Tratar Pânico com Citalopram, Procimax, Citta

Pergunta:

Boa tarde. Tomava Pondera de 15 mg há 6 anos devido a uma Síndrome do Pânico no passado e agora do nada comecei a sentir sintomas ansiosos como calafrios no estômago e tonturas. Achei que fosse por conta da medicação e parei de usar. Entretanto, passados 40 dias fiquei muito mal com piora da tontura e mal estar. Retomei novamente o uso mas agora com uma nova medicação (Citalopram 20mg) e estou há 7 dias tomando mas hoje os sintomas ansiosos voltaram com o mesmos calafrios de antes com muito mal estar. Esses efeitos podem estar relacionados a dose baixa da medicação?

Resposta:

Pode ser Piora Inicial.

Pode ser que o Citalopram não funcione tão bem quanto a Paroxetina para você.

Pode ser que a disse seja baixa.

Pode ser que você precise algum tratamento adicional como Terapia ou Técnicas de relaxamento além da medicação.

Leia também a página sobre troca de antidepressivo.

 

Pergunta:

Boa noite Dr. Rubens Pitliuk! Sofro de TAG e Síndrome do Pânico. Estou pela primeira vez fazendo acompanhamento com psiquiatra e me foi receitada uma fórmula em gotas de Citalopram e Clonazepam juntos! No mesmo vidro!

Estou com receio de tomar, porque sempre soube que o antidepressivo é separado do ansiolíticos. É seguro tomar?

Resposta:

Tanto o Citalopram quanto o Clonazepam (Rivotril) são seguros e ambos são usados para tratar Síndrome do Pânico, ou Transtorno do Pânico.

Mas é estranho essa combinação deles juntos “no mesmo vidro”.

Não sabia que existe Clonazepam e Citalopram em gotas de manipulação.

Mas, mesmo que exista, não gosto de ter os dois remédios juntos numa fórmula porque dessa forma não é possível ajustar as doses de cada um individualmente.

 

Pergunta:

Estou em tratamento para Ansiedade e Síndrome do Pânico há 5 anos e há 1 ano tomo Procimax 20 mg de manhã e Rivotril de 1 mg ao deitar. Estou ótima, apesar de quando sujeita a alguma situação difícil, surgir um comecinho de Pânico que logo passa com o Rivotril 0,25.

Vou viajar e tentei falar com minha médica que também está viajando. Gostaria de saber se mesmo tomando o Procimax pela manhã, se tiver uma situação de Pânico logo cedo posso tomar o Rivotril (perto do Procimax).

Resposta:

Teu Psiquiatra decide, mas provavelmente sim.

 

Pergunta:

Apenas o uso de Citalopram é suficiente para tratar da Síndrome do Pânico? Depois de quanto tempo após o início do tratamento o paciente sente melhora?

Resposta:

Citalopram (Procimax, Cipramil, Cittá) é um bom Antidepressivo para tratar Pânico, mas se ele é suficiente, depende de muitos fatores que você pode ler nas páginas de Ansiedade e Pânico. Caso ele seja adequado e esteja na dose certa, 15 a 20 dias.

 

Pergunta:

Gostaria de saber qual das substâncias abaixo é a mais fraca, ou melhor, qual deveria ser prescrita para um tipo de Síndrome do Pânico mais leve? Qual a mais moderna? Quais os principais efeitos colaterais de cada uma delas? Fluoxetina, Citalopram

Resposta:

Não existe essa classificação nem comparação nem regra absoluta. Cada pessoa tem o seu remédio ideal.

 

Pergunta:

Tenho Síndrome do Pânico, desencadeado por ansiedade. Toda vez que me sinto mal o primeiro sintoma é um forte calafrio que começa na nuca como se fosse uma dor e se espalha pela coluna e pelo corpo todo, depois eu desmaio.

Tomo Citalopram e Rivotril há 10 meses, quase já não passo mal com outros sintomas, mas esse do calafrio eu ainda sinto.

Ele vai persistir muito ainda?

Obs.: eu frequento um grupo de terapia que me fez melhorar 80 por cento. Obrigado

Resposta:

Esses sintomas já eram para ter passado há muito tempo! Seu tratamento provavelmente precisa ser modificado. Ataques de Pânico não provocam desmaios.

 

Pergunta:

Sofro de Síndrome do Pânico há 2 anos e agora mudei de Psiquiatra, que alterou minha medicação de Zetron para Procimax.

Este medicamento é bom? Seu uso com Rivotril é recomendado? Obrigada.

Resposta:

Sim, o Procimax e o Rivotril funcionam em Pânico muito melhor que o Zetron (Bupropiona, Wellbutrin).

 

Pergunta:

Tomo Citalopram 20 mg todos os dias há cinco anos e Alprazolam 0,5 eventualmente quando tenho mais ansiedade. Tenho Síndrome do Pânico. O uso contínuo destes medicamentos principalmente do Citalopram pode causar aumento de colesterol e tinitus chiado no ouvido?

Citalopram pode causar aumento da pressão arterial? Se o Citalopram causa chiado no ouvido a interrupção do mesmo pode fazer com que este desconforto acabe?

Resposta:

É muito improvável que o Citalopram (Cipramil, Procimax, Cittá) cause tinitus. Ele também não causa aumento de colesterol, que é genético.

Mas lembre-se que aumento de colesterol pode piorar zumbido. Consulte um Otorrinolaringologista.

 

Pergunta:

Apenas o uso de Citalopram é suficiente para tratar da Síndrome do Pânico? Depois de quanto tempo após o início do tratamento o paciente sente melhora?

Resposta:

Citalopram (Procimax, Cipramil, Cittá) é um bom Antidepressivo para tratar Pânico, mas se ele é suficiente, depende de muitos fatores que você pode ler nas páginas de Ansiedade e Pânico. Caso ele seja adequado e esteja na dose certa, 15 a 20 dias.

 

Pergunta:

Gostaria de saber qual das substâncias abaixo é a mais fraca, ou melhor, qual deveria ser prescrita para um tipo de Síndrome do Pânico mais leve? Qual a mais moderna? Quais os principais efeitos colaterais de cada uma delas? Fluoxetina, Citalopram

Resposta:

Não existe essa classificação nem comparação nem regra absoluta. Cada pessoa tem o seu remédio ideal.

 

 

Pergunta:

Tenho Síndrome do Pânico, desencadeado por ansiedade. Toda vez que me sinto mal o primeiro sintoma é um forte calafrio que começa na nuca como se fosse uma dor e se espalha pela coluna e pelo corpo todo, depois eu desmaio.

Tomo Citalopram e Rivotril há 10 meses, quase já não passo mal com outros sintomas, mas esse do calafrio eu ainda sinto.

Ele vai persistir muito ainda?

Obs.: eu frequento um grupo de terapia que me fez melhorar 80 por cento. Obrigado

Resposta:

Esses sintomas já eram para ter passado há muito tempo! Seu tratamento provavelmente precisa ser modificado. Ataques de Pânico não provocam desmaios.