Como se faz a redução da dosagem do Lítio?

Atualizado: 7 de mai. de 2021

Quanto tempo preciso tomar Lítio?

PERGUNTAS E RESPOSTAS:

Pergunta 1:

Como se faz a redução da dosagem do Lítio, ou seja, como é feito o desmame?

Por exemplo: uma pessoa fazendo uso de 400 mg/dia de Lítio, há três meses, pode, no dia seguinte, passar a usar apenas 40 mg/dia?

Resposta:

Não existe regra para a retirada do Lítio. Depende da doença que ele está tratando.de muitos fatores. Leia a pergunta abaixo.

Mas se a sua preocupação é sobre sintomas de abstinência, o Lítio não dá sintomas de abstinência.

Pergunta 2:

Bom dia! Faço tratamento com Lítio ha um ano para Transtorno Bipolar (unipolar eufórico). Isso se manifestou três vezes durante a vida, aos 20, 30 e 40 anos.

Posso parar de uma hora para a outra? Existe algum problema nisso?

O médico disse que tenho que ficar sem tomar 1 dia por semana durante dois meses e depois 2 dias por semana e assim sucessivamente ate parar totalmente. Procede? Obrigado

Resposta:

O Lítio (Carbolitium, Carbonato de Lítio) quando for para retirar, deve ser retirado muito devagar, pois as doenças que ele trata e previne tendem a recair.

Com a retirada gradual existe a prudência para ver se era mesmo a hora de suspender.

Além disso, existe a impressão que quando o paciente retirar abruptamente o Carbolitium ele pode não funcionar novamente se um dia for necessário.

Quanto mais devagar tirar, melhor.

Pergunta 3:

Por quanto tempo usarei o Lítio para prevenir a Depressão? Por toda a vida? Em que intervalos? Somente a utilização do Lítio é suficiente para a cura?

Resposta:

Depende de um monte de fatores relacionados à sua doença, à sua genética e ao seu estilo de vida.