Estou afastada do serviço pretendo voltar a trabalhar, estou insegura, é normal?

Psicoterapia em São Paulo

Pergunta:

Tenho Transtorno Afetivo Bipolar e faço tratamento há 3 anos. Nesse período tive uma recaída mas logo percebi e comuniquei meu médico, atualmente faço uso de Melleril 25 mg e Sertralina 50 mg.

Me sinto bem com essas medicação não tive mais recaídas, estou afastada do serviço pretendo voltar a trabalhar, estou um pouco insegura, gostaria de saber se isso é normal?

 

Pois só de imaginar que tenho que provar pra outras pessoa que estou bem e também vocêacaba sento observado pelas as pessoas ao seu redor fico com medo de enfrentar isto, essa medicação que estou fazendo uso ajuda a estabilizar?

É indica pra minha patologia? Pois sei que o Transtorno Bipolar não tem cura.

Resposta:

Melleril é um remédio muito antigo e eficaz, que não se usa mais muito. Não porque não seja bom, mas porque as pessoas queixavam de ganho de peso e de queda de libido.

Com relação a essa sua insegurança, esse é um dos motivos por que a psicoterapia é tão importante em muitas doenças psiquiátricas.

Nesses casos a psicoterapia é útil não para descobrir as causas nem para acabar com os sintomas (quem faz isso é o medicamento), mas para ajudar a pessoa a diferenciar o que é insegurança, tristeza normal, chateação, cisma, de depressão, de delírio persecutório, etc.