Tratamento de Depressão com Triptofano e Orotato de Lítio. Dosagem de Serotonina.

Tratar Depressão com Psiquiatra do Einstein

Pergunta:

Fiz exame para dosar Catecolaminas (Serotonina, Dopamina e Noradrenalina) e gostaria de saber se pelos valores obtidos é possível constatar Depressão ou Síndrome do Pânico.

Tomei antidepressivos por dois anos e parei há um.

Ando muito ansiosa, com taquicardia, Por favor responda. Meu exame deu Dopamina 21 Adrenal.

Resposta:

Mas dosou Catecolaminas para que? Não existe nenhuma indicação de dosar Catecolaminas (Serotonina, Dopamina e Noradrenalina) no tratamento de Depressão nem de Transtorno do Pânico.

 

Pergunta:

Boa dia Dr. Rubens Pitliuk, tenho 52 anos com quadro de depressão há 6 anos já usei várias medicações sem melhorar. As últimas foram Assert e Donaren.

Agora estou usando Coenzima Q10 200mg, Rhodiola rosea 400 mg e Arginina 1 gr.

Essas medicações melhoram a depressão e posso associá-las ao Donaren?

Resposta:

Provavelmente pode misturar L-Arginina, Coenzima Q10 e essa planta com Antidepressivos, mas não sei se vão ajudar.

Leia a página chamada É verdade que Depressão não cura?

 

Pergunta:

Tomei Prozac por mais de um ano e sentia-me bem. De repente tive uma recaída e o médico trocou por Wellbutrin XL. Tomo também Olcadil para diminuir a irritação que é muito grande e me prejudica. Agora comecei a tomar também Orotato de Lítio, Magnésio e Triptofano, receitados por um médico Ortomolecular.

Também tomo Premelle (estrogênios combinados) para prevenir menopausa.

Tenho 40 anos. Gostaria de saber sobre estes medicamentos e suas interações, isto é, se posso ser prejudicada pela ação conjunta destas drogas.

Resposta:

Veja bem, não posse tratar ninguém via internet, mas posso fazer algumas considerações gerais.

Da outra vez você melhorou com Prozac (Fluoxetina, Verotina, Daforin) que é um Antidepressivo Serotoninérgico.

Desta vez ele te deu Wellbutrin XL (Bupropiona, Bup, Zetron), que é Dopaminérgico.

Claro que o Wellbutrin XL pode funcionar, mas da outra vez quem funcionou foi um Antidepressivo com mecanismo de ação completamente diferente.

Quanto ao Orotato de Lítio e o Triptofano, para que eles servem?

Magnésio é um mineral que tem alguma características interessantes, acha-se que dá energia, alguns médicos alternativos acham que ele previne câncer. Mas não sei se ele tem indicação em Depressão.

 

Pergunta:

Dr. Rubens, estou atualmente com um quadro de Depressão recorrente grave sem sintomas psicóticos. Me foi receitado (gradativamente) 250 mg/ dia de Sertralina e 30 mg de Magnésio Quelato.

Sinceramente houve melhora, porém fico meio zonza, como se estivesse meio aérea, minha pergunta é essa dosagem de Sertralina é normal? O magnésio Quelato é indicado para que?

E por fim, há remissão (cura) para a Depressão. Muito grata.

Resposta:

250 mg de Sertralina (Zoloft, Tolrest, Assert) é uma dose bastante alta, pode estar dando essa zonzeira. Esse Magnésio Quelato também não sei para que serve, mas que receitou deveria ter explicado.

Quanto à Depressão ter cura, leia a página sobre isso.

 

Pergunta:

É possível tratar Depressão com Quelação?

Resposta:

Que eu saiba, para Depressão, não tem base científica, nem pesquisa sistematizada nem nenhuma comprovação que funcione.

 

Pergunta:

Gostaria de saber a vossa opinião sobre a utilização de ácidos gordos Ômega-3 sobretudo com uma elevada concentração de EPA, tal como referem os estudos do Dr Andrew Stoll 1g de EPA/ dia como Estabilizador de Humor e Antidepressivo.

Tenho uma filha com treze anos com o diagnóstico de perturbação bipolar que toma Lítio 600 mg/dia e toma simultaneamente Ômega-3 como Estabilizador de Humor, e acho que tem contribuído para a sua estabilização, pelo menos ajuda a que não tenha de tomar doses mais elevadas de Lítio, mantendo a Litemia nos 0,8.

Ela toma o Ômega-3 com a aprovação do seu médico Psiquiatra.

Eu própria tomo, apenas o Ômega-3 e sinto que me deixa com mais força mental, mais animada e positiva para enfrentar os problemas do dia a dia e o futuro.

Neste momento a minha filha encontra-se estabilizada e até bastante bem, mas há cerca de dois anos, quando foi diagnosticada foram vividos momentos muito difíceis, como podem imaginar, ela estava muito agressiva, partia coisas em casa.

Gostaria de saber se têm conhecimento de mais casos de pacientes que utilizam como complemento da sua medicação os ácidos gordos Ômega-3 EPA com sucesso e qual a vossa opinião sobre isso?

Resposta:

Gostaria de ajudar, mas desconheço. Procure algo na página artigos científicos.

 

Pergunta:

Gostaria de saber sua opinião sobre o Programa de Entrelaçamento de Ondas Cerebrais Mente Quântica, se realmente seria de ajuda para a pessoa que tem o sintomas de Depressão.

Outra pergunta é o que poderia apresentar em Tomografia de uma pessoa com Depressão?

Resposta:

Não conheço esse Programa de Entrelaçamento de Ondas Cerebrais Mente Quântica.

A Tomografia Computadorizada de Crânio em Depressão é normal.

 

Pergunta:

Tomei medicamento homeopático 1 ano para Depressão e não fez muito e efeito, agora minha médica receitou Zetron 150 mg, me sinto muito bem.

Tenho medo de ficar dependente, e quando quero beber um drink, tenho medo do efeito colateral.

Teria, algum limite, do que seria permitido beber, tomando um comprimido 150 mg ao dia?

Resposta:

Com relação ao tratamento homeopático, realmente ele não é eficaz no tratamento de Depressão.

Com relação à dependência do Antidepressivo Zetron, leia o item 3 da página de Efeitos Colaterais.

Com relação à bebida, depende de muitos fatores individuais.

 

Pergunta:

Ando querendo comprar chá ou extrato seco de hipérico (Hypericum perforatum, Erva de São João) para auxiliar na Depressão.

Tenho dúvidas se a erva de São João é IMAO ou não porque encontrei os dois tipos de descrições em pesquisas e fico com receio de possíveis efeitos adversos.

Tomo Bupropiona e gostaria de saber se devo ter cuidados com outros medicamentos, suplementos (5HTP) e alimentação no uso desta erva.

Resposta:

Hipericum perforatum não é IMAO. Mas tenho dúvidas se ele ajuda alguma coisa na Depressão. Já era usado na década de 70 e nunca convenceu...

 

Pergunta:

Fui a um Terapeuta de Florais e ele detectou que eu estava com Depressão, passou Florais e dois meses eu estava com sintomas de Síndrome do Pânico e Depressão. Por que Florais podem provocar uma cronificação da Depressão?

Resposta:

Não são os Florais que cronificam a Depressão, é a falta de tratamento que a cronifica.

 

Pergunta:

Minha namorada está (eu suspeito) com Depressão. Em função disso ela começou uma terapia com um Psiquiatra que prescreveu uma medicação homeopática e em dose única. Isso resolve?

Resposta:

Depressão passar com Homeopatia, não costuma passar, mas já que é dose única, logo vocês saberão o resultado, tomara que funcione.

 

Pergunta:

Estou fazendo terapia com um Psicólogo (Regressão), por encaminhamento médico. Bem ele me encaminhou para o Psicólogo e resolvi optar por este tipo, depois de ter passado por outros Psicólogos no qual não me dei bem.

Agora estou iniciando com este novo (Regressão). Será que é apropriado no caso da Depressão?

Tenho sintomas de sentir muito sono, desânimo, acho que nada vai dar certo, memória fraca e outros. Será que o fato de ter problema de cistite, também tem ligação com a Depressão?

Na minha família meus dois irmãos tem problemas idênticos. Será que tem algo a ver com a criação?

Resposta:

A técnica de Regressão não é cientificamente consagrada, não sei se é eficaz.

O fato de seus irmão também apresentarem sintomas de Depressão semelhantes pode sugerir problemas complicados de criação, mas também a existência de fatores genéticos, pois a Depressão, costuma ter certa incidência maior em algumas famílias.

 

Pergunta:

Tudo bem? Meu nome é Juliana e tenho TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Preciso tirar uma dúvida e de um favor. Li em alguns artigos que as Vitaminas B, principalmente a Niacina contribuem para a produção de Serotonina.

Se o adulto e o adolescente incluíssem esta Vitamina na sua alimentação, reduziriam o risco de ter Depressão?

Resposta:

Não, infelizmente.

 

Pergunta:

Gostaria de saber: já que não dá para medir se uma pessoa tem falta de Serotonina, de Dopamina ou de Noradrenalina, como escolher o remédio que esse paciente precisa?

Resposta:

Seja um antidepressivo, um neuroléptico (antipsicótico), um tranquilizante (ou calmante, ansiolítico), um Estabilizador de Humor o remédio é escolhido de acordo certos critérios que você pode ler nesta página.

Com certeza dosagem de Serotonina, Noradrenalina e Dopamina não é um dos critérios.

 

Pergunta:

Quais as funções da Serotonina e como estimulá-la? Quais os principais Neurotransmissores, e suas funções?

Caminhar ajuda na produção de Serotonina? Existe alimentos que se consumidos podem favorecer a produção de Neurotransmissores?

Resposta:

Serotonina, Noradrenalina, GABA, Dopamina, Acetilcolina são substâncias cuja função é trocar informações entre os neurônios.

Caminhar, sexo, rir, assim como qualquer esporte feito com prazer (não por obrigação) aumenta a produção de Neurotransmissores. Alguns alimentos também, mas engordam (chocolate). De qualquer forma esse aumento quase nunca é suficiente para tratar uma Depressão, Pânico ou TOC.

 

Pergunta:

Existe algum exame para saber se há um distúrbio do metabolismo de Neurotransmissores para um tratamento psiquiátrico?

Resposta:

Não existe nenhum exame, o diagnóstico é clínico.

 

Pergunta:

É possível a cura da Depressão utilizando a Terapia com as Mãos?

Resposta:

Mas o que é isso?

 

Pergunta:

Poderia me informar se conhece algum caso de melhora de Depressão que fora auxiliado com Terapia de Regressão às Vidas Passadas?

Reposta:

Não conheço.