Como é o tratamento da Fobia Social?

Como tratar Fobia Social?

Pergunta: 

Como é o tratamento da Fobia Social?

Resposta:

O tratamento da Fobia Social é composto de:

  • Um ou dois medicamentos que acabam com os sintomas físicos e psicológicos da Ansiedade, de modo que a pessoa não sinta mais o tremor, a sudorese, o gaguejar, a taquicardia, falta de ar nem os "brancos" e a palidez ou rubor. (Os sintomas variam de pessoa para pessoa).

  • Nessa fase, os sintomas desaparecem entre dias e semanas.

  • Ao mesmo tempo, uma terapia ajuda a pessoa a se readaptar a uma forma de vida "menos travada".

  • Essa psicoterapia pode durar de semanas a anos, mas a qualidade de vida já é outra, o paciente se sente menos inseguro.

  • Por último, quanto tempo irá tomar o remédio, depende de muitos fatores, mas com certeza entre muitos meses e anos.

 

O Fóbico Social passa por experiências negativas que favorece o aparecimento de outras experiências negativos.Quando começa os remédio começa a passar por experiências positivas, que trarão outras experiências positivas.O condicionamento, que antes era negativo, passa a ser positivo. O círculo vicioso se transforma em círculo virtuoso.

 

Pergunta:

Dr. Rubens Pitliuk, minha filha de 14 anos, desde os 8 anos tem peregrinado em várias Psicólogos por causa de timidez, dificuldade de ter amigos, etc.

Ela tomou Amitriptilina de 15 mg à noite e depois passaram Anafranil de 10 mg, depois 25 mg até 50 mg, de nada adiantou ela ficou mais tensa, rígido decidiu abandonar tudo.

Agora está no grupo de Psicodrama. Depois de ler bastante sobre o assunto descobri que ela tem é distúrbio de Ansiedade Social.

Queria muito uma orientação se devo levá-la a um Psiquiatra se esses medicamentos tomados adiantariam alguma coisa?

Sou uma mãe aflita buscando ajuda, pois estou vendo a tristeza da minha filha em não se relacionar, em não ter amigos como os outros adolescentes.

Resposta:

Amitriptilina (Tryptanol, Amytril) geralmente não é eficaz em Fobia Social. Anafranil poderia ser, mas o problema é que a dose necessária (mais de 50 mg) traria muitos efeitos colaterais). Existem outros medicamentos muito eficazes em Fobia Social e com menos efeitos colaterais.

Mas independente de qual medicamento ela usar, sendo Fobia Social é necessário que ela faça ao mesmo tempo uma forma de Terapia Cognitivo Comportamental chamada de Treinamento de Habilidades Sociais. 

 

Pergunta:

Boa noite Dr. Rubens Pitliuk, Cheguei até sua página por meio de meu Psicoterapeuta, estou fazendo um tratamento farmacológico também com uma Psiquiatra.

Tenho Fobia Social, estou um pouco depressivo, então estou tomando Efexor (um comprimido) e Stelazine pela noite (meio comprimido), você acha que a medicação está bem o precisa ser mudada? Desde já muito obrigado pela resposta.

Resposta:

João, Stelazine (Trifluoperazina) e Efexor (Venlafaxina (Efexor, Venlift, Alenthus) são ótimos remédios, mas isso não quer dizer que são ótimos para todas as pessoas que tomam.

Conhece o chavão cada caso é um caso? Não é um chavão, é uma realidade diária na medicina.

Pergunta:

Tenho 34 anos e há tempos vem tendo problemas de timidez excessiva ou Fobia Social. Meu maior medo é de falar em público, tenho verdadeiro pavor quando ouço falar em apresentar algum trabalho ou ter que falar em reuniões, é como se eu estivesse indo para o corredor da morte.

Atualmente estou fazendo tratamento, psiquiátrico e psicológico.

Estou tomando os seguintes remédios: Rivotril 1mg por dia, Risperidona 1 mg por dia e Lexapro 10mg por dia, além da Terapia com o Psicólogo.

Já tem mais de 1 ano que tomo remédios (já tomei Alenthus, Serenata, etc.).

E já troquei de Psicólogo, mas não melhorei nada, continuo com muito medo de me expor. Socorro !!!!

Preciso de ajuda. Gostaria de fazer uma Pós Graduação, um Mestrado e não tenho forças para superar o medo de falar em apresentações, trabalhos, seminários.

Sinto-me totalmente incapaz, com baixo rendimento por causa desse mal que toma conta de mim. Sei que estou fadado ao fracasso profissional. Será que meu caso não tem cura ?

Resposta:

Olá Reinaldo, talvez possa te ajudar reavaliar sua resposta aos medicamentos e a dose deles e também a técnica de Psicoterapia EMDR (Eyes Movement Reprocessing and Desensitization) que geralmente ajuda muito no tratamento de Fobia Social. Dra. Ilka Ramalho Vecchiatti.