Se vou dirigir em uma rua de movimento, as minhas pernas ficam duras.

Tratar Fobias em São Paulo

Pergunta:

Já tentei por duas vezes tirar carteira de carro e não consigo, pois começo a tremer as pernas e não sai nada, só que eu dirijo carro normalmente, mas para tirar a carteira não vai.

Sou uma mulher de 34 anos, trabalho como secretária, sou casada e tenho uma filha de 15 anos. Tenho minha mãe e irmãos que só me vem com problemas, sou aquela que ouve tudo e tenho que dar soluções para eles. É tudo em cima de mim.

Ultimamente ando sentindo algumas coisas como formigamento no braço direito, dores de cabeça sem motivo aparente, falta de ar, dor no peito como se estivesse sufocando e preciso puxar o ar bastante...

Fui a um Cardiologista que fez um Eletro e deu normal, aí ele me disse que era Ansiedade.

Tomei o remédio fitoterápico que ele passou, mas não me fez relaxar e nem dormir melhor.

Depois que passa o exame paro de tremer. Fico pensando em várias coisas ao mesmo tempo e às vezes penso que vou enlouquecer de tanto que penso, aí começo a chorar pedindo para Deus para não pensar em mais nada, porque parece que minha cabeça vai explodir.

Me sinto mal com isso, tenho a impressão de que vou enlouquecer e tenho medo de não voltar ao normal.

Moro em uma cidade pequena e gostaria de saber qual procedimento fazer para melhorar um pouco e melhorar a minha vida.

Resposta:

Fique tranqüila. Tanto uma Psicoterapia breve de apoio quanto uma medicação Ansiolítica te deixam bem e rápido.

Agora, que quiser um tratamento realmente rápido, eu faria as duas coisas ao mesmo tempo, ainda mais que essa Ansiedade está te impedindo de tirar carta de motorista.

O fato de não ter melhorado com medicamento fitoterápico não quer dizer que não vá melhorar com medicação alopática.

 

Pergunta:

Bom dia. Dr. Rubens Pitliuk, tenho problemas de Fobia de altura, passar em passarelas lugares altos, as vezes parece que têm algo me puxando para pular, as vezes vem em minha mente que vou matar alguém, me seguro na cama é uma loucura.

Deus me livre fazer isto, pois tenho 2 filhos e moro com minha mãe, faço tratamento com Rivotril, 2 comprimidos as vezes de manhã, as vezes mudo para noite, para me tranquilizar, 2 mg o Rivotril (4 mg dia), passado pelo Psiquiatra.

O remédio me fez bem, mas tem mais de 8 anos que tomo e agora tem voltado tudo de novo, não sei mais o que fazer, minha garganta as vezes parece que vai fechar, sinto tonturas quando deito ou quando levanto, por gentileza me dê uma explicação sobre essas coisa que sinto.

Nos finais de semana, para me distrair um pouco, bebo umas cervejas e paro de tomar o Rivotril.

Resposta:

Viviane, o Rivotril é um medicamento muito eficaz no controle agudo ada ansiedade mas não é ideal para tratamentos longos.

 

Pergunta: 

Aos 34 anos resolvi tirar a habilitação, só que descobri que tenho verdadeiro pavor de dirigir. Se estou andando numa rua onde não tenha carros, tudo bem.

Mas se vou dirigir em uma rua de movimento, as minhas pernas ficam duras, quase dormentes, começo a transpirar e tenho uma vontade enorme de descer do carro e sair correndo.

Gostaria de saber se é uma Fobia ou Síndrome do Pânico e como resolver pois não gostaria de desistir, mas também não sei como fazer para perder esse pavor.

Resposta:

Provavelmente é uma Fobia com pequenos Ataques de Pânico que devem passar com tratamento. Procure um psiquiatra, esses casos geralmente nem precisam de terapia prolongada.

 

Pergunta:

De alguns meses para cá (cerca de seis meses ou mais), não tenho conseguido andar tranqüilamente em ônibus, carros (principalmente quando há engarrafamentos) e até mesmo em aviões.

Quando vou utilizar estes meios de transporte, sinto muito calor pelo corpo e começo a transpirar, seguindo este sintoma vem uma grande necessidade de ir ao banheiro (necessidade que termina quando saio de dentro dos veículos, ou quando o avião levanta vôo).

Tenho reações idênticas quando vou participar de reuniões, treinamentos em outras cidades, etc. Creio que seja a Síndrome do Pânico ou um tipo de Fobia. Mas, como me tratar? Qual o especialista que devo procurar: Psicólogo, Psiquiatra, ou outro?

Resposta:

Parece ser uma Fobia Social com ataques de Pânico. Procure um Psiquiatra, você deve melhorar rápido, pois os sintomas são recentes.