Existe mesmo incompatibilidade de Lítio com antiinflamatórios?

Posso tomar Lítio e antiinflamatório?

Pergunta: 

Minha esposa faz uso de Carbonato de Lítio, e sempre que precisa tomar anti-inflamatórios é uma briga. Existe mesmo essa incompatibilidade de Lítio com anti-inflamatórios?

Faço esta pergunta ao Sr. pois minha esposa diz que o seu médico nunca informa qual ela pode tomar, diz para ela levar a receita do outro médico para ele ver, e todas as vezes disse não poder mas não passa outro.

Digo isto pela as palavras dela pois não me deixa acompanhar uma consulta, e seu médico quando o procurei diz ser ante ético dar informações da paciente.

Obrigado, gostei de mais de ter encontrado este site.

Resposta:

Não precisamos ser radicais. Um comprimido de anti-inflamatório de vez em quando não vai causar nenhum problema com o Lítio.

 

Pergunta:

Bom dia doutor, tomo Carbolitium de 450 mg 2x por dia há 15 anos e sigo muito bem de humor, graças a Deus, mas há aproximadamente um ano tenho Fascite Plantar e encontro dificuldades em tratar.

Faço exames regulares para verificar rins, tireóide etc, até agora tudo normal. Quero saber se posso ter alguma doença grave nos rins por causa do Carbolitium ou de antiinflamatórios associados, mesmo naturais?

Resposta:

Existem relatos de problema renal com Lítio na literatura médica, mas são extremamente raros. Para evitar isso se faz aquele exame simples de uréia e creatinina mais exame de urina a determinados intervalos (às vezes a cada ano).

De qualquer maneira, a Fascite Plantar não tem relação com os rins.

Quanto a esses antiinflamatórios naturais, não conheço.

A Fascite Plantar não é tratada com tratamento físico e eventualmente corticóide?