Rubor facial dificulta um pouco o tratamento da Fobia Social.

Timidez, Fobia Social, rosto vermelho

Pergunta:

Tenho 25 anos e preciso muito da sua ajuda, pois venho enfrentando problemas há vários anos devido à minha timidez, complexo de inferioridade, problemas físicos e provavelmente psicológicos. Desde criança sempre fui muito tímido e até hoje sou. Tenho problema de vista, um pouco de estrabismo e uso óculos, sou muito lento, desengonçado, raciocínio lento e tenho uma autoestima horrível.

Nunca tive uma namorada nem muitos amigos.

Na escola sempre sofria Bullying, devido a minha timidez, ser lerdo e desengonçado e não falar com ninguém, só respondia a chamada mesmo e todos me zoavam, principalmente na hora do

intervalo. Por este motivo ficava isolado.

A pior hora era à noite antes de dormir, eu chorava (choro até hoje) bastante no meu travesseiro lembrando de tudo de ruim no meu dia e do quanto era feio e infeliz.

Em casa com meus familiares eu me soltava mais, porém sempre que estava em público meus sintomas vinham à tona. Eu só saia de casa pra ir até a escola e voltava e hoje em dia também só saio de casa quando é realmente necessário, pois fico o tempo todo preocupado com o que as pessoas estão pensando de mim e quando alguém me olha estranho, pois tenho muito complexo de inferioridade e vergonha de mim.

Também tenho vergonha ao andar em público e correr, sempre achando que estou desengonçado e que estão todos me olhando e me achando estranho. O tempo passou, eu cresci e hoje já sou um homem, somente no tamanho mesmo, pois sou bobo e todos os meus medos estão bem aqui presentes em minha mente.

Tenho outros problemas como, por exemplo, suor em excesso (Sudorese), Estrias e Celulites.

Não consigo praticar esportes nem ir à praia.

Isso não é normal. Enfim todos esses problemas me impedem de ter uma vida social saudável.

Preciso muito pelo menos de uma segunda idéia a respeito do que eu tenho

Resposta:

Olha, se tem uma coisa que se aprende com a idade, é que aparência não é tudo! Nem todas as pessoas são bonitas, mas isso não as impede se serem muito charmosas e carismáticas.

Parece-me que você desenvolveu uma Fobia Social mais alguns complexos que não precisaria ter.

Como você é muito jovem, recomendo o seguinte:

Procure um Psiquiatra que vai te medicar para baixar a Ansiedade Social.

Procure uma Psicóloga para te ajudar com a autoestima.

Matricule-se numa academia para entrar em forma. Aos 25 anos não tem sentido você ser gordinho, já que você n ao está feliz com teu peso.

A própria Psicóloga, se tiver bom gosto, pode te ajudar a melhorar as roupas, modelo de óculos, penteado, etc.

As Psicólogas que tratam Fobia Social normalmente também fazem coaching, que é uma orientação direta sobre vários comportamentos, inclusive como se vestir.

Não considere tudo isso como despesa e sim como um investimento para o resto da sua vida.

Boa sorte!

Pergunta: 

Tenho 20 anos de idade, sou estudante e técnico de informática, vivo em Portugal e tenho o seguinte problema: sou muito tímido. Quando me aproximo de raparigas ou quando me envergonho com alguma coisa, fico muito vermelho (corado), o que faz com que eu não me sinta bem perto das outras pessoas chegando por vezes algumas a gozarem comigo.

Como é que eu faço para resolver este problema?

Resposta:

Você deve procurar um psiquiatra para tratar como uma Fobia Social. O Psiquiatra irá recomendar uma Psicóloga de confiança dele para a parte de terapia.

O fato de você ter rubor facial dificulta um pouco o tratamento da Fobia Social, mas não impossibilita de jeito nenhum!