Nem todo Antidepressivo engorda.

Antidepressivo engorda?

Pergunta:

Olá, tomo Cittá 20 mg e Mirtazapina 30 mg. Porém, sinto que meu apetite aumentou devido à Mirtazapina. Gostaria de saber se a Bupropiona pode funcionar para reduzir o apetite no meu caso. Obrigado.

 

Resposta:

Pode ser que sim, mas nem sempre.

Mas aí seriam três remédios diferentes.

Talvez seja melhor trocar a Mirtazapina, converse com seu médico.

 

Pergunta:

Bom dia Doutor Rubens Pitliuk, espero esclarecer minha dúvida. Tomava Pondera há uns 10 anos, mas meu medico resolveu mudar para Venlafaxina. Só que tenho tido sintomas de Depressão de novo como dor de cabeça angústia e dor no peito.

O que devo fazer pedir para ele trocar de novo para o Pondera ou esses sintomas irão passar?

O Pondera me engordava e o Venlafaxina não. Mas odeio esses sintomas de Depressão o pior de tudo e a dor de cabeça que não passa.

Resposta:

Talvez nem um nem outro. Com certeza existem opções diferentes da Venlafaxina e da Paroxetina. E depois de 10 anos de tratamento, quem sabe estaria indicado um Estabilizador de Humor? Mas a realidade é que dos IRSS (Antidepressivos Inibidores de Recaptação de Serotonina), a Paroxetina (Aropax, Paxil CR, Praxetina, Roxetin, Cebrilin, Moratus) é uma das que mais podem provocar ganho de peso.

 

Pergunta:

Venho passando por um episódio de Depressão há quase 2 anos, atualmente estou sendo tratado Aropax 10 mg por dia, Equilid 50 mg por dia e Tegretol 200 mg por dia.

Dentre todos os efeitos colaterais o que mais está me preocupando é o aumento de peso - engordei 15 quilos desde o início do tratamento.

Peço informar se haveria a possibilidade de ser ministrados Antidepressivos que não engordem (isso é se existem).

Outra pergunta: ouvi falar de um tratamento de Depressão com o uso de ondas magnéticas.

Resposta:

1) Sim, existem Antidepressivos que não produzem aumento de peso. No teu caso, os três (Aropax, Equilid, Tegretol) podem provocar ganho de peso, mas o mais provável é o Equilid.

2) Esse tratamento com as ondas magnéticas se chama TMS (Estimulação Magnética Transcraniana) e já existe no Brasil

 

Pergunta:

Estou fazendo tratamento para Depressão e tenho tido muita fome o tempo todo. Meu Psiquiatra receitou Topiramato 25 mg 2x ao dia, Verotina S 1 vez por semana e Melleril 25 mg à noite.

Bem, lendo sobre esse medicamento (Topiramato), fiquei com medo dessa mistura. Por favor gostaria de uma opinião

Resposta:

Não posso opinar sobre seu tratamento específico. Mas pode ser sim que o Topiramato (Topamax, Arasid, Égide, Amato, Toptil, Vidmax, Topit) diminua a fome provocada pelo Melleril.

Leiam o item  7 da Página sobre Efeitos Colaterais de Remédios Psiquiátricos.