Sonho com aranhas, tenho a impressão que estão na minha cama.

Tratar Fobias em São Paulo

Pergunta 1: 

Tenho 20 anos, e sempre tive horror de aranhas sejam elas pequenas ou grandes. Sempre quando vejo uma fico pensando que elas vão subir pelas minhas pernas, fico arrepiada e com um frio na barriga.

À noite sonho com aranhas tenho a impressão de que elas estão na minha cama, já perguntei pra minha mãe se quando criança me assustaram com aranhas, mas com outros bichos que tivessem várias pernas, mas ela disse que não.

Isso pode ser considerado Fobia?

Resposta:

Sim, provavelmente isso é uma Aracnofobia. Procure um terapeuta que o tratamento deve resolver esse problema rapidamente.

 

Pergunta 2:

Gostaria de saber, particularmente, se existe relação entre os seguintes distúrbios (em ordem cronológica de aparecimento): Bulimia, Síndrome do Pânico, atividade persecutória, Fobia e isolamento social, insônia (de varar noites e passar os dias como se tivesse dormido normalmente), Stress, Depressão, oscilações bruscas de humor.

Na verdade gostaria de saber se as demais coisas citadas não são na realidade conseqüências de uma única coisa, um único distúrbio que eu possa tratar isoladamente?

Quando chego num consultório de um Psiquiatra ou Psicanalista e despejo tudo isso de uma vez, ele fica perdido, começa separar tudo, e acabo desistindo porque sempre o tratamento parece estar longe do real.

Resposta:

Certíssimo, separar cada sintoma como se fosse um Transtorno diferente não vai levar a nada, você acaba recebendo vários diagnósticos e vários tratamentos paralelos.

Precisa ver o global, no contexto de tua Personalidade e do teu estilo de vida, abordar um grupo de sintomas, tratar e ver depois o que sobra.

A única coisa que não se encaixa bem em tudo isso é essa “atividade persecutória”. Explique melhor.