Conto para o obstetra minha Tricotilomania e que como cabelos?

Tratar Tricotilomania na Gravidez

Pergunta:

Olá Dr. Rubens Pitliuk, preciso de sua ajuda, estou grávida de 4 meses e estou com vergonha de falar com meu obstetra que tenho Tricotilomania e que como os meus cabelos. Gostaria de saber do senhor se esse cabelo que eu engulo faz mal para o feto? Estou grávida de 4 meses...

O srº conhece ou tem conhecimento de algum caso de uma mulher grávida que comia cabelo depois de arranca-lo e tenha feito mal ao bebê que ela estava gerando?

Eu me tratava tomava Assert e estava bem controlado, mas agora com a gravidez tive que suspender o uso dos medicamentos! Irei aguardar a resposta deste e-mail...

Pois tudo o que a gente come o bebê, o feto também come?

Ai meu Deus estou muito nervosa com isso, e não consigo parar, ate amarrando minhas mãos estou!

Resposta:

Michelle, o fato de você engolir os cabelos não prejudica teu filho, não se preocupe.

Mas você já está no quinto mês de gravidez, lógico que dá para tratar.

E conte para teu Obstetra, Tricotilomana não é vergonha.

 

Pergunta:

Olá, antes de mais descobri o vosso site e ele tem-me ajudado muito, principalmente com os depoimentos sobre Tricotilomania que eu sofro. Tenho 39 anos e tomo Calmantes e Antidepressivos. O meu primeiro Psiquiatra diagnosticou-me neurose compulsiva. Tinha ataques de pânico, comecei a ter pavor de ficar sozinha em casa, a andar de transportes, além de ter mais tarde surgido outras obsessões com vozes e religião. Bem isto tudo foi passando com Anafranil e um Ansiolítico que era o Valium 10 mg.

Nestes anos todos por minha iniciativa parei de tomar durante 3 meses, mas a recaída foi tão forte que no próprio dia eu tive de correr para o Psiquiatra, estava tendo a sensação enorme que estava fora da realidade e com uma ansiedade que endoidecia.

Desta vez comecei a tomar Alprazolam 0,5 mg e continuo com o Anafranil 10 mg, duas vezes por dia. Bem eu que já tinha comportamentos obsessivos como espremer os pontos negros em todo o corpo tendo todos os anos de ir para a praia cheia de vergonha, sem me dar conta comecei a arrancar cabelos da cabeça há mais ou menos 4 anos e não consigo parar.

A depressão é constante e apesar de ter um marido muito amigo é muito difícil lidar com isto.

Bem o meu grande sonho é ter um filho e penso que não posso esperar mais. Já pesquisei tanto sobre tomar Antidepressivos e Calmantes na gravidez, principalmente nos primeiros 3 meses e fiquei com a idéia que os benefícios superam os riscos, mas tenho medo, principalmente que a Psiquiatra me diga que não posso engravidar tomando estes medicamentos ou então tenha que reduzir e eu acho que não vou conseguir.

Basta passar a hora da toma 1 ou 2 horas e fico numa ansiedade enorme. Por favor, me dê a sua opinião. Obrigada.

Resposta:

Me parece que você tem um Transtorno de Ansiedade muito forte que conforme a época se manifesta por Ataques de Pânico, Picking, Pensamentos Obsessivos, Desrealizações e finalmente Tricotilomania.

Garanto que existem tratamentos que você pode fazer durante a gravidez, de modo que você não precisa adiar os planos de engravidar por causa de um tratamento.