Fico vermelho, trêmulo e às vezes me dá até calafrio.

Tratar Fobia Social em São Paulo

Pergunta:

Oi, tenho 15 anos e de uns tempos pra cá eu já não aguento mais minha timidez, antes eu nem ligava muito, mas agora está ficando mais forte, eu não consigo socializar muito bem com as pessoas, não saio mais de casa, é só da escola pra casa.

Minha mãe pede para eu ir a algum mercadinho comprar algo, invento alguma desculpa, por que tenho vergonha de ir.

Na escola não converso com praticamente ninguém, só com um amigo que tenho mais afinidade, muitos tiram brincadeiras comigo, como algo do tipo: ''Você não fala? Parece que é muda!''.

Não consigo responder, é como se todas as palavras escapassem de mim. Estou vendo que essa minha timidez está me afetando além do normal, deixo de sair com meus amigos, entrar em redes sociais, me impede de fazer coisas que quero e que gosto.

Eu só quero melhorar, não quero que essa timidez me afete mais, como meu desempenho escolar, minhas amizades, e bem, como já estou no ensino médio, pretendo trabalhar assim que acabar, mas não sei se irei conseguir com toda essa timidez.

Então por favor, se você conseguir me ajudar eu lhe agradeço de todas as formas possíveis.

Resposta:

Parece ser uma Fobia Social. Você está na idade certa para começar a tratar, de modo que a Fobia Social não atrapalhe seus relacionamentos nem te transforme numa pessoa mais isolada ainda.

Quanto mais tarde começar a tratar maior é a chance dela não passar completamente.

Sei que você mora numa cidade pequena de um Estado pobre, mas certamente em alguma cidade maior próxima existe um psiquiatra e uma psicóloga que possam te ajudar.

Leia as páginas de Fobia Social.

 

Pergunta:

O que sinto é medo de falar em público, tremor nas mãos, não consigo comer na frente dos outros, suo muito e tenho taquicardia, além de não ter vontade de sair (vida social). Tudo começou aos 17 anos, hoje tenho 32 anos e tomo todos os dias Rivotril para Síndrome do Pânico. O que provocou minha ida ao Psiquiatra foi um tremor pelo corpo, seguido de sudorese no meu primeiro vestibular.

Porém, eu estava absolutamente tranqüila. Foi diagnosticado Pânico e desde então já passei por vários Psicólogos e Psiquiatras.

Já tomei Anafranil, Olcadil e há anos tomo Rivotril.

A dúvida: na CBN, ouvi o senhor falando que o período de medicação é curto, porém, tomo há anos este remédio...

Meu Psiquiatra continua recomendando o uso, mas sinto que já estou psicologicamente dependente deste remédio, apesar dos efeitos continuarem.

Não quero fazer mais uso de faixa preta. Dirijo, entro em elevador e não tenho medo de morrer.

Minha dúvida é por que o médico não corta o medicamento?

Resposta:

Oi Frances, pelo jeito você tem um transtorno de ansiedade que lá pelos 17 anos te produzia Ataques de Pânico e agora está produzindo Fobia Social. Deve ser por isso que teu médico não suspende o remédio.

Nesses anos todos o Rivotril aliviou sintomas, mas não curou o problema.

Lembra que eu falei na entrevista que era bom fazer uma TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) ou um curso de Yoga?

Para Fobia Social a TCC ou outra terapia chamada THS (Treinamento de Habilidades Sociais) é especialmente importante.

Provavelmente um período de TCC mais um Antidepressivo (porque não o próprio Anafranil?) podem te ajudar demais. Se não, você vai tomar o Rivotril mais 17 anos.

Pergunta: 

Não aguento mais passar vexames na frente de pessoas que são os melhores amigos que tenho. Há algum tempo venho tendo esse tipo de problema.

Fico vermelho, trêmulo e às vezes me dá até calafrio. As pessoas brincam comigo e eu não consigo corresponder com um sorriso.

Até de piada eu não consigo rir.

Na escola por exemplo, perdi amizade de professores por ter esse maldito problema, não consigo falar em público.

Não considero isso vergonha dos outros, pois com certas pessoas eu me mantenho normal. Isso só acontece algumas pessoas.

Por exemplo, meu primo de São Paulo, que adora tirar um sarro na gente. Só de pensar que ele virá nos visitar, eu não consigo nem dormir, pensando no que vai acontecer. Por favor, isso tem cura?

Se tiver me ajude.

Estou me tratando com uma psicóloga, mas parece que não vem dando resultado.

Se tem tratamento, quanto tempo demora para gente se recuperar.

Resposta:

A resposta é óbvia: trate-se e melhore sua qualidade de vida.

Quase todos os pacientes de Fobia Social precisam de Psicoterapia mais medicação.