Mesmo que seja um simples agradecimento não consigo fazê-lo.

Tratar Fobia Social em São Paulo

Pergunta:

Não tenho coragem de enfrentar trabalhos, cargos, ou qualquer atividade que seja por medo. Aos 16 anos tive a primeira manifestação desse problema (que eu lembre). Hoje tenho 45 anos, deixei minha profissão, a qual durou 22 anos.  O que ocorre é o seguinte: se eu tiver que ler algo por simples e pequeno que seja o texto, sobrevém um medo muito grande, falta o fôlego, bate aceleradamente o coração, falta a voz e me sinto muito mal que parece que vou desmaiar.

O mesmo ocorre se tiver que falar em público.

Mesmo que seja um simples agradecimento não consigo fazê-lo.

Já consultei uma vez com uma psicóloga mas não me pareceu eficiente mesmo porque não achava importante o uso de medicamentos e sim e tão somente a análise por si só.

Depois de três ou quatro meses de tratamento parei de ir.

Esse caso deve ser tratado por psiquiatras? E importante o uso de medicamentos para eu poder viver uma vida ativa e participativa?

 

Pergunta:

Tenho 33 anos, sou aluno de Pós-Graduação. Tenho uma enorme dificuldade para falar e apresentar trabalhos na frente de outros colegas, apesar de já estar estudando há nove anos seguidos, incluindo a graduação.

No começo, achei que era pelo motivo de ser as primeiras vezes, mas já se passaram nove anos e nada mudou ainda. Quando começo a falar, embora domine bem o assunto, começo esquecer o que iria falar, minha voz fica trêmula, começo a gaguejar e a transpirar por todo o corpo como se a temperatura estivesse num calor de 45 graus. Pretendo ser professor, reconheço essa minha dificuldade e gostaria de saber se existem medicamentos ou alguma Terapia que me livre desse problema.

 

Pergunta:

Tenho 19 anos, faço faculdade e, meus colegas, mesmo apesar de muitos, dizem que eu sou tímido. Meu problema não é de relacionamento, mas sim de ter medo de me expor ao público.

Eu percebi isso quando eu tinha uns 14 anos e tive que apresentar um trabalho de feira de ciências no meu colégio. Na hora da apresentação, as minhas mãos não paravam de tremer e eu não consegui falar nada.

Depois dessa experiência eu comecei a me poupar mais dessas situações e isso nunca mais voltou a ocorrer. Até que, na semana passada, meu professor me pediu para que eu escrevesse uma tabela no quadro negro, foi quando minhas mãos começaram a tremer novamente, saindo assim os números e letras todas tremidas.

Então eu comecei a procurar por soluções para que isso não me atrapalhe na minha vida profissional e em futuros trabalhos que terei de apresentar. Queria saber se isso é Fobia Social? Se o tratamento é demorado? E com quem devo me tratar?

 

Pergunta:

Bom eu já escrevi para o senhor uma vez e falei sobre o meu caso não sei se lembra, por isso algumas coisas falarei de novo, tenho 20 anos e tenho sofrido muito com a Fobia Social, estou em tratamento há quase um ano e não estou vendo melhora.

Eu simplesmente não consigo falar com a Psicóloga, principalmente quando pede que eu fale sobre o que sinto, com o Psiquiatra as coisas também são bem difíceis para mim, ontem tive uma consulta com ele e não consegui falar nada e nem responder direito às perguntas dele.

Cada vez que vou a uma sessão de Terapia fico arrasada por não conseguir falar e ela diz que tenho que me esforçar, pois se não tem como continuar, então fico mais deprimida ainda acho que para meu caso não tem solução, outra coisa que me deixa mal é ver minha mãe jogando na minha cara o meu comportamento em casa e a diferença que tem quando estou na rua, ela fica brava por eu não estar tendo resultados com o tratamento, sinto tanta vergonha por isso principalmente quando tenho essas reações fóbicas na frente de pessoas conhecidas.

Tenho estado muito irritada, com muita dor de cabeça e muito triste por não conseguir mudar. Estou tomando o remédio Cebrilin, e a única diferença que tenho sentido é muito sono, eu não sei o que fazer me sinto muito mal e as brincadeiras sem graça da minha irmã em relação a esse meu problema é horrível. Já não sei o fazer, minha vontade é desistir de tudo, mas quando penso em tudo o que perdi e estou perdendo por causa disso, me sinto muito confusa e com muito medo.

 

Pergunta 5:

Olá, meu nome é Júnior e moro em São Luiz, Maranhão. Estou tratando a Fobia Social com Rivotril e agora procurei fazer Psicoterapia e a Psicóloga trabalha com hipnose clínica. A hipnose clínica dá resultado? Quanto tempo vai levar esse tratamento? Preciso dos seus esclarecimentos, ficarei muito grato!

 

Pergunta 6:

Às vezes (muitas) sinto verdadeiro horror do contato social. Me sinto muito desconfortável na presença das pessoas que convivo fora do âmbito familiar. 

Não consigo nem ao menos conversar com as pessoas. Cheguei à conclusão que isso é Fobia Social, mas não sei como tratá-la, já que tenho dificuldades de procurar um médico.

 

Pergunta:

Sofro desde os 14 anos de ansiedade e muitas vezes acabo abortando algumas coisas que poderiam me fazer feliz, achando que passarei mal na frente dos outros e me sentirei envergonhada.

Hoje com 29 anos, estou me envolvendo com uma pessoa super legal, e só de pensar em ficar sozinha com esta pessoa, tenho ânsia de vomito, diarréia e medo de acontecer todos estes sintomas na frente dele. Quando tomo Rivotril 0, 25 para sair com ele, parece que os sintomas amenizam. O que posso fazer?

 

Pergunta:

Tenho 17 anos e sou muito tímido, não consigo agir naturalmente na frente das pessoas, tenho vergonha de me expressar e não consigo botar em prática o que eu penso.

Esses sintomas são Distimia ou Fobia Social, tem tratamento, se tiver qual é a melhor recomendação para mim, me tratar com Psicólogo ou com Psiquiatra?

 

Pergunta

Olá, estou tomando Citalopram 20 mg/dia há 3 semanas para tratamento de Fobia Social. Senti melhoras significativas com o medicamento, apesar de um único efeito colateral um tanto incomodo.

Tenho muita dificuldade para ejacular, chegando ao ponto de ter que forçar muito para que isso aconteça. Gostaria de saber se com a continuidade do tratamento esse efeito some.

Resposta:

Recomendo a todos lerem a página de Tratamento de Fobia Social ou Transtorno de Ansiedade Social ou Timidez Patológica.

Além disso, especificamente para a Pergunta 4:

Qualquer paciente no mundo tem o direito de trocar de terapeuta e de medicação e de médico se um tratamento não está funcionando. A melhora não costuma demorar muito, geralmente apenas algumas semanas. O Cebrilin é um ótimo medicamento para Fobia Social, mas se está dando sono independente do horário que coce toma, deveria ser trocado

Especificamente para a Pergunta:

Desconheço eficácia de hipnose em tratamento de Fobia Social.

Especificamente para a Pergunta:

Quando o Citalopram provoca Retardo de Ejaculação, nem sempre melhora com o tempo. Leia o item 8 da página de Efeitos Colaterais.