Tratar TDAH com Venvanse

Venvanse

Pergunta:

Boa tarde Dr. Rubens, essa é a segunda vez que mando uma mensagem e gostaria de parabenizar e agradecer pelo seu trabalho. É muito difícil encontrar especialistas em TDAH acessíveis. O Sr. faz um bem social!  Para não tomar seu tempo serei sucinta.  Atualmente comecei o tratamento com Venvanse 30 mg e tenho gostado (o sr. sugeriu). É o primeiro medicamento que tomo que realmente sinto uma melhora efetiva.

No entanto li sobre o uso das anfetaminas e fiquei um pouco assustada. Gostaria de saber:

1) Como evitar o aumento da tolerância pelo organismo? - Seria prudente fazer pequenas pausas de 2 dias por semana no tratamento?

2) Como evitar essa "intoxicação" que li que a anfetamina provoca?

Resposta:

Obrigado!

Nem sempre o Venvanse desenvolve tolerância (precisar de dose maior para ter o mesmo efeito), mas caso desenvolva, geralmente um ou dois dias de pausa por semana resolve.

Intoxicação como? Se os exames de sangue dão resultados normais não existe intoxicação. O Venvanse é uma Anfetamina, mas diferente das Anfetaminas que se usava para emagrecer.

 

Pergunta:

Gostaria de saber se a informação de que a dose do Venvanse de 70 mg três vezes ao dia pode ser prescrita sem o termo de responsabilidade médica. Pois um paciente foi comprar e disseram que a posologia máxima poderia ser de apenas uma vez ao dia apenas.

Resposta:

A bula do Venvanse fala em dose máxima de 70 mg por dia, mas alguns pacientes precisam mais, seja porque são metabolizadores rápidos, seja porque tem muita massa corporal. Esses pacientes que precisam doses muito altas precisam de acompanhamento mais intensivo, principalmente Eletrocardiograma com Teste Ergométrico. Mas nunca tive nenhum paciente que precisasse de 210 mg de Venvanse por dia.

 

Pergunta:

Fui diagnosticada por uma Psicopedagoga com Déficit de Atenção, ela então me encaminhou para uma Psiquiatra, que confirmou mesmo em duas consultas o Déficit de Atenção, comecei com meio comprimido de Ritalina 10 mg (três primeiros dias) e dai tomei 20 comprimidos no total da Ritalina decidimos então mudar para o Venvanse 50 mg.

Ela me receitou também Lexapro, pois estava um pouco ansiosa, porem vejo que não faz diferença nenhuma no meu corpo, com minha concentração, não tenho efeitos colaterais, não sinto nada, amanha vou ir à psiquiatra e vou dizer que quero parar de tomar esses medicamentos, mas queria saber se é normal isso?

Resposta:

Tanto a Ritalina quando o Venvanse são extremamente rápidos, o paciente sente o efeito logo no primeiro dia, a não ser que a dose seja baixa demais.

Não sei seu peso e isso é importante porque os pacientes podem precisar até 60 mg de Ritalina (ou mais) por dia e 70 mg de Venvanse (ou mais).

Além disso, você não especificou se seu TDAH é forma desatenta ou hiperativa, a hiperatividade costuma precisar dose maior que a desatenção.

Mais um ponto: se ela te deu Lexapro, provavelmente observou muita ansiedade. Perguntas: será que sua ansiedade foi confundida com hiperatividade?

Será que você não é hipertímica?

Hipertimia é um estado de grande energia e agitação, mas sem os outros sintomas do TDAH.

Pergunta:

Fui diagnosticado com TDAH em outubro de 2015. Iniciei o tratamento com Ritalina LA 20 mg. Objetivo inicial era testar o medicamento e ver os resultados somente nos dias e horários de trabalho.  Nas primeiras semanas tudo ok, depois não sentia mais o efeito.

Meu médico, há um mês decidiu mudar a medicação para o Venvanse 50 mg. O bum que tive foi instantâneo e logo já vi resultados.

A alteração do remédio também foi pelo tempo de ação e para contribuir com meus estudos na faculdade. Enfim, sem grandes efeitos colaterais na Ritalina LA, apenas duas ou três noites sem sono no inicio do uso.

Já o Venvanse, este me deixou uma semana sem dormir direito, sem dormir direito mesmo!

O que o Venvanse vem fazendo comigo é que meu apetite simplesmente sumiu, foi dar uma volta em Marte ou Plutão e está há anos luz de mim.

Nunca fui de me alimentar nos horários corretos, refeições sempre baseadas em um almoço, pouca comida, e uma janta bem generosa.

Dias esporádicos comia alguma coisa entre o almoço e jantar. Sempre fui muito magro. 178 m e kg.

Antes do TDAH, tomava: hora Buclina, hora Cobavital mais vitamina B ou hora um composto manipulados, todos para me abrir o apetite.

Cheguei a 72 kg apos 6 meses nessa.

Comia muito, toda hora, o dia todo.

Resumindo. Ufa!  Venho perdendo peso, isso me incomoda, falta de apetite.

Melhor, antes esquecia a chave do carro, palavras, aulas e afazeres, hoje! Esqueço-me de comer.

Quando vejo já está na hora de dormir e ainda não comi nada. Se minha esposa não me ligar para lembrar não me alimento. Passo o dia com água (boca muito seca), 6 xícaras de café e quatro cigarros de palha, (aqueles feitos com fumo de rolo).

Posso tomar alguns desses remédios para estimular o apetite: Buchinha, Cobavital ou o composto manipulado junto com o Venvanse 50 mg?

Socorro! Já estou com 66 kg não quero chegar a rolar.

Resposta:

Acho que a solução pode ser mais fácil do que parece:

Talvez você também tivesse melhora dos sintomas com dose maior de Ritalina LA. A Ritalina LA 20 equivale a 10 mg da Ritalina não LA.

Muitas pessoas com 70 Kg de peso precisam mais de 100 mg de Ritalina LA por dia.

Talvez você também melhorasse com dose bem menor do Venvanse sem esses efeitos colaterais no apetite.

O Venvanse é muito caro para desperdiçar uma caixa, mas, como a própria bula do Venvanse diz, você pode abrir a cápsula e colocar num copo de água metade ou um terço da quantidade, assim você consegue achar tua dose ideal e depois que essa caixa acabar, comprar Venvanse de 30 mg.

Talvez 15 mg de Venvanse também, sejam suficientes para você.

Converse com teu médico sobre essas opções.