Meu maior problema é o rosto vermelho em situações muitas vezes bobas.

Tratar Fobia Social em São Paulo

Pergunta 1: 

Gostaria de saber, em primeiro lugar, se a timidez tem cura. Meu maior problema é ficar com o rosto vermelho diante de situações muitas vezes bobas.

Na faculdade, por exemplo, não tenho coragem de fazer nenhuma pergunta para o professor, e se assim fizer, imediatamente fico com as mãos suadas e o rosto vermelho.

Com isso, eu acabo sofrendo muito, de vez que eu não queria ser assim, e também pelo motivo de estar perdendo muitas oportunidades na vida.

A minha dúvida é o porquê dessa reação estranha de meu organismo.

É alguma doença? Tem cura? Se tiver cura gostaria que me indicasse qual o tratamento mais eficaz. Tenho notado também, que existem vários livros que falam sobre este assunto de timidez, e gostaria de saber se são recomendáveis.

Pergunta 2: 

O meu nome é Pedro, tenho 20 anos de idade, sou estudante e técnico de informática, vivo em Braga - Portugal e tenho o seguinte problema: sou muito tímido e quando me aproximo de raparigas ou quando me envergonho com alguma coisa, fico muito vermelho (corado), o que faz com que eu não me sinta bem perto das outras pessoas chegando por vezes algumas a gozarem comigo.

Como é que eu faço para resolver este problema?

 

Pergunta 3:

Tenho 48 anos, sou bancária e estou enfrentando grandes problemas quando me relaciono com as pessoas.

Esporadicamente e sem motivo aparente surgem manchas vermelhas na região do colo e pescoço (às vezes, quando estou com meus familiares, ou seja, sem motivo sem motivo nem estresse, ou mesmo no meu local de trabalho quando preciso desempenhar alguma atividade).

Quando isso ocorre me sinto como se estivesse bloqueada para desenvolver qualquer atividade e sempre fico em situação difícil no meu relacionamento.

Isso e acaba comigo. Por favor, me dê uma luz.

 

Pergunta 4:

Gostaria de saber o que acontece comigo e que tipo de médico devo procurar? No meu dia a dia o rubor é freqüente, fico ruborizado sem qualquer motivo.

Ao mesmo tempo tenho excesso de suor, palpitação, enfim sinto-me muito mal.

Isso acontece inclusive em minha casa.

Já procurei Psicólogos para Tratamento de Regressão, assim como outras formas de Terapia e nenhuma ajudou.

 

Agora tomo Olcadil e sinto-me um pouco melhor, porém gostaria de resolver por completo esta questão.

Resposta:

Essa timidez pode ser o que se chama de Fobia Social ou Transtorno de Ansiedade Social.

Deve ser tratada com medicação mais Psicoterapia.

O Rubor Facial e a Hiperidrose (sudorese excessiva) podem ser mais difíceis de controlar, mas não impossíveis. Alguns Fóbicos Sociais melhoram apenas com Terapia, mas quando existe o Rubor Facial, quase sempre precisa algum remédio. Leia mais sobre tratamento de Rubor Facial aqui.