Pacientes de Esclerose Múltipla podem tomar Lítio, se necessário.

Estabilizador de Humor

Pergunta: 

Sou portadora de Esclerose Múltipla e tenho muita depressão também. Minha psiquiatra diagnosticou que tenho Transtorno Bipolar e me receitou Carbolitium. Recentemente fui internada devido a pressão alta e muitos vômitos.

Pode ter sido o uso do Carbonato de Lítio (Carbolitium) que me causou pressão alta, vômitos e tonturas fortes?

Estou muito confusa pois tive informações que este remédio está condenado desde 1980.

Resposta:

O Carbonato de Lítio (Carbolitium) não está condenado em lugar nenhum, pelo contrário, cada vez é mais usado.

Se ele estiver super dosado, ou seja se a Litemia estiver maior que 1,20 você pode ter sintomas de intoxicação de Lítio, mas pressão alta não costuma ser um sintoma de excesso de Lítio.

Pacientes portadores de Esclerose Múltipla podem tomar Lítio, se ele for necessário.