Alguns antidepressivos e betabloqueadores podem melhorar o Rubor Facial.

Tratar Fobias em São Paulo

Pergunta 1: 

Gostaria de saber se existe alguma cirurgia facial que poderia resolver o Rubor Facial. Se o senhor também pudesse me indicar alguém eu ficaria muitíssimo agradecida.

Resposta:

Rubor facial pode aparecer em Fobia Social, mas também em pessoas que não são tímidas nem muito ansiosas.

Alguns medicamentos antidepressivos e betabloqueadores podem melhorar o Rubor Facial. Leia mais sobre tratamento de Rubor Facial aqui.

 

Pergunta 2:

Tenho 39 anos e sérios problemas pessoais há anos. Passei a ter sintomas que cheguei a conclusão serem típicos de Síndrome do Pânico e realmente, após consulta médica, este foi o diagnóstico; comecei a tomar Eufor 20 mg 1 x ao dia, tomei por 3 semanas mas não senti melhora significativa, e como também me foi receitado Somalium 3 mg para dormir.

Me sinto um pouco melhor (40 %), mas o problema e que acredito que no meu caso existe uma associação de Transtorno do Pânico com Fobia Social, pois não tenho condições de enfrentar uma série de situações corriqueiras como por exemplo, reuniões com qualquer pessoa, fazer ou exercer qualquer atividade quando me observam, falar em público ou qualquer coisa que envolva exposição. Isso tudo não seria problema se conseguisse esconder o que sinto, mas acontece que um mínimo de stress me leva a uma taquicardia, tremor, falta de ar e o pior, uma sudorese intensa que me denuncia e leva a um agravamento de todos estes sintomas, sem falar no rubor da face e um calor insuportável e incrível, pode estar fazendo um frio de 1ºc que o calor e intenso e molho totalmente a roupa, imaginem esta situação sendo percebida pelo meu paciente a minha frente?

Acho que se conseguisse evitar esses sinais denunciadores teria uma vida normal, estou até disposto a realizar uma cirurgia de seccionamento do tronco simpático (Simpatectomia Endoscópica Transtorácica - tratamento para Hiperidrose e Facial Blushing, ou Rubor Facial). O que vocês acham que tenho? Qual seria o tratamento? Seria viável a Simpatectomia?

Resposta:

Uma tentativa com Eufor ou Somalium sem bons resultados não quer dizer nada, pode ser que outras combinações de medicamentos, Terapia e Yoga ou Meditação ajudem.

 

Pergunta 3:

Bom dia ao Dr. Rubens Pitliuk e toda sua equipe. Vou direto ao assunto: sofria de Hiperidrose nas axilas, mãos, pés, cabeça, fiz uma Simpatectomia.

Resolveu nas axilas, mãos e cabeça, maravilha, mas o suor excessivo aumentou no tórax e nas costas, conforme o médico já tinha me alertado.

Mas só tenho esse distúrbio quando estou ansioso, tenso, em situações adversas, pois trabalho com vendas e tenho contato direto com pessoas.

Além do mais também desenvolvi ejaculação precoce há alguns anos.

Somando tudo isso me sinto tremendamente frustrado, angustiado, tímido.

Por isso já abandonei vários projetos e oportunidades profissionais e pessoais. Por favor, me orientem qual o melhor profissional medico para me ajudar nesses casos. Obrigado Marcelo

Resposta:

O tratamento será provavelmente com um Antidepressivo que ao mesmo tempo controle a Ansiedade e retarde a ejaculação.

Além das outras medidas de controle de Ansiedade que você pode ler na página de TAG ou Transtorno de Ansiedade Generalizada.

 

Pergunta 4:

Dr. Rubens Pitliuk, tenho 17 anos e uma doença hereditária, chamada Hiperidrose. Suo bastante nas mãos (pinga suor) e pés.

Hoje eu tenho certeza que eu estou com Fobia Social.

Acha que eu devo voltar a um Psicólogo ou ir logo para um Psiquiatra?

Nunca namorei e só beijei uma vez, e foi só um rapaz.

Penso em me matar todos os dias. Só uso blusas de gola porque meu colo fica excessivamente vermelho, o rosto então, tem horas que lateja de tanto sangue subindo. Todos percebem porque sou muito branca!

 

Resposta:

Hiperidrose (sudorese excessiva), Fobia Social e Ansiedade Generalizada andam juntas. A Psicóloga vai ajudar, com certeza, ainda mais se ela dominar a técnica de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), mas o Psiquiatra é fundamental porque além dele te dar remédios que aliviam os sintomas da Ansiedade, a Hiperidrose o rubor facial e a vermelhidão no colo. Mas alguns casos precisam da cirurgia (Simpatectomia Torácica).

De qualquer forma, nesta página existe mais comentários sobre a Simpatectomia.