Doenças da Tireoide podem imitar, desencadear e piorar uma Depressão.

Tireóide, Depressão e Ansiedade

Pergunta:

Há alguns anos descobri que estava com uma inflamação na tireóide, mas sem alterações hormonais. Até hoje tenho um nódulo do tamanho de um caroço de azeitona na tireóide e queria saber se este nódulo pode gerar algum tipo de depressão e ansiedade?

Resposta:

Se esse nódulo estiver alterando os hormônios T3 Livre e T4 Livre, sim.

Aumento de função da Tireoide (Hipertireodismo) costuma desencadear sintomas semelhante a uma crise Ansiedade enquanto que diminuição de função da Tireoide (Hipotireodismo) costuma provocar sintomas semelhante à Depressão.

Então, o que vale é a dosagem de T3 Livre, T4 Livre, TSH e Anticorpos Antitireoide e não a presença ou não de nódulos.

 

Pergunta:

Tomo Pamelor de 75 mg até aí tudo bem, mas o problema é que também tomo remédio para tireóide (Synthroid 75 mcg) e conforme li em alguns depoimentos os dois medicamentos juntos são incompatíveis.

Será que devo trocar de médico?

Resposta:

Pamelor e Synthroid não são incompatíveis, não se preocupe.

 

Pergunta:

É verdade que o Euthyrox aumenta o metabolismo ajudando a emagrecer? Quais são as conseqüências?

Resposta:

O Euthyrox, o Puran T4 e o Euthyrox só devem ser utilizados apenas para os pacientes sofram alguma disfunção da Tireoide.

 

Pergunta:

Descobri que tenho Tireoidite de Hashimoto com vários nódulos, já fiz punção e graças a Deus é benigno. Mas aqui na minha região os médicos dizem que não há o que fazer.

Eu já passei por. Endócrino, Infecto, Otorrino e por ultimo uma Oncologista e ela riu e disse que isso e do meu organismo e não pode me ajudar.

Gostaria que me desse uma opinião de quem devo procurar. Deus abençoe.

Resposta:

Tireoidite de Hashimoto é uma inflamação crônica da Tireoide que aumenta os Anticorpos Antitireoide e Antimicrossomais e que com o tempo leva a uma diminuição de T3 e T4. O tratamento costuma ser muito simples e qualquer Endocrinologista, Clínico Geral e Ginecologista experiente pode te tratar.

 

Pergunta:

Sou hipertensa, tomo Hyzaar 50/12,5, Puran T4 de 125 mcg para hipotireoidismo. Não tenho ido a médicos e estou extremamente depressiva, cansada, sem disposição para nada.

Já fiz uma ultrassonografia do pulmão, pois fumei muito e já parei a mais de 1 ano, deu princípio de enfisema, o médico disse nada a fazer, pois meu quadro não é ruim, pois já parei de fumar.

Realmente alguns sintomas melhoraram, mas e o restante?

Tenho uma vida muito estressante, com marido estressante.

Fazia tudo em casa, tinha dias que arrumava a casa toda, limpava jardim, piscina, cuidava dos cachorros e até lavava os 3 carros.

Agora dei um chega pra lá, não agüento mais e não faço quase nada, quase pirei.

Marquei um Psiquiatra, porque a Ginecologista mandou, pois o Pondera que ela me receitou, não poderia receitar mais. E agora, você acha que meu problema de depressão é por causa da tireóide ou outro qualquer? Por favor, me oriente. Abraços, agradecidos...

Resposta:

Pode ser sim uma Depressão, mas é importante você checar a dosagem de TSH, T3 Livre e T4 Livre para ver se o Puran T4 de 125 mcg é suficiente para teu Hipotireoidismo.

 

Pergunta:

Tenho tireoide já há 5 anos, não sei se tem a ver nos últimos meses não sinto mais vontade de fazer sexo sou casada há 10 anos e nunca tinha deixado de fazer agora esta muito difícil, pois meu marido esta sofrendo com esta situação, eu sinto muito cansaço tenho muito sono e alguns meses comecei a vomitar tudo que como e sinto muita fraqueza gostaria de saber se tem algum a ver com a tiroide.

Resposta:

Tireóide todos nós temo. Você quer dizer hipotireoidismo? Se os teus hormônios tireoidianos (T3 Livre T4 Livre) estão muito baixos, isso pode provocar um estado semelhante à depressão, com queda de libido.

 

Pergunta:

Sinto algumas tonteiras. Há 3 meses tive uma espécie de crise de pânico, comecei a sentir as pernas tremer, o coração acelerar, e um pouco confusão, tive esses sintomas outras vezes.

Alguns dias depois tive febre. Fiz alguns exames, o TSH deu alto, e pelo exame de glicose a médica disse que devo ter tendência a hipoglicemia. Meus sisos estão nascendo. Penso que tenho tido essas crises devido ao TSH e siso (que acredito ter a ver com as tonteiras, dores no ouvido e febre), mas gostaria de uma palavra médica.

Resposta:

TSH aumentado pode indicar hipotireoidismo. Quem costuma provocar muita ansiedade é o hipertireoidismo, portanto provavelmente a causa desses sintomas não deve ser a tireóide. Mas quando você procurar um Psiquiatra ele irá pesquisar melhor essa alteração da tireóide com certeza, não se preocupe.

 

Pergunta:

Minha esposa começou a ter uns sintomas diferentes e seu exame de tireóide deu sinais de tireopatia difusa. Começou apresentar também sintomas de depressão. Os problemas de tireóide podem levar a depressão, e como posso agir para ajudá-la a superar esses dois problemas?

Resposta:

Certamente o hipotireoidismo pode provocar uma depressão. Ela deve passar por um tratamento conjunto com um Endocrinologista e um Psiquiatra. O prognóstico dos dois casos é bom.

 

Pergunta:

Excelente este site. O sr. Poderia informar se hipertireoidismo ou hipotireoidismo ou tireotoxicose causam depressão?

Resposta:

Sim, o hipotireoidismo produz um quadro de astenia que muitas vezes é confundido com depressão inibida. O hiper- ou a tireotoxicose produzem um quadro com ansiedade e angústia acentuados que muitas vezes são confundidos com depressão agitada.

 

Pergunta:

Hipertireoidismo e Transtorno Bipolar particularmente acho bem parecido os sintomas quando o hipertireoidismo está alterado. Fico ansiosa, trêmula, taquicardia, etc...

Resposta:

De certa forma você tem razão, a agitação provocada pelo hipertireoidismo pode ser muito forte. Mas aí entra o histórico (anamnese), o sentimento de ser muito poderoso do transtorno bipolar (enquanto no hipertireoidismo o que existe é uma angústia e um desconforto muito grandes).

Muitas vezes de pede o exame de T3 Livre, T4 Livre e TSH, mas quase sempre o quadro clínico é tão evidente que não existe essa dúvida.

 

Pergunta:

Tenho hipotireoidismo e às vezes me sinto muito cansada; meses atrás, minha avó faleceu abruptamente e eu nunca havia sentido uma dor tão forte, ainda a sinto. Tenho me sentido muito desanimada, sem vontade de levantar pela manhã, tenho tido tremores e rompantes de raiva em que quem mais sofre é minha filha; libido então, nem pensar, choro todos os dias, será que estou depressiva?

 

Se seu hipotireoidismo estiver bem controlado (isso é fácil de verificar pelos exames TSH, T3 Livre, T4 Livre e anticorpos anti tireóide), é possível que você esteja com depressão. Mas antes de procurar um Psiquiatra, confira a tireóide.

Pergunta:

Olá, sou odontólogo, 38 anos e devido a alto nível de Stress em minha vida particular, (inclusive de infância por maus tratos), tive Depressão seríssima na qual deu enormes prejuízos...

Utilizei cerca de 5 tipos de Antidepressivos por 3 anos e estou estável atualmente com 2 comprimidos de Carbolitium CR 450, por 4 anos.

Desejo saber se com o tempo posso tentar a remoção do Lítio, se posso praticar pilotagem de ultraleves, e como faço para ter mais energia útil, pois sinto sempre fatigado, principalmente pela manhã, faço uso também de Puran T4 25 mcg para reposição dos hormônios tireoidianos.

A tireoide é afetada? Se um dia eu não tomar mais Lítio contínuo a dose de Tiroxina retoma? Muitos médicos dizem que sou Bipolar, mas tive apenas Depressão e sempre fui inteligente e ativo e noto que o Lítio me inibe, freia...

Preciso de mais energia para lutar e vencer, aconselha eu tentar outro medicamento? Tive pequeno surto de Pânico ao andar sobre uma ponte (nunca tinha ocorrido).

Aqui em minha cidade tem tratamento pela Estimulação Magnética Transcraniana (TMS), convém eu tentar?

Grato pela oportunidade!!

Resposta:

Se a dosagem do Lítio está OK e a dos hormônios tireoidianos também, seria interessante verificar se você não está com resíduo depressivo, que pode ser tratado com Antidepressivos Dopaminérgicos, Estimulantes ou TMS (Estimulação Magnética Transcraniana).

A tireoide provavelmente continuará necessitando de reposição hormonal, mesmo que você pare com o Carbolitium.

 

Pergunta:

A médica pediu uns exames e constatou problemas com a tireoide e disse que isto poderia estar causando sintomas típicos de Depressão. Qual a relação entre Depressão e tireoide?

Resposta:

O Hipotireoidismo pode ter sintomas que imitam uma Depressão, pode desencadear uma Depressão e pode piorar uma Depressão existente.

 

Pergunta:

Existe correlação entre Depressão, Hipotireoidismo e obesidade. Na Depressão, enquadro sintomas tais como muita apatia, tristeza e desânimo para realizar atividades habituais.

Poderia esclarecer, num exame de Ultrassom, dosagem hormonal e Cintilografia da tireoide resultados que confirmem a relação acima (Depressão - Hipotireoidismo - obesidade)?

Resposta:

Para excluir Hipotireoidismo, que é causador de Depressão e de aumento de peso, geralmente bastam os seguintes exames: T3 Livre, T4 Livre, TSH e Anticorpos Anti-tireóide. Qualquer endocrinologista poderá orientá-la, pois é um procedimento bastante comum. A ultrassonografia e a cintilografia são complementares aos exames acima.

 

Pergunta:

Há muito tempo venho sentindo uma angústia muito grande, uma incapacidade enorme de lidar com meus problemas, dificuldade muito grande em levantar de manhã, falta de coragem para enfrentar o dia, não sinto prazer em nada e também não vejo sentido nas coisas e em minha vida, sinto um cansaço enorme e muito sono...

Realizar minhas tarefas diárias é um sacrifício. Navegando pela internet vi esse site e muitos depoimentos que caracterizam muito do que estou há muito tempo passando, mesmo sendo uma pessoa bem informada não tinha pensado que realmente poderia ser Depressão o que sinto e que tem tratamento...

Em meu histórico familiar meu pai era alcoólatra, faleceu de câncer na garganta há quatro anos, sendo que anos antes ele havia tentado o suicídio.

Recentemente fiz um exame de sangue e deu alteração na tireoide. Será que isso tem relação?

Também já cogitei muitas vezes a possibilidade de acabar com a minha vida, mas nem para isso eu tenho coragem. Que profissional é o mais indicado para fazer um diagnóstico?

Será que realmente poderei levar uma vida mais feliz? Preciso de ajuda!!!

Resposta:

Procure um Psiquiatra para ver se esse estado depressivo deve ser tratado com medicação, Psicoterapia ou ambos. E com certeza o Psiquiatra vai levar em conta essa alteração da tireoide, pois Hipotireoidismo pode sim provocar uma Depressão.

 

Pergunta:

Há alguns anos descobri que estava com uma inflamação na tireoide mas sem alterações hormonais. Até hoje tenho um nódulo do tamanho de um caroço de azeitona em minha tireoide e queria saber se este nódulo localizado em minha tireoide pode gerar algum tipo de Depressão e ansiedade?

Resposta:

Se esse nódulo estiver alterando os hormônios T3 Livre e T4 Livre, sim.

 

Pergunta:

Eu tomo Pamelor de 75 mg até aí tudo bem mas o problema é que também tomo remédio para tireoide (Synthroid 75 mcg) conforme li em alguns depoimentos os dois medicamentos juntos são incompatíveis.

Falei com a Dra. e ela não me respondeu quanto a este tipo de medicamentos cruzados. Será que devo trocar de médico?

Resposta:

Pamelor e Synthroid não são incompatíveis, não se preocupe.

 

Pergunta:

Tenho Hipotireoidismo há 5 anos, não sei se tem a ver nos últimos meses não sinto mais vontade de fazer sexo.

Sou casada há 10 anos e nunca tinha deixado de fazer, agora está muito difícil pois meu marido está sofrendo com esta situação, eu sinto muito cansaço tenho muito sono e alguns meses comecei a vomitar tudo que como e sinto muita fraqueza gostaria de saber se tem algum a ver com a tiroide.

Resposta:

Você quer dizer Hipotireoidismo? Se os teus hormônios tireoidianos (T3l T4l) estão muito baixos, isso pode provocar um estado semelhante à Depressão, com queda de libido.

 

Pergunta:

Sinto algumas tonteiras. Há 3 meses tive uma espécie de crise de Pânico, comecei a sentir as pernas tremer, o coração acelerar, e um pouco confusão, tive esses sintomas outras vezes.

Alguns dias depois tive febre. Fiz alguns exames, o TSH deu alto, e pelo exame de glicose a médica disse que devo ter tendência a hipoglicemia. Meus sisos estão nascendo. Penso que tenho tido essas crises devido ao TSH e siso (que acredito ter a ver com as tonteiras, dores no ouvido e febre) mas gostaria de uma palavra médica.

Resposta:

TSH aumentado pode indicar Hipotireoidismo. Quem costuma provocar muita ansiedade é o Hipertireoidismo, portanto provavelmente a causa desses sintomas não deve ser a tireoide.

Mas quando você procurar um Psiquiatra ele irá pesquisar melhor essa alteração da tireoide com certeza, não se preocupe.

Pergunta:

Minha esposa começou a ter uns sintomas diferentes e seu exame de tireoide deu sinais de tireopatia difusa. Começou apresentar também sintomas de Depressão.

Os problemas de tireoide podem levar a Depressão, e como posso agir para ajudá-la a superar esses dois problemas?

Resposta:

Certamente o Hipotireoidismo pode provocar uma Depressão. Ela deve passar por um tratamento conjunto com um endocrinologista e um Psiquiatra. O prognóstico dos dois casos é bom.

 

Pergunta:

Excelente este site. O sr. Poderia informar se Hipertireoidismo ou Hipotireoidismo ou tireotoxicose causam Depressão?

Resposta:

Sim, o Hipotireoidismo produz um quadro de astenia que muitas vezes é confundido com Depressão Inibida. O Hipertireoidismo ou a tireotoxicose produzem um quadro com ansiedade e angústia acentuados que muitas vezes são confundidos com Depressão Agitada.

 

Pergunta:

Hipertireoidismo e Transtorno Bipolar particularmente acho bem parecido os sintomas quando o Hipertireoidismo está alterado. Fico ansiosa, trêmula, taquicardia, etc.

Resposta:

De certa forma você tem razão, a agitação provocada pelo Hipertireoidismo pode ser muito forte. Mas aí entra o histórico (anamnese), o sentimento de ser muito poderoso do Transtorno Bipolar (enquanto no Hipertireoidismo o que existe é uma angústia e um desconforto muito grandes).

Muitas vezes, para diagnosticar Transtorno Bipolar, se pede o exame de T3 Livre, T4 Livre e TSH, mas quase sempre o quadro clínico é tão evidente que não existe essa dúvida.

 

Pergunta:

Tenho Hipotireoidismo, engordei 8 Kg e o médico receitou Topiramato 20 mg e Fluoxetina 20 mg, junto com Fenproporex 25 mg (2x ao dia). Nos três primeiros dias acabei tomando só a dose das 10 porque fiquei irritada, elétrica e sem sono.

Passei muito mal no terceiro dia, pressão alterada, taquicardia. No pronto socorro retiraram a medicação. Estou melhorando aos poucos, hoje depois de 1 mês estou sentindo taquicardia novamente... Preciso procurar cardiologista? Será que pode ser sério?

Resposta:

Essas reações podem ser efeitos colaterais do Fenproporex. Se você ganhou peso por causa do Hipotireoidismo, provavelmente perderá apenas com o tratamento da tireoide, mais uma orientação nutricional com uma nutricionista. Se você precisa de um cardiologista, essa pergunta só pode ser respondida pelo médico que te atendeu no pronto socorro.

 

Pergunta:

Tenho Hipotireoidismo e às vezes me sinto muito cansada; meses atrás, minha avó faleceu abruptamente e eu nunca havia sentido uma dor tão forte, ainda a sinto.

Tenho me sentido muito desanimada, sem vontade de levantar pela manhã, tenho tido tremores e rompantes de raiva em que quem mais sofre é minha filha; libido então, nem pensar, choro todos os dias, será que estou depressiva?

Resposta:

Se seu Hipotireoidismo estiver bem controlado (isso é fácil de verificar pelos exames TSH, T3 Livre, T4 Livre e anticorpos anti-tireoide), é possível que você esteja com Depressão. Mas antes de procurar um Psiquiatra, confira a tireoide.

 

 

Pergunta:

Após a retirada total da tireóide, pode haver um quadro de Depressão ? Se sim, isso passa, como deve ser tratado? Numa eventualidade de ter que passar por um outro tipo de dificuldade, esta Depressão pode voltar?

Resposta:

Sim, pode. Se a reposição hormonal tireoideana não melhorar a Depressão, procure um Psiquiatra para receber um Antidepressivo.

 

Pergunta:

A Tireoidite de Hashimoto tem cura? A Depressão provocada pela Tireoidite de Hashimoto tem cura?

Resposta:

Com relação à cura da Tireoidite de Hashimoto, melhor perguntar para um Endocrinologista.

Com relação ã Depressão provocada pelo Hashimoto, geralmente ela passa sem necessidade de tratamento.

 

Pergunta:

Fui diagnosticado com Síndrome do Pânico e tomei Frontal 0,5 mg durante dois anos. Tive alta mas mesmo assim me sentia mal.

Procurei então todas as especialidades que o senhor imagina. Psicólogos, Psiquiatra, Neurologista, Medicina Ortomolecular, Cardiologista, Oftalmologista, fiz Hipnose, tomei produtos naturais do tipo Laitan e outros, tirei chapas da coluna, etc.

Enfim, clinicamente estou perfeito segundo os médicos.

Meus sintomas variam de pensamentos extremamente confusos, sem noção do tempo ( o que seja dez minutos ou 1 hora) até Depressão e cansaço físico e mental.

Fui ao Endocrinologista e através de exames fui diagnosticado com Hipotireoidismo.

Afinal, qual a relação de Depressão, com traumas de infância, com minha Tireóide e a Síndrome do Pânico?.

O que causou o que? Tem cura?

Resposta:

O Hipotireoidismo pode ter a ver com tudo isso sim. Conselho: regule sua tireóide com o endócrino e marque uma hora com um Psiquiatra clínico para tratar da estaca zero, só que desta vez sem o componente da tireóide para atrapalhar.