Perdi meu emprego e entrei em Depressão

Perda de emprego, divórcio e depressão

Pergunta:

Prezado Dr., boa tarde. Tive depressão profunda há alguns anos quando fiquei desempregado, fui ao médico tomei Rivotril quase me suicidei. 

Mas na época meu filho era muito pequeno eu acho que foi por ele que eu não tirei a minha vida porque a depressão é a sua alma pedindo socorro é quando você não tem onde mais se segurar. Fica sem chão tudo fica cinza, nublado, mórbido.

Nada mais faz sentido na vida e o meu problema foi pior porque eu ficava sem respirar então eu entrava em pânico meu deus do céu foram quatro anos de puro sofrimento até que consegui arrumar outro emprego. Agora fui demitido e tenho a ligeira desconfiança que a depressão está querendo voltar. E eu acho se ela vier outra vez não conseguirei suportar o que eu faço para poder driblar este momento em que eu estou desempregado estou separado da minha esposa com quem fui casado 20 anos. O que eu faço?

Resposta:

Se você tem essa tendência a deprimir quando acontecem situações adversas na vida, precisaria pelo menos fazer um testamento antidepressivo durante alguns anos. Talvez você precise de um Estabilizador de Humor por mais tempo ainda. O que não dá é para amortecer sintomas com Rivotril, que não tem ação antidepressiva.

Perda de emprego, divórcio podem ser causas de Depressão. É importante tratar para que a pessoa não desenvolva Efeito Kindling, que significa precisar cada vez menos problemas na vida para desencadear uma depressão.

 

Pergunta:

Não sei ao certo o que dizer, não sei se devo procurar um médico, pois na verdade não queria me expor, moro em uma cidade pequena e aqui todo mundo sabe de todo mundo. Bom na verdade não sei se realmente estou com Depressão, fui ao ginecologista e falei algumas coisas com ele.

Disse que estou com mudança de humor terrível, tem hora que eu não gosto que ninguém fale comigo, sinto vontade de morrer o tempo todo, as vezes passo horas imaginando como eu poderia morrer, qual seria o meio menos doloroso, me sinto feia horrorosa, tento me maquiar me vestir bem , mas , outra coisa é que ando chorando até de desenho animado, chego em casa eu choro, estou pilotando moto eu choro e me dá vontade de entrar em uma rodovia e entrar de frente com um caminhão, seria tão rápido e instantâneo.

Não sei o que eu faço, estou confusa, estudo e não consigo fazer meus trabalhos, não consigo ficar muito tempo em um lugar só e não posso ouvir uma história triste que me dá vontade de chorar até morrer.

Resposta:

O fato de você morar numa cidade pequena não deveria impedir você de procurar um psiquiatra e se tratar. Ele, como qualquer outro médico, manterá o sigilo profissional.

 

 

 

Pergunta:

Tenho 38 anos, sou casado e tenho duas filhas. Desde jovem sempre fui considerado extremamente inteligente. De uns anos pra cá, tenho sentido muita dificuldade de enfrentar problemas do dia a dia, de tomar decisões, de gerenciar, de organizar.

Minha vida virou uma bagunça. Larguei um emprego estável e hoje estou empregado em nível muito mais simples.

Sinto ansiedade quanto ao futuro, medo de ter problemas de saúde em mim ou nos familiares, em resumo: uma fuga total.

Acho que já é tarde pra sair para outras cidades, tentar novos empregos, ou até mesmo um concurso público.

Não sei o que faço, os reflexos já estão chegando: desordem financeira, baixa de autoestima falta de diálogo em família.

Meu lema hoje é: deixe para amanhã o que tem que ser feito hoje.

Queria mudar, ser mais agressivo e mais confiante.

Resposta:

Precisa investigar com uma boa Psicóloga Clínica, que tenha experiência com medicamentos, porque aconteceu essa virada na tua vida.

Pode ser até mesmo por causa de uma Depressão.

Se essa Psicóloga achar que você precisa de um medicamento, ela certamente poderá te recomenda rum Psiquiatra competente.

 

Pergunta

Gostaria de saber se Pensamentos Obsessivos e de baixa autoestima podem desencadear Depressão. Depressão pode aparecer imediatamente a uma situação de estresse, medo etc.? 

Resposta:

A Depressão pode provocar esses Pensamentos Obsessivos, mas uma pessoa que seja muito obsessiva e que se desvaloriza muito também pode provocar uma Depressão.

Stress, medo, etc.: podem desencadear Depressão. Leia a página de Stress pós Traumático.