Terapia de Fobia Social, Depressão e Distimia, pode ser feita por psicólogo?

Tratar Distimia em São Paulo

Pergunta 1:

Olá, Dr. Rubens Pitliuk, gostaria de saber se o tipo de terapia (claro que aliada a medicamento) para tratar de Fobia Social, Depressão e Distimia, pode ser a Terapia Cognitivo Comportamental, feita por psicólogo, ou se a terapia, nesses casos somente pode ser aplicada por um psiquiatra?

Resposta:

A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC pode ser feita por psiquiatra ou psicólogo, desde que dominem a técnica.

 

Pergunta 2:

Gostaria de saber se uma pessoa que sente tendência a Depressão desde a infância, já fez Psicoterapia de base Psicanalítica e não adiantou, tem chance de modificar sua vida através de Antidepressivos?

Antidepressivos ajudam como em caso de traumas como perdas na infância?

Resposta:

Certamente que pode melhorar. O remédio não acaba com os traumas de infância mas acaba com as conseqüências deles no metabolismo cerebral (com as manifestações clínicas da Depressão).

 

Pergunta 3:

A Depressão passou a me fazer sentir mais sensível as coisas a minha volta. Mesmo quando criança me lembro de sempre estar chorado, por me sentir muito sozinho e fraco. 

À medida que crescia e com os conflitos familiares, fui tomando consciência de que tinha Depressão, comecei a ir mal nos estudos, a ficar desmotivado, auto-destrutivo etc.

Embora goste da Depressão, ela me atrapalha em conseguir meus objetivos, e me torna mais fraco perante os outros.

Sei que minha vida não terá futuro se continuar assim , gostaria de saber se a Depressão faz parte de minha personalidade e se tem cura?

Resposta:

Apenas uma consulta poderia responder a essa pergunta. Mas muitas vezes personalidade deprimida significa uma Distimia, que pode ser tratada sim.