TPM, Enxaqueca e dores no corpo e nos seios.

Tratar enxaqueca na TPM

Pergunta:

Gostaria de saber mais sobre Enxaqueca hormonal. Isto existe? Tenho crises todos os meses, a partir do 5º dia de menstruação, podendo se estender até o 15º dia. Já fiz todos os exames para diagnosticar a causa, e os médicos não identificaram nenhuma anomalia.

Meus sintomas são: dor na parte frontal da cabeça, náuseas, sensibilidade visual com luz, e sensação de desequilíbrio.

Resposta:

Sim, existe Enxaqueca hormonal, mas aqui me parece mais uma Enxaqueca “normal”, que deve ser tratada como qualquer Enxaqueca.

Se os sintomas vêm com tanta frequência, todos os meses, provavelmente você precisa de um tratamento preventivo ou profilático, que muitas vezes pode ser feito com medicamentos naturais.

 

Pergunta:

Tenho sintomas terríveis durante a TPM, como irritação e Enxaquecas fortes. Já tratei com psiquiatra, mas eu quis parar, pois o neurologista diz que meu caso não é para Antidepressivos.

Cheguei a tratar com Ansiolíticos que me ajudaram nas Enxaquecas, mas não nos outros sintomas.

Bem a história é longa, resumindo: quando é que sei que preciso de antidepressivo?

Estou na dúvida se procuro novamente um psiquiatra, e no momento estou achando que fico normal somente uma semana do mês, o resto viro um monstro e deprimida.

Não adianta ir ao ginecologista, pois nenhum tem uma solução!

Já fiz terapia e pretendo voltar, estou há alguns meses parada.

Quase perdi meu marido estes dias, por causa do meu mau-humor e péssimo temperamento! Obrigada!

Resposta:

Existem algumas maneiras de tratar TPM e uma delas é com Antidepressivos, mesmo que a mulher não seja depressiva nem sofra de Depressão.

 

Pergunta:

Sofro de Enxaquecas desde a adolescência, assim como de Anorexia/Bulimia. As crises de Enxaqueca são geralmente no período Pré-Menstrual.

No entanto, em fases críticas de Bulimia a Enxaqueca aparece com mais intensidade, qualquer que seja o período do ciclo menstrual...

Qual a ligação entre ambas? Estou tratando das duas, mas há alguma sugestão para tratá-las juntas?

Pergunta:

Seria interessante se você tivesse descrito quais são os tratamentos.

A Bulimia e Anorexia exigem tratamento próprio, composto por medicação mais Psicoterapia.

A piora da Enxaqueca nas fases de Bulimia faz sentido, provavelmente aumento de Ansiedade piora a Bulimia e também a Enxaqueca.

Provavelmente além do tratamento constante da Bulimia você também precisa de um tratamento específico apenas nos dias de TPM, que deve melhorar as Enxaquecas também.

 

Pergunta:

A Tensão Pré-Menstrual vem sempre acompanhada de Enxaqueca?

Resposta:

Sempre não, mas é frequente.

 

Pergunta:

Todo mês antes de menstruar, os meus seios ficavam doloridos, intocáveis, mas pela primeira vez falta 4 dias para minha menstruação descer e meus seios estão normais.

Estou com algum problema?

Resposta:

Se você não estiver grávida, não...

 

Pergunta:

Tive câncer de mama há 6 anos e após cirurgia, radioterapia e quimioterapia, iniciei um tratamento oral com Tamoxifeno. Parei de menstruar há 5 anos, após a primeira aplicação de quimioterapia. Durante minha vida fértil, sempre tive TPM.

Hoje tenho 52 anos, ainda tomo Tamoxifeno, nunca mais menstruei, mas tenho esporadicamente todos os sintomas de TPM, porém agravados por uma fraqueza imensa e dores no corpo. Mesmo tomando inibidores hormonais, mesmo não mais menstruando, mesmo assim, isso tudo pode ser uma Tensão Pré-Menstrual?

Faço todos os exames de controle de ovários, útero, mamas… enfim, todos os órgãos estão saudáveis e sem hipertrofia.

Ainda tenho TPM ou são sintomas causados pela menopausa?

Como tratá-los, uma vez que estão me impedindo de ter uma vida normal e afastando de mim as pessoas que me rodeiam?

Meu sintoma principal: raiva (tenho vergonha, mas...)

Resposta:

Realmente, algumas mulheres que não menstruam mais podem ter sintomas de TPM alguns dias por mês. Até mesmo mulheres que fizeram Histerectomia podem ter sintomas de TPM

Trate como se fosse uma TPM (existem muitos tratamentos sem hormônios!) que isso deve passar.