O que quer dizer Litemia de 11 a 13 horas?

Estabilizador de Humor

Pergunta: 

O que quer dizer Litemia de 11 a 13 horas?

Resposta:

Quer dizer que para se saber se a dose de Carbonato de Lítio que a pessoa está tomando é eficaz (entre 0,8 e 1,2 no sangue), precisa fazer a Litemia (dosagem de Lítio no sangue) entre 11 e 13 horas após ter tomado o último comprimido de Carbolitium, portanto nesse horário (longe da última dose e perto da próxima) você tem a dose média daquela pessoa.

 

Pergunta:

Olá, li o tratamento com Lítio e as demais perguntas, mas ainda tenho uma dúvida: tomo Carbonato de Lítio há quase 3 anos (300 mg toda noite), mas meus exames nunca atingiram o nível terapêutico, está sempre por volta de 0,2.

Refaço o exame a cada caixa que tomo e continuo igual e tomando o remédio.

Desta forma faz algum efeito? Tomo Rivotril e Fluoxetina também. Gostaria de uma alternativa para parar de tomar o Lítio, mas com esse resultado do exame meu médico não me deixa parar. Vocês podem me orientar, por favor?

 

Resposta:

Mas é lógico, se você sempre faz a Litemia (exame para dosar o Lítio no sangue) tomando os mesmos 300 mg de Carbolitium, sempre vai ter o mesmo resultado de 0,2.

O exame serve para calcular tua dose ideal de Carbolitium, que precisa ser aumentada para chegar à faixa terapêutica (0,8 a 1,2).

 

Pergunta

Boa noite Dr. Rubens Pitliuk, fui diagnosticada há muitos anos com Síndrome do Pânico, Fobia Social, Depressão, Ansiedade, TOC e muito recentemente com Transtorno Bipolar de grau muito leve.

Há anos tomo Rivotril e Antidepressivos, estes já experimentei quase todos que existem e não vejo melhoras significativas.

Na minha última consulta meu médico me receitou Assert 50 mg, Rivotril 2 mg (esse tomo faz mais ou menos 8 anos) e Carbolitium 300 mg. Ocorre que, não vejo melhora na minha Depressão nem ansiedade, me sinto cada vez mais pra baixo, uma vontade enorme de morrer, como se nada mais valesse a pena.

Mas a minha maior dúvida, é quanto ao que venho sentindo. Como minha próxima consulta é daqui a quase 1 mês, resolvi recorrer ao sr, espero que possa me ajudar.

O fato é que depois de começar com o Assert e o Carbolitium venho sentido terrível mal estar, tremores, cãibras nos pés, suores, ansiedade, taquicardia, enjôos, fraqueza e cansaço muito grandes.

Pensei ser efeito do Assert, mas tomei Zoloft por muito tempo e não me fez mal (afinal os dois são Sertralina).

Minha última Litemia deu 0,3. Será efeito apenas do Carbolitium, ou da associação deste mais o Assert?

Por favor, Dr. Rubens Pitliuk, ficaria imensamente grata se pudesse me ajudar, até minha próxima consulta não tenho a quem recorrer pra tirar essa dúvida.

Desculpe se o texto foi longo, procurei ser o mais concisa possível. Agradeço desde já.

Resposta:

Olá Rebeca, sua dosagem de Lítio (Litemia) ainda nem chegou a um nível terapêutico e não tem problema a associação da Sertralina com o Carbolitium.

Muito improvável que essa dose baixa de Carbolitium provoque tantos efeitos colaterais.

Mas o mais importante de tudo: procure um Psiquiatra que reveja esses diagnósticos. Em mais de 40 anos de formado nunca vi um paciente que tivesse tantas doenças (Síndrome do Pânico, Fobia Social, Depressão, Ansiedade, TOC e Transtorno Bipolar).

 

Pergunta:

Meu sogro toma o medicamento Carbolitium 450 mg há 15 anos. De dez meses pra cá descobrimos que ele tem câncer no pulmão (que ele já operou), mas deu metástase em várias partes do corpo.

Durante todos esses anos a dosagem de Lítio (Litemia) dá sempre 0,6. Com o câncer suas medicações foram modificadas (além do antidepressivo que ele tomava mais o Carbolitium).

Há duas semanas ele ficou super esquecido, com fraqueza, confusão mental e desidratou.

Ele foi internado e no hospital foi feita a dosagem de Lítio, que deu 2,6.

O médico suspendeu o Carbolitium (ele tomava 3 por dia e agora toma um).

Por que será que pela primeira vez, depois de 15 anos, o Lítio subiu tanto?

O Carbolitium tem alguma interação medicamentosa com outro medicamento, como antibióticos fortes?

Espero ajuda o mais rápido possível! Obrigada desde já!

Resposta:

A Litemia dele subiu tanto, para esse nível de intoxicação provavelmente por causa da desidratação.

 

Pergunta:

Eu estava tomando o Carbolitium CR e agora mudei para um medicamento gratuito do governo Carbonato de Lítio tem alguma diferença entre tomar um remédio comprado e um gratuito?

Resposta:

Como você vai fazer dosagem de Lítio no sangue (Litemia), se houver diferença de qualidade isso será percebido no exame e a dose de Carbonato de Lítio será reajustada.

 

Pergunta:

Tenho Depressão ha 13 anos, e já passei por vários sem remédios sem o menor sucesso. Comecei a tomar Carbolitium, os 8 primeiros dias foram uma maravilha, eu nem acreditava no que acontecia, o quanto me sentia bem.

Fiz a dosagem (Litemia), deu baixíssima, a médica aumentou a dose para 900 mg ao dia.

Quase morri de tantas dores abdominais, dor de cabeça freqüente, o rosto muito quente, e dor embaixo do peito direito como se fosse o fígado; e olha que tomo muita, mas muita água mesmo.

Não agüentei e suspendi o remédio, pois a minha médica esta viajando.

Outra coisa, sentia um gosto metálico horrível na boca, e não podia nem ver a caixa do remédio, passei a ter fortes náuseas.

Meu Deus será que um dia, ainda vou ter uma qualidade de vida melhor?

Ainda vou me livrar disso? Por favor, se puderem mandem a resposta p meu e-mail. Tenho 40 anos. Obrigada. O Carbonato de Lítio, pode fazer mal ao fígado?

Resposta:

Mal para o fígado não faz e esse gosto metálico na boca é bem frequente em tratamento com Lítio.

Mas pode ser que você não tolere 90 mg. Muitas pessoas ficam boas tratando com Lítio mesmo com Litemia abaixo da dose terapêutica