Não consigo olhar nos olhos de ninguém se não for pela televisão.

Não consigo olhar nos olhos das pessoas

Pergunta:

Doutor, tenho muita vergonha, não consigo nem olhar nos olhos das pessoas que moram comigo. Em lugares que frequento não consigo olhar nos olhos das pessoas, principalmente do sexo oposto.

Todas as vezes que olho nos olhos das pessoas do sexo oposto, fico muito nervosa e penso sempre que elas acham que estou dando mole para elas e acabo sofrendo muito por isto.

Frequento uma igreja e acho que estou destruindo todos os casamentos e acho que todos estão com raiva de mim.

Quase não consigo mais ir pra igreja, pois me sinto muito mal.

Já cheguei a pensar que meu pai achava que eu tinha maus olhos com ele e por isto vivi um inferno na minha casa (ainda acho que isso realmente aconteceu). Não conseguia nem sair do meu quarto, chorava todos os dias e achava que minha mãe me odiava por isto.

Ajuda-me, pois já não aguento mais.

Resposta:

Pode ser uma Fobia Social, é o mais provável e tem tratamento. Aí no Rio de Janeiro existem muitos profissionais Psiquiatras e Psicólogos inclusive em Postos de Saúde com atendimento psiquiátrico.

Provavelmente você melhora com uma combinação de terapia e medicação

 

Pergunta:

Oi, bom sou um rapaz de 18 anos, e estou com um problema muito grande na minha vida,  minha vida perdeu o sentido. Perdi a motivação para viver mas não por que eu não queira viver, nada disso, eu quero viver e muito, mas não tenho coragem.

Estou encanado, tenho quase certeza que tenho distúrbio da personalidade. Eu sinto que falta muita personalidade.

Não consigo olhar nos olhos de ninguém se não for pela televisão, sinto muito medo de me comunicar justamente por que eu não tenho uma personalidade definida.

Em uma conversa estou sempre pensando em fazer com que a pessoa não me ache estranho mas é praticamente impossível, por que eu não consigo ficar à vontade.

Estou sempre inseguro, com medo, tenho um sentimento de culpa enorme quando estou numa conversa e de repente tem aquela pausa em que fica aquele silêncio.

Entro em desespero, praticamente não suporto ficar em silêncio perto de alguém, gostaria muito que vocês me ajudassem

 Gostaria também de saber se a Síndrome de Pânico pode ser descoberta através de exames.

Obs.: eu uso maconha faz uns 3 anos, e cocaína de vez em quando. E quando eu uso cocaína eu sinto o mesmo desespero de quando eu fico em silêncio perto de alguém é lógico que numa intensidade bem maior.

Resposta:

Procure rapidinho um Psiquiatra Clínico em sua cidade e trate essa provável Fobia Social que você é muito novo e precisa ficar bom rápido (na maioria dos casos fica mesmo).

Mas cuidado porque Fobia Social e Transtorno de Pânico são Transtornos de Ansiedade e elea sempre pioram com Maconha e Cocaína, mesmo que na hora dê um certo alívio da ansiedade.