Se você está sofrendo com tudo isso, porque não se tratar?

Psicoterapia em São Paulo

Pergunta:

Oi, gostaria de saber se é normal ou é caso patológico, ter ciúmes em exagero. Tenho inúmeras manias, de limpeza, de reparar em tudo, detalhista, imaginar que o parceiro está traindo e disso fazer um inferno, desconfiar de tudo, sempre estar ligada nos passos das pessoas pra saber o que estão fazendo, costumo fazer a mesma perguntas trilhões de vezes.

Entre mil outros costumes. Não sei se tenho depressão às vezes. Todo mundo que me conhece diz que minhas atitudes não são normais, sou bem falante e elétrica. Preciso saber se preciso de tratamento.

Normal, normal, vc não acha que isso é, senão não estaria escrevendo, certo ? :-) Se vc está sofrendo com tudo isso, porque não se tratar?

Gostaria de tirar uma dúvida que está prejudicando a minha namorada. … em relação a provas de colégio, ela estuda muito que eu sei e até ajudo ela a estudar, percebo que ela realmente sabe a matéria, porém quando chega o dia da prova não sei o que acontece ela faz as provas mas não consegue ir bem nas mesmas. Outra dúvida È em relação às notas das provas, não sei o que ela tem, mas ela não consegue se contentar com notas consideradas boas para alguns alunos, por exemplo, ela tira nota 7 ou nota 8 e não consegue aceitar, para ela tem que ser sempre 10, disse que isso é possével, porém muito raro de acontecer. Ela está sofrendo muito e consequentemente toda a família dela inclusive eu com isso gostaria de algumas dicas para saber como agir e o que fazer com ela quando ela tem esses ataques com relação às notas e às provas.

Resposta:

Provavelmente é esta ansiedade que atrapalha a memorização e a concentração dela na hora da prova...Ela gasta muita energia desta maneira e pode também ter gerado uma mania de perfeccionismo ou tenta compensar a auto-estima baixa com notas surpreendentes.... Sugiro que ela faça uma psicoterapia para aprender a se confrontar com a ansiedade e avaliar a auto-estima.

 Psicólogo Juarez Lopes Neto