Se tiver que falar em público, sou capaz de esquecer meu nome.

Tratar Fobia Social em São Paulo

Pergunta:

Dr. Rubens Pitliuk, ultimamente não estou conseguindo me expressar ao falar e escrever. Desejo saber o porquê dessas mudanças.

Percebi que sempre que meu travo ao falar, me expressar, isso acontece quando fico muito nervosa ou ansiosa.

Resposta:

Jacqueline, é mais provável ser um problema ligado à ansiedade, como Fobia Social, do que um problema neurológico. Leia sobre Fobia Social

 

Pergunta: 

Após uma promoção no trabalho estou assumindo novas tarefas dentre as quais terei que falar em público o que se torna quase impossível. Se tiver que falar público, sou capaz até de esquecer meu nome. Talvez seja um pouco de exagero, mas é assim que me sinto.

Já previa uma Fobia Social a qual foi abordada em minhas sessões psicanalíticas, pois se estava sozinha, saía, era comunicativa, passando uma imagem bem descontraída, extrovertida, etc.

Daquelas que se chega e se apresenta em um local novo, com certa destreza.

Mas a coisa muda de figura se estivesse namorando (ou casada). Parava de querer sair, porque ficava enciumada; geralmente quando o relacionamento estava mais consolidado, o que se torna um contrassenso, pois parecia que alguém podia levá-lo de mim.

Mesmo se fosse alguém com o qual não estivesse tão ligada, ainda que os sintomas diminuíssem.

Às vezes, se tenho que sair, tomo Lexotan, mas parece-me um placebo, inclusive de pouca duração.

Chego me sentindo bem, segura, mas conforme o tempo passa, pessoas chegam etc., Começo a diminuir até ficar impraticável.

Às vezes em uma enxaqueca cervical o que pode levar até ao vômito e se torna um sacrifício sair acompanhada. Sozinha isso é raro de acontecer.

A história é longa, pois em pequena cansei de adoecer (realmente) para não ir à escola e cheguei a fugir de crianças que chegavam à minha casa.

Graças a Deus esse período passou por volta da pré-adolescência e me tornei bem sociável, mas a baixa autoestima nunca me abandonou. Tenho amigas/amigos que me adoram, mas não consigo procurá-los se estou vivendo um relacionamento com alguém.

Resposta:

A Psicanálise ajuda sim a Fobia Social, mas a Psicoterapia Cognitivo Comportamental (TCC) e a Terapia de Habilidades Sociais podem ajudar mais. Talvez, depois de fazer a Psicanálise, tenha chegado a hora de você fazer essas terapias específicas.

E, com qualquer que seja a Psicoterapia, se for acompanhada de medicação correta o efeito será muito melhor.

O Lexotan pode ajudar um pouco no começo, mas não é o remédio adequado.

Peça para sua terapeuta uma indicação de um psiquiatra.

 

Pergunta:

Eu tenho um problema que está me prejudicando muito na minha vida pessoal principalmente. É o meu excesso de timidez.

Não sou de fazer muitas amizades por causa disso, apresentar trabalhos no colégio, comunicação e principalmente (para mim está sendo, pois na minha idade isso pesa bastante) não consigo chegar nas meninas.

Cara a cara só consegui uma vez e foi horrível, tinha alguma coisa dentro de mim que parecia não me deixar falar o que queria, mais falei e não deu certo. Eu quero e preciso de ajuda, o que fazer? Por favor me ajude.

Resposta:

Você deve ser muito ansioso e desenvolveu uma Fobia Social. Sugiro procurar um Psiquiatra para ser corretamente diagnosticado como também orientado; e fazer Psicoterapia para detectar as causas desta ansiedade e fortificar sua autoestima para obter uma qualidade de vida melhor e sentir-se livre desta angústia. Psicólogo Juarez Lopes Neto.

 

Pergunta:

Eu sei que sofro de Fobia Social mas como ninguém sabe desse meu problema não quero procurar um médico agora antes de me tornar independente se é que isso é possível tendo esse problema.

Gostaria portanto de pedir informações sobre técnicas que dependam apenas de mim para serem realizadas ou então alguma literatura que fale desse assunto ou ainda algo que possa me acalmar da ansiedade.

Vou sim procurar ajuda media dentro de algum tempo.

Obrigado e desde já sei que vou sair dessa!!!! Valeu!

Resposta:

Olá Fernando. Para Fobia Social ou para qualquer outro transtorno de ansiedade, não existem técnicas em que a pessoa possa fazer sozinha, mesmo porque não há uma receita de técnicas em que todos os pacientes se sintam beneficiados, para cada caso o terapeuta irá prescrever técnicas específicas. Quanto a livros eles podem trazer conteúdo sobre a questão, o que é bem interessante para conhecer as nuances do problema, mas não o resolve! Mesmo porque quem possui Fobia Social precisa ser encorajado e ajudado a sair. Ficar em casa lendo livro só alimenta o problema! Um abraço. Psicóloga Cida Barbosa.

 

Pergunta:

Sou muito envergonhado fico vermelho por qualquer coisa, tenho até medo de me relacionar com as pessoas, deixo de apresentar trabalhos na faculdade, perco oportunidade de empregos por causa desse meu 'medo' de falar com as pessoas e de me sentir ficando vermelho!

Gostaria mesmo de algum conselho ou um medicamento muito obrigado mesmo!

 

Resposta:

Olá Henrique, este problema que está vivendo está te impedindo de crescer profissionalmente e atrapalhando suas relações. Você de fato precisa de tratamento porque infelizmente sozinho não vai conseguir ter sucesso na melhora.

Medicamento somente são receitados em consultas com o médico, assim ele poderá fazer um diagnóstico mais preciso e terá condições de te prescrever o remédio mais adequado. Portanto marque uma consulta pois só assim poderá se livrar de todos esses sintomas que descreve. Um abraço. Psicóloga Cida Barbosa.