O principal são as assinaturas. Não posso pensar em assinar, que os sintomas aparecem.

Tratar Fobia Social em São Paulo

Pergunta:

Meu principal medo é de assinar em frente de outras pessoas. Tremo muito, tenho aceleração cardíaca; tento evitar ao máximo essas situações.

Também tenho dificuldades em falar em público ou de almoçar com pessoas que não conheço.

Mas isso eu até enfrento com mais facilidade.

 O principal são as assinaturas. Não posso pensar em assinar, que os sintomas aparecem.

O medo do medo voltar.

Por enquanto, são apenas nestas situações, mas tenho medo que isto aumente.

Por incrível que pareça sou psicóloga, sei de muitas causas que possam provocar estas crises, mas ainda não consegui eliminá-las.

Realmente é a Síndrome do Pânico?

Ou é a Fobia Social?

É necessário o medicamento?

Estou lendo muita coisa sobre programação Neurolingüística, formas de controlar seu cérebro, mas realmente não acho que seja suficiente.

O que poderia fazer?

 

Pergunta:

Faz muito tempo que sofro desse mal. Meu problema é o seguinte: não consigo assinar nada que precisar. . . Cada vez que tenho que fazer isso, passo muito mal. Me dá uma ansiedade muito grande e começo a tremer muito a ponto de conseguir só rabiscos. Já tive muitos conselhos, de que devo enfrentar isso, quero saber se tenho que enfrentar mesmo.

 

Pergunta:

Meu principal medo é de assinar em frente de outras pessoas. Tremo muito, tenho aceleração cardíaca; tento evitar ao máximo essas situações.

Também tenho dificuldades em falar em público ou de almoçar com pessoas que não conheço. Mas isso eu até enfrento com mais facilidade. O principal são as assinaturas. Não posso pensar nessas situações que os sintomas aparecem. O medo do medo voltar.

Por enquanto, são apenas nestas situações, mas tenho medo que isto aumente. Por incrível que pareça sou Psicóloga, sei de muitas causas que possam provocar estas crises, mas ainda não consegui eliminá-las.

Realmente é a Síndrome do Pânico? Ou é a Fobia Social? É necessário o medicamento? Estou lendo muita coisa sobre Programação Neurolingüística, formas de controlar seu cérebro, mas realmente não acho que seja suficiente. O que poderia fazer?

 

Pergunta:

Olá, meu nome é Fabiana, de Minas Gerais e li a reportagem sobre Fobia Social.

Estou precisando de ajuda, sofro estes sintomas desde os meus 13 anos, deixo de freqüentar lugares quando sei que terei que assinar, pois, entro em desespero e, quando sou pega de surpresa, se tiver jeito saio do local ou ao contrário minha assinatura sai toda rabiscada e, depois sofro muito com um sentimento de culpa, de inferioridade etc.

Nunca falei com nenhum médico sobre isso, mais depois que li esta reportagem sei que tem tratamento, e quero me tratar o mais depressa, mas não sei qual médico procurar. Imagino que tenho que procurar um Psiquiatra. Me responda, por favor.

 

Pergunta:

Oi, gostaria de saber se tenho Fobia Social, pois, tenho medo de assinar em frente das pessoas. Evito participar de reuniões grandes, evito assinar documentos sérios como escrituras, documentação de imóveis, procuração e etc.

Tudo que envolve documentações sérias. Não estudo, não faço provas e nada que mim avalie. Tudo que vou fazer fico com medo de ter que assinar, antes mesmo, já me dar ansiedade.

 

Pergunta:

Tenho 29 anos, sou empresário e tenho uma grande dificuldade de falar em reuniões e em grupo de pessoas, apesar de já estar no comércio há mais de 10 anos me sinto muito inseguro para conduzir reuniões.

Simplesmente o fato de imaginar em falar em reuniões ou em público me dá branco, esqueço tudo o que tinha planejado em falar mesmo que seja um assunto que eu domine bem, minha voz fica trêmula, começo a transpirar por todo o corpo me dá um mal estar que penso que vou desmaiar, tenho outro problema e considero o mais grave de todos.

Não consigo escrever em frente de outras pessoas, minhas mãos ficam trêmulas e por mais que me esforce não consigo.

De um tempo para cá vem agravando cada vez mais, em casa mesmo tem horas que consigo e outras não, quando vou me hospedar num hotel, mal consigo preencher a ficha de hospedagem ou até mesmo em fazer minha assinatura ou em preencher um cheque, sendo que antes tinha uma habilidade de escrever muito grande, inclusive de copiar a caligrafia de outras pessoas, espero ter resposta o mais breve possível. Obrigado.

 

Resposta:

Os sintomas descritos são de Fobia Social mesmo, que, assim como o Transtorno do Pânico, é um problema de Ansiedade.

Essa dificuldade de assinar documentos com alguém olhando é bastante comum e costuma passar junto com os demais sintomas, com tratamento adequedo.

Leiam o tratamento na página de Fobia Social.