Tratamento de Enxaqueca e outras Dores de Cabeça com Pamelor

Tratamento de Enxaqueca com Pamelor

Pergunta:

Olá Dr. Rubens Pitliuk. Há uns dois anos teve diagnóstico de Enxaqueca. Por um ano tomei Propranolol, no segundo ano tomei Torval CR 500 passados pelo Neurologista. Ontem voltei ao médico porque o Torval já não estava fazendo muito efeito e estava tendo visão turva e peso na cabeça todos os dias, então ele mandou trocar pelo Pamelor, tomei a noite e no dia seguinte sentir muito desconforto abdominal, gases, sonolência e cansaço no corpo.

Gostaria de saber se essas relações duram por muito tempo ou é apenas no início?  Pois sofro com Gastrite e isso me incomoda.

Resposta:

Realmente, Propranolol, Torval (Depakote) e Pamelor são ótimos preventivos de Enxaqueca. Existem várias outras opções, inclusive com medicamentos naturais.

Mas com relação ao Pamelor, esses efeitos colaterais devem estar sendo causados por prisão de vente e devem melhorar com laxantes naturais e mudanças de alimentação (item 18).

A sonolência e cansaço não devem acontecer, não sei que dose você está tomando. Existe Pamelor de 10, 25, 50 e 75 mg. A maioria dos pacientes toma Pamelor ao deitar.

 

Pergunta:

Olá, Doutor Rubens Pitliuk! Fazia tratamento com o Zoloft 100 mg e o Pamelor 10 mg durante três anos. O Zoloft pela minha extrema ansiedade e o Pamelor para tratar minhas dores de cabeça.

Por alguns imprevistos, não consegui mais a receita desses medicamentos e por isso comecei a cortar a pílula de Zoloft ao meio na minha ultima cartela, até que chegou a ultima.

Faz duas semanas e meia que parei de tomar o Zoloft e estou com dores fortíssimas de cabeça, enjôo e uma tontura acima do comum. Gostaria de saber se isso é abstinência do remédio e se sim, vai durar mais ou menos quanto tempo? Estou decidida a não tomá-los mais, fiz certo? Desde já, agradeço.

Resposta:

Pode ser abstinência sim, mas já deveria estar melhorando a cada dia, pois você parou o Zoloft há quase 20 dias.

Claro que algumas pessoas têm abstinência mais longa.

Por outro lado, o Pamelor costuma ser muito eficaz em Enxaqueca enquanto o Zoloft pode ser melhor para Cefaléia Tensional ou Cefaleia Crônica Diária.

Como não seu que tipo de dor de cabeça você tinha, precisa ver se o Zoloft não está fazendo falta no tratamento da cefaleia.

Mais uma consideração: o Pamelor é eficaz até a dose de 100 mg por dia. Você está tomando apenas 10. Talvez ele controlasse a dor de cabeça com 10 mg porque tinha a ajuda do Zoloft, agora não mais.

 

Pergunta:

Tenho crises de Enxaqueca há muito tempo e dores de cabeça quase que diariamente. As crises duram muitos dias e são tão fortes que já fui algumas vezes à emergência do hospital para tomar analgésico e soro na veia.

Tenho me consultado com um neurologista que me receitou Nortriptilina 40 mg, feito na farmácia de manipulação. Tomo há pouco tempo e continuo com as crises, mas notei que essas crises de Enxaqueca duram menos tempo e não são tão fortes quanto as que eu costumava ter.

Meu único receio é que tomo anticoncepcional com estrogênio e ouvi dizer que a Nortriptilina (Pamelor) reduz a eficácia do anticoncepcional e vice-versa. Gostaria de saber se essa afirmação realmente tem algum fundamento, pois me sinto insegura, sem ter a certeza de que a Nortriptilina e o anticoncepcional vão funcionar. Já perguntei ao meu neurologista, mas ele não soube me responder.

Resposta:

Eu sempre achei que a Nortriptilina (Pamelor) não tirava o efeito do anticoncepcional. Consultei um programa americano de interações medicamentos e realmente não existe essa interação. Os medicamentos psiquiátricos que podem reduzir a eficácia dos anticoncepcionais hormonais são os antiepilépticos.