Tratar TPM em São Paulo

Pergunta:

Olá, bom dia. Há um mês meio estou fazendo uso do Rivotril (10 gotas) e Amitriptilina (1 cp à noite). Fora esses faço uso também de um anticoncepcional (Tess), só que minha menstruação só deu sinal que viria e não veio. O que pode ser?

 Efeito dos dois remédios acima, ou provavelmente gravidez? Obs: tomei a pílula certinha não faltando nenhum dia. Me ajudem, por favor. Grata pela atenção.

 

Resposta:

Nem o Rivotril nem a Amitriptilina atrasam menstruação. O Rivotril poderia atrasar a menstruação, mas somente com doses gigantescas e depois de muitos meses, por causa do aumento de prolactina. Mas não 10 gotas durante 1 mês.

 

Pergunta:

Tenho Síndrome do Pânico, controlada por medicamentos e psicoterapia. Perto dos 40 anos, tem acontecido de a antiga dose de medicação não fazer mais o mesmo efeito. Foi dobrada por meu Psiquiatra.

Não contente com o resultado, sugeriu complementação com outra medicação. Julgo a medicação imprescindível no meu caso, mas não gostaria de aumentar indefinidamente. Tenho uma certeza que existe um reflexo hormonal por trás dessa 'piora'. Gostaria de saber sobre efeitos das oscilações hormonais, queda de estrogênio, por exemplo, no efeito dos Inibidores de Recaptação de Serotonina.

Resposta:

Sim, a fase em torno da menopausa deixa a mulher mais desprotegida. Converse com seu ginecologista sobre reposição hormonal.

 

 

Pergunta:

A Serotonina tem alguma importância na minha TPM, que se manifesta de forma depressiva e agressiva?

Resposta:

Serotonina tem a ver com TPM, por isso geralmente os antidepressivos serotoninérgicos melhoram a TPM.

Mas existem vários modos de tratar TPM sem antidepressivos nem hormônios.