Meu filho de 17 anos é extremamente isolado, só tem amigos virtuais.

Psicoterapia em São Paulo

Pergunta 1:

Boa tarde, meu filho de 17 anos é extremamente isolado, só tem amigos virtuais. Gosta de desenhar, mas seus desenhos, são sempre sombrios, desenha pessoas com o coração pra fora, ou alguém arrancando o coração de alguém, isto quando não pinta ele mesmo se matando.

Ele vai entrar pra faculdade próximo ano, quer fazer psicologia. Mas o que me preocupa, é que além de não acreditar em Deus e fazer comentários sobre isto nas redes sociais, além de postar seus desenhos tristes, ele é muito isolado.

Ainda mais, porque não sei, mas acho que ele tem um jeito de andar parecido com um gay, acho que por isso não tem amigos, talvez isso também o aborrece. O que devo fazer?

Resposta:

Você deveria levá-lo com urgência a um psiquiatra experiente em adolescência. Ele está infeliz, isolado, com pensamentos trágicos e isso tudo provavelmente irá piorar ainda mais na faculdade. O desejo de cursar psicologia pode ser motivado por uma vontade de se conhecer melhor e entender o que está acontecendo com ele.

Muitos jovens fazem essa opção. Mas a melhora da qualidade de vida e de uma eventual depressão atingidos com um tratamento e não com um curso de psicologia.

 

Pergunta 2:

Gostaria de saber a diferença entre um profissional Psicólogo e Psicanalista.

Resposta:

Psicólogo é todo profissional que fez Psicologia (ciência que estuda o comportamento e os processos mentais).

O Psicólogo quando atende as pessoas em Psicoterapia pode se utilizar de várias técnicas e uma delas é a Psicanálise (há outras como Comportamental, Psicodrama, Gestalt, etc.).

O Psicanalista é todo profissional que utiliza a Psicanálise em sua prática profissional.

Freud construiu a Psicanálise em meados de 1900 e hoje em dia há diversos tipos de Psicanálise (Junguiana, Winnicottiana, Lacaniana, etc.), tendo em comum o conceito de inconsciente que Freud “descobriu”.

Não existe curso de graduação (Faculdade) para ser Psicanalista, mas é necessário formação superior (Psicologia, Medicina, etc.).

O Psicanalista também é chamado de Analista.

Psicóloga Aline Basaglia.