

 

Pergunta:

Tenho certeza que tenho Transtorno Obsessivo Compulsivo desde os 11 anos de idade. Começou com pequenos rituais de ir e voltar e hoje atrapalha significativamente minha vida. Tenho que fazer as coisas diversas vezes temendo que algo aconteça se não as fizer.

Quando não faço tais rituais fico realmente muito nervoso atrapalhando significativamente minha capacidade de atenção e habilidade para trabalhar.

Fora isso (que e muito) sou uma pessoa sem nenhum outro problema psicológico.

Fiz um tratamento psicológico por 6 meses mas de nada adiantou ...

Vi realmente que a psicologia tradicional não costuma resolver o problema e que existe um tipo de tratamento específico para o caso.

Nunca fiz tratamento nenhum com medicamentos ...

Vi que a principal causa desse distúrbio e a falta de um neurotransmissor chamado de Serotonina.

Pesquisei os remédios para suprir esse déficit e encontrei dois que acho que devo tomar, pois já tentei todas as formas de controlar as manias que tenho consigo apenas amenizá-las mas não acabar com elas e, as vezes, nem amenizá-las consigo.

Os remédios são o Aropax 20 e o Paxil.

Gostaria também de saber se os efeitos colaterais são graves quando se toma tais remédios, pois apesar de já ter lido a bula do Aropax 20 queria ouvir uma opinião sobre o assunto.

Li que o principal efeito colateral deste remédio e o retardo da ejaculação, o que para mim só traria vantagens visto que já sofri de ejaculação precoce, e não me considero completamente satisfeito com o tempo de latência que tenho.

Finalmente, se possível gostaria de saber como faço para obter um exame sobre a quantidade de serotonina que tenho para ver se realmente tenho déficit dessa substância.

Resposta:

Dosar serotonina não tem nenhuma utilidade.

Como você percebeu, tratamento psicológico não ajuda muito, a não ser que seja feito por um Terapeuta Comportamental muito experiente em TOC.

Ficar lendo bulas de remédios e procurando efeitos colaterais só irá atrasar seu tratamento (que já é demorado).

Antidepressivos são dos remédios mais seguros que existem.

As bulas nem sempre são escritas por médicos, muitas vezes elas têm participação do Departamento Jurídico do laboratório, de modo que elas contém todos os efeitos colaterais que existem e podem um dia vir a existir em todos os órgãos do organismo.

Milhões de pessoas em todo o mundo tratam o TOC com antidepressivos e Neurolépticos e ficam boas.

 

Pergunta:

Pode uma pessoa ter uma nuance de Depressão e outra doença como Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)?

Como eu posso me certificar que eu sou normal, porque com tudo que li nesta homepage fiquei confuso.

Meu Analista segue a linha Lacaniana e fez pós-graduação em Neuropsicologia, ele é uma pessoa indicada para me ajudar?

Resposta:

Na verdade quase todas as pessoas que sofrem de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) podem passar por fases de Depressão.

Não significa duas doenças na mesma pessoa.

Por outro lado, muitas pessoas que sofrem de Depressão costuma ter personalidade obsessiva no sentido de perfeccionismo exagerado, o que também não significa duas doenças (Depressão e TOC).

Com certeza você é normal. Depressão e TOC são doenças que acometem pessoas normais.

O tratamento deve ser focado no quadro mais difícil de tratar, no caso, o TOC.

Como o TOC pode ser tratado com Antidepressivos e Neurolépticos, provavelmente para você Antidepressivos serão mais indicados.