É comum Enxaqueca sem dor de cabeça? E outras perguntas.

Dr. Rubens Pitliuk trata Enxaqueca

Pergunta:

Sofro de Enxaqueca há muitos anos hoje estou com 46 anos e tomo Antidepressivo há 05 que funciona como analgésico Nortriptilina + Nadolol o problema que prende o intestino e não aguento mais, pois com isto já estou com Retocolite e Hemorroidas.

Não posso passar um só dia sem este medicamento. Há outro medicamento para substituir a Nortriptilina e o Nadolo?

Resposta:

Sim existem outros medicamentos que possuem a mesma função destes que você vem utilizando na prevenção de suas crises e que talvez tenham para você menos efeitos indesejáveis.

Essa prisão de ventre vem da Nortriptilina, não do Nadolol.

Consulte um especialista em Cefaleia, ou o seu próprio médico para reorientá-la.

 

Pergunta:

Minha filha de 5 anos sentiu uma dor de cabeça estranha, estava brincando com a irmã quando, de repente, deitou-se na cama queixando-se de dor de cabeça acima dos olhos. Começou a chorar, demos um Tylenol, ela dormiu um pouco. Uma hora depois acordou chorando de dor, quando resolvemos levá-la para um hospital infantil (de emergência), já que aqui estávamos com muitos casos de meningite viral.

O susto foi grande. Fizemos o que ele aconselhou, ela fez todos os exames e nada foi detectado. Depois desse dia não teve mais nenhuma crise forte, apesar de algumas vezes queixar-se da mesma dor, acima dos olhos, que logo passava, sem precisar remédio algum. De ontem para cá passou uma noite ruim, acordando 2 vezes para vomitar e queixando-se novamente da tal dor de cabeça acima dos olhos. Até agora está deitada e estou preocupada, sem saber que tipo de providências tomar. Da vez passada procurei um Neurologista, que fez o exame clínico e disse que estava tudo ótimo. Pediu um Eletroencefalograma e também deu tudo ok.

Ele aconselhou que fizéssemos uma Ressonância Magnética, para termos a certeza de que está tudo ok. Fiquei apavorada e como a crise não havia se repetido, não fizemos. É uma criança esperta, inteligente e com ótima memória. O que devo fazer?

Resposta:

Seria importante realizar o exame de imagem que foi sugerido. Se o resultado for normal poderemos pensar em Enxaqueca e dependendo da frequência de crises tratá-la com medicações preventivas.

 

Pergunta:

É comum Enxaqueca sem dor de cabeça? Sinto o incomodo da luz do cheiro e muito enjoo.

Resposta:

Não é o mais frequente, porém pode ocorrer. Pode haver apenas referência a uma Aura, sem que haja dor de cabeça. Entretanto note bem que pode haver outras doenças com manifestações semelhantes.

 

Pergunta:

Gostaria de saber se aqui em Curitiba - PR existe um centro de tratamento da Enxaqueca, pois cansei de usar medicamentos apenas para aliviar a dor e gostaria de começar um tratamento sério, preventivo para acabar de vez com este incômodo.

Resposta:

Procure a Faculdade de Medicina que no departamento de neurologia existe um ambulatório de Cefaleia.

 

Pergunta:

Tenho um filho com 11 anos de idade que teve meningite viral aos 4 anos de idade foi hospitalizado e muito bem tratado teve alta com garantia dos médicos que teria nenhuma seqüela.

Com o passar dos anos começou a ter fortes dores de cabeça acompanhadas de vômitos e fortes indisposições e muita sonolência, levei várias vezes aos hospitais e suspeitavam de meningite, pois já colheu liquido por quatro vezes, mas não era constatada meningite *graças a deus*, porem ficava sempre em observação tomando medicamentos, os pediatras desconfiavam de Enxaqueca, levei-o ao Neurologista e ele pediu vários exames, radiografia, Tomografia Computadorizada foram feitos e nada constatado, seria Enxaqueca, ela aparece em algum exame, e notei que há uns 5 meses não teve mais crises ela pode desaparecer.

Resposta:

Não há nenhum exame que comprove o diagnóstico de Enxaqueca. Isto quer dizer que, a história é o mais importante. Os meninos enxaquecosos não serão obrigatoriamente adultos enxaquecosos (as meninas, provavelmente sim). Porém se as crises persistirem, procure um especialista em Cefaleia.

 

Pergunta:

Gostaria de saber a respeito de Cefaleia do orgasmo, suas causas e possíveis tratamentos.

Resposta:

A Cefaleia que acontece durante orgasmo exige exame neurológico detalhado. Procure um Psiquiatra ou um Neurologista.

 

Pergunta:

Exerço várias atividades que são limitadas por causa da Enxaqueca. A minha Enxaqueca passa pelos estágios Aura, Cefaleia, resolução e término.

No entanto as crises são de dor intensa e de longa duração (já chegaram a durar até 10 dias) causando-me transtornos como: ficar hospitalizada, não dormir, não conversar, tomar remédios injetáveis e outros. Já procurei diversos Neurologistas, mas todos os tratamentos feitos só tiveram eficácia no início.

Procuro saber o que provoca e como evitá-la, uma vez que não levo uma vida normal como esposa, mãe, estudante e mulher de 26 anos.

Resposta:

Enxaqueca é uma doença genética, e que possui hoje inúmeros medicamentos eficazes na sua prevenção. É questão de insistir até achar o medicamento preventivo ideal para você!

 

Pergunta:

Há dois anos eu senti dores de cabeça depois de noites de insônia e má alimentação. Parecia com a ressaca do tempo em que eu ainda bebia. Fui a um Neurologista e ele constatou Enxaqueca (minha mãe e minhas tias têm desde pequenas), mas mesmo assim me pediu uma Tomografia.

Eu fiz e foi pedido uma Angioressonância porque desconfiaram de uma manchinha que apareceu.

A Angioressonância não deu nada. Depois o médico me ligou dizendo que tinha visto algo parecido com uma aneurisma e lá fui eu fazer um cateterismo.

Graças a Deus não deu em nada e sou muito saudável. Na época eu me desesperei com a frieza dos médicos e passei a chorar todos os dias, mesmo depois de saber que não tinha nada. Terminei com uma Síndrome de Pânico tomando remédio por quase 1 ano.

Agora eu sinto como se minha cabeça tivesse dolorida e ainda tenho algumas crises de Enxaqueca.

Durante os exames minhas crises se agravaram. O que eu devo fazer? Procurar um Psiquiatra a de novo ou continuar tomando remédios para Enxaqueca. Minha dor é sempre no lado esquerdo da cabeça e quando tenho a crise chego a vomitar e não consigo fazer nada.

Resposta:

Sim, procure um Psiquiatra. Um dos melhores tratamentos de Enxaqueca é com Antidepressivo, que provavelmente também será bom para estabilizar melhor seu estado de ansiedade, que você chama de Pânico, mas que parece ser um Stress pós Traumático.