Toda vez que penso em comer e que depois irei sair fico com medo de vomitar.

Tratar Pânico com Psiquiatra do Einstein

Pergunta:

Olá, gostaria muito de saber se o que tenho é Síndrome do Pânico, pois sofro muito com o que sinto. Tenho 28 anos e há quatro anos comecei a sentir uma terrível falta de ar, que me impossibilitava até de comer.

Fiz vários exames, Eletrocardiograma, Ecocardiograma e deram normais. Cheguei a ficar muito magra e a médica disse que eu estava com estresse. Eu nunca tinha tido isso antes e aconteceu depois que terminei um namoro.

Na época fiz um tratamento para ganhar peso e me fortificar e deu certo, mas a falta de ar não sumiu completamente, diminuiu, mas não desapareceu.

Esse tempo todo venho convivendo com esse problema e sofrendo calada, pois tenho vergonha de dizer o que sinto. Sempre começo a ter falta de ar quando vou almoçar, jantar, parece que vou morrer sem fôlego, meu coração acelera, fico desesperada, penso que vou morrer.

Gostaria de tirar essa dúvida se o que tenho é realmente Síndrome do Pânico e porque só sinto quando vou comer?

Resposta:

Nosso corpo cria condicionamentos que começam a se repetir em situações semelhantes.

Ou seja, você pode ter Ataques de Pânico quando vai comer justamente porque teve outros ataques comendo.

Com o tempo os sintomas começam a aparecer em outras situações.

O tratamento tem que acabar com os Ataques de Pânico independentemente da situação que eles aparecem.

 

Pergunta:

Gostaria de saber por que as crises de Pânico, não nos faz aprender a como lidar com elas quando novamente surgem? Obrigado

Resposta:

Na verdade as pessoas aprendem sim que as crises não são mortais, mas saber que elas não são mortais não impede que as crises venham. Aliás, esse é um dos objetivos da TCC (Terapia Cognitivo Comportamental).

 

Pergunta:

Faço tratamento de Pânico há 3 meses com Sertralina e Cloxazolam e já não tenho nenhum sintoma aparente. Meu Psiquiatra, porém me receitou medicamentos para mais um mês. Existe um tempo pré-determinado para o tratamento de manutenção de Transtorno do Pânico?

Resposta:

Caro Eduardo, sim, normalmente deve-se manter o medicamento por mais seis meses - esta é a fase que chamamos de prevenção de recaídas. Atenciosamente, Dra. Paula Nunes.

 

Pergunta:

Fui ao hospital e a médica só ouviu os meus sintomas e já disse que era Síndrome do Pânico. No começo, não acreditei, mas agora que pesquisei sobre isso, vi que tenho alguns dos sintomas.

Queria saber se quando eu sentir medo de fazer algo, ou de ir a algum lugar por conta dessa Síndrome, se eu enfrentando o medo eu venha a me sentir melhor?

Resposta:

Sim, sempre é bom enfrentar a situação.

 

Pergunta:

Eu tenho 16 anos, e sofro com sensações estranhas: falta de ar, às vezes me dá suor, tremedeira.

Qualquer coisa me faz chorar, me sinto triste, desanimada, fraca, às vezes com tonturas, com mau humor, sem paciência, irritabilidade, carência, formigamento no corpo.

Mas a que mais me atormenta é que toda a vez que eu penso em comer e que depois irei sair fico com medo de vomitar, me dá muita ânsia de vômito às vezes chego a vomitar mesmo e por conta desse medo estou comendo cada vez menos, não estou tendo apetite e às vezes a comida chega a me enojar!

Estou tomando Assert há cerca de uma semana.

E o primeiro pré-diagnóstico que minha psicóloga fez foi de Síndrome do Pânico, mas o médico disse que pode ser Ansiedade.

Queria saber o que de fato eu tenho, se tem cura, quais os tratamentos, porque eu estou me desesperando, quero voltar a ter uma vida normal!

Resposta:

A Síndrome do Pânico é uma forma bem forte de Ansiedade, portanto a Psicóloga e o Médico não estão se contradizendo.

Fique tranqüila que com a psicoterapia e o Assert (Sertralina, Zoloft, Tolrest) isso passa com mais ou menos 20 dias de tratamento. Acho que você está no caminho certo.

 

Pergunta:

Olá, obrigada pelo espaço eu sempre fui muito nervosa e explosiva. Sempre trabalhei em empregos estressantes, porém há um ano e meio não trabalho por opção mesmo e tenho me estressado menos.

Mesmo assim estou sentindo dores no peito, falta de ar, sensação de morte, já fiz Eletroencefalograma e deu normal será que é somente Ansiedade?

A Ansiedade tem esse poder? Tenho 26 anos e estou apavorada me retorne, por favor!

Resposta:

A Ansiedade pode provocar tudo isso sim.

Faça uma avaliação com um Cardiologista, leia a página sobre Transtorno do Pânico e procure tratamento porque você pode melhorar não apenas desses sintomas atuais, mas também daquele estado constante de Ansiedade que você já sentia antes.