O tratamento de Distimia pode começar na adolescência?

Tratar Distimia em São Paulo

Pergunta:

Meu pai tem Distimia em alto grau e percebo que a minha filha de 13 anos também tem todos os sintomas. É uma garota linda e muito inteligente, porém é tímida, antissocial e mal-humorada. Gostaria de saber se o uso de antidepressivos para tratamento da Distimia pode começar na adolescência.

Resposta:

Pode e deve (junto com uma terapia), justamente para evitar os problemas de relacionamento e personalidade que você deve ter visto em seu pai.

 

Pergunta:

Tenho uma pessoa na família que parece apresentar os sintomas de Distimia. Ela é adolescente, mas desde pequena comporta-se de maneira mal-humorada, sempre desmancha prazeres e sempre resmungando e criando clima pesado.

Tanto é que ela está proibida de voltar a minha casa embora seja afilhada de meu esposo. Por estar de férias e longe da mãe, a qual também não nos relacionamos bem devido ao seu (também) temperamento difícil, ficava a menina todo o tempo grudada em mim e não queria fazer nada além disso.

Ou seja, não conseguia ler um livro, brincar sozinha, ir a algum lugar sozinha, andar de bicicleta...

Eles, os pais, dizem que é coisa de adolescente, mas ela sempre foi assim como disse antes.

Meu esposo, meus sogros e até o irmão dela reconhecem que ela tem um problema psiquiátrico. Gostaria que me enviassem mais aspectos sobre Distimia e conselhos de como posso ajudá-la.

Resposta:

Dê para ela ler os textos sobre o assunto, com isso ela talvez concorde em procurar tratamento.