Enxaqueca e Anticoncepcionais e outras perguntas.

Tratar Enxaqueca com Dr. Rubens Pitliuk

Pergunta:

Estava tendo Enxaqueca com Aura e fui a um Neurologista e ele me disse que era para eu parar de tomar Anticoncepcional porque senão eu poderia ter um derrame futuramente, pois era muito nova para ter esses sintomas.

Tenho 24 anos disse que nesses casos o Anticoncepcional piora muito a Enxaqueca e que não era para eu chegar nunca mais perto de um, mais o que eu faço?

No momento não quero engravidar e se eu trocar de remédio será que isso que ele falou pode acontecer mesmo, de me dar um derrame?

Resposta:

Siga as orientações do seu Neurologista. Provavelmente você precisará um Anticoncepcional não Hormonal (barreira física, como o Diafragma ou DIU de Cobre).

 

Pergunta:

Tenho 27 e desde os 8 sei que tenho Enxaqueca. Nunca completei um tratamento e já até me acostumei com as dores fortíssimas uma semana, além das dores passei a sentir dormência no lado direito do rosto e uma sensação de aperto na cabeça, o ouvido estranho.

Há dois dias tenho tido dois tipos de tontura: 1 como se eu estivesse brincando de rodar sem parar, 2 como se o chão estivesse balançando muito.

Resposta:

Imagino que sua Enxaqueca já tenha sido examinada por um Neurologista ou Psiquiatra.

Procure um Otorrinolaringologista para excluir labirintite.

 

Pergunta:

Tenho 21 anos comecei a sentir dores de cabeça fortes, fui ao Neurologista, tomei Amato que desencadeou uma recaída de Síndrome do Pânico.

 Posso manter o ansiolítico que eu usava antes, juntamente com essa medicação de Enxaqueca até que eu possa pará-lo?

Sinto tontura, dores de cabeça de pontadas, parece que pressiona minha cabeça, sensação de desmaio, evito sair de casa, parece que nem sinto meu corpo direito.

Conto com a ajuda de vocês, e creio, o Deus de minha vida irá curar todos nós, em nome de Jesus, amém.

Resposta:

Provavelmente pode manter o Ansiolítico, mas só o teu médico pode afirmar com certeza. Por outro lado, o Amato (Topiramato) não é o responsável pela recaída do teu Transtorno do Pânico.

 

Pergunta:

Dores de cabeça constantes podem ter relação direta com TDAH?

Meu filho tem 19 anos e dificuldade em se concentrar na Faculdade, principalmente em cálculo.

Também tem dores de cabeça constantes. Na família quatro pessoas (tio e primos) têm diagnóstico e tomam medicamento.

Resposta:

Relação entre TDAH e Cefaleias, que eu saiba não existe. Mas existem muitas famílias com predisposição genética a terem Cefaleias (dores de cabeça) e Enxaquecas, talvez esse seja o caso. Ou mesmo necessidade de óculos

 

Pergunta:

Sofro de Enxaqueca há 6 anos. Já passei por Fluoxetina, Atenol e Topamax. Continuava com crises 1 ou 2 x por semana.

Em uma consulta com Psiquiatra foi receitado o Trileptal para ansiedade. Porém, desde o início do tratamento (há 9 meses) minhas crises estão quase diárias, sendo que acordo na madrugada com a cabeça doendo muito.

Ando tomando Naramig e Sumax quase diariamente. O Trileptal pode ter colaborado para o aumento das crises?

Resposta:

Provavelmente teu médico irá substituir os quatro medicamentos por outro, pois esse não estavam ajudando, A piora das crises com Trileptal pode ter sido coincidência.

 

Pergunta:

Bom eu tenho Enxaquecas fortíssimas, dores de chorar mesmo... E todos os sintomas que ela traz acompanhados sensibilidade a luz, cheiros, som, barulho etc.

Sem falar que vomito até a bile. Meu médico agora me receitou Flanax 550 mg e Tryptanol (Amitriptilina) 25, porém estou na dúvida.

Gostaria de saber se é uma medicação adequada para o meu tipo de caso (deixando claro que tenho 22 anos e nunca sofri e nem sofre de Depressão)?

Resposta:

Sim, é muito comum se dar Antidepressivos para tratamento de Enxaqueca mesmo que a pessoa nunca tenha sofrido de Depressão. E a Amitriptilina é campeã.

 

Pergunta:

Tenho Cefaleia crônica diária. Tomei ano passado Depakote. Em 5 meses engordei 9 quilos. Parei o remédio e, em um mês, emagreci 8, o que me faz crer que eu estava inchada.

É possível? Agora a médica receitou Gabapentina. Pode acontecer o mesmo ou os efeitos colaterais deste medicamento são menos severos?

Resposta:

Ganhar peso com Depakote não significa que você vai ganhar também com Gabapentina. Por outro lado, Cefaleias Crônicas Diárias podem ser prevenidas com Antidepressivos Serotoninérgicos e alguns deles até ajudam a perder peso.

 

Pergunta:

Existe alguma relação entre Bulimia e Enxaqueca, é comum a presença das duas doenças na mesma pessoa?

Resposta:

Não há relação entra Bulimia e Enxaqueca.