Maconha pode causar Síndrome do Pânico e Psicose

Maconha, Pânico e Psicose

Pergunta:

Olá boa noite! Comecei a me sentir mal em casa, moro sozinha há 18 meses. Sentia medo de ficar em casa e uma necessidade enorme de descer e ficar perto de alguém, porque na minha cabeça eu sozinha poderia acontecer algo. Fui ao cardiologista, e pedi pra eu fazer alguns exames, pois estava com dores no peito e não sabia o porquê, teve um dia que fumei maconha com uns amigos peguei um táxi e fui pra casa dentro do taxi comecei a me sentir mal, falta de ar é um certo desconforto por estar ali dentro daquele carro.

Meu cardiologista me passou Rivotril pra eu tomar 4 gotas no meio do dia e a noite antes de dormir, me disse que tenho síndrome do pânico. Duas perguntas! Cardiologista pode passar esse tipo de medicamento? Ou só um psiquiatra? Não deixei o uso da maconha, gostaria de saber se ela me prejudica no tratamento? Obrigada

Resposta:

Sem te conhecer não posso afirmar que a maconha foi a única causadora desses prováveis Ataques de Pânico.

Mas é quase certo que enquanto você fumar maconha eles não vão passar. Provavelmente vão até piorar e talvez você comece a sentir desrealização.

Muitos pacientes continuam sentindo os ataques de pânico muito tempo depois de parar a maconha e precisam tratamento bem longo.

Se o cardiologista tiver experiência, ele pode tratar, mas geralmente quem trata pânico é o psiquiatra.

 

Pergunta: 

Bom tem um tempo que eu estou sofrendo com isso. Toda vez que fumo maconha ou às vezes mesmo sem fumar maconha fico numa paranoia de que as pessoas estão falando sobre mim.

Desde que aconteceu uma discussão com uma menina, a gente brigou feio, aconteceu até agressão física.

Também não consigo esquecer certas coisas como se fosse uma mágoa, já pensei em até ir a alguma especialista, mas o que é isso? Loucura?

Não sei mais o que faço.

Resposta:

Maconha e outras drogas podem provocar o aparecimento de Psicose (isso que você chama de paranoia) e de Transtorno do Pânico. 

Muitas vezes o cérebro fica tão sensibilizado que os sintomas voltam mesmo sem o uso da droga. 

Tratamento: tratar a psicose e ficar longe das drogas. 

Cada vez que você usa, aumenta a gravidade dos sintomas e a dificuldade do tratamento.

É por causa do Efeito Kindling.