Não consigo engolir remédios já tentei de tudo. O que devo fazer? Seria o caso de procurar um psicólogo?

Psicoterapia em São Paulo

Pergunta 1:

Me ajudem pelo amor de Deus estou desesperada preciso fazer uso de medicamento constante para minha sobrevivência mas enfrento um grande medo que tenho pode até ser patético mas esta sendo muito difícil superar, não consigo engolir remédios já tentei de tudo, engolir com comida, banana, leite etc.

O que devo fazer? Seria o caso de procurar um Psicólogo? Ele pode me ajudar? Obrigada.

Resposta:

Sim, um Psicólogo provavelmente consegue te ajudar muito.

 

Pergunta 2:

Por favor, eu preciso de ajuda, tenho um irmão de 25 anos que acredita que nenhum emprego é bom para ele. Nunca teve uma namorada teve poucos amigos. Tudo aconteceu porque meu pai foi alcoólatra por toda a nossa infância e ele foi o maior prejudicado porque os garotos da rua usavam esse fato para nos humilharem.

Ele foi aos poucos saindo cada vez menos de casa, agora ele ficou doente e precisa de uma cirurgia e como está desempregado não tem convênio está mais deprimido e eu estou muito preocupada.

Sinto que meu irmão tem potencial para fazer uma besteira e eu mudei de emprego agora e estou morando um pouco longe não tenho muito tempo para ficar com ele não sei o que fazer?

Resposta: 

Olá, Carla. Seria necessário que seu irmão passasse por uma avaliação em saúde mental (Psicólogo ou Psiquiatra) para saber como ele está e iniciar um tratamento caso necessário.

A questão é como convencê-lo, não? Acho que uma conversa franca e calma, sem culpados, perguntando como ele está e se sente seria um primeiro passo.

Dependendo da resposta dele, pode-se indicar uma avaliação: por exemplo:

Gostaria de ter mais amigos, mas não sei como eu faço - tem profissionais que estudam o comportamento humano e que podem ajudar a entender melhor o que acontece nas relações de amizade, familiar, etc., que a gente tem.

Gostaria de ter um bom emprego - tem profissionais que ajudam a gente saber como estamos e o que pode estar prejudicando o nosso lado profissional.

E assim por diante.

Talvez essa conversa ajude-o a ter maior clareza e procurar tratamento, além de perceber que tem pessoas próximas dispostas a acompanhá-lo neste momento difícil. Boa sorte, Psicóloga Aline Basaglia.

 

Pergunta 3:

Homossexualismo é doença? Têm cura? Se eu fizer um tratamento psiquiátrico eu poderei resolver?

Por exemplo: Quando eu era criança eu era abusado sexualmente pelo meu irmão. Isso têm relação com meu estado homossexual de hoje? Têm como retorna no passado através de alguma hipnose e apagar isso da memória?

Resposta:

Você deve fazer uma Psicoterapia para relatar suas dificuldades e questionamentos com sua sexualidade. 

Se você tem este trauma infantil provavelmente isto influencia nos seus aspectos emocionais. Analisando suas vivências negativas poderá amenizar estas memórias traumáticas.

Homossexualismo não é doença! 

Psicólogo Juarez Lopes Neto.

 

Pergunta 4:

Boa tarde! Eu tenho sempre a sensação que sou feia e mal amada, sempre penso não ser capaz de fazer as coisas e sou muito insegura. Por mais que todos falem o contrário do que eu penso eu insisto em pensar assim.

Sou muito ciumenta e possessiva queria me tratar ou pelo menos saber o que tenho.

Resposta:

Juliana, diagnóstico pela internet, é impossível. Porém, podemos sugerir que você procure um profissional Psicólogo o mais rápido possível para ajudá-la na autoestima. Boa sorte, Psicóloga Ivonete Garcia.