Como melhorar relacionamento com esposa que sofre de Depressão pós Parto?

Tratar Depressão pós Parto em São Paulo

Pergunta:

Gostaria de saber o que fazer para melhorar meu relacionamento com minha esposa, pois acredito que ela sofra de Depressão pós Parto.

 

Temos dois filhos um de 5 anos e outro de 7 anos, mas nosso relacionamento não é um dos melhores, alguns sintomas que estão acontecendo: dorme pouco, não tem prazer sexual, falta de paciência constante, relembra do passado e tenta arrumar desculpa para tudo o que deu errado ou então que tudo poderia ser diferente, culpa-me de um passado que ela acha de foi tola demais em me aturar com marido.

Consultamos com uma Psiquiatra e nos foi solicitado alguns exames de sangue, Eletroencefalograma, Eletrocardiograma, mas todos estes estão OK.

O que devo fazer?

Resposta:

Depressão não é diagnosticada por exames. Exames normais não significam ausência de Depressão.

Um psiquiatra faz o diagnóstico pela história contada pelo casal e pela entrevista com a paciente.

O tratamento, no caso de uma Depressão Puerperal, não costuma ser difícil.

Mas se houverem fatores de personalidade ou de dinâmica de casal importantes, uma Psicoterapia sempre demora mais para trazer resultados do que o tratamento medicamentoso de um problema clínico (a Depressão).

Como seu filho mais novo tem mais de 5 anos, é mais provável que se trate de problemas de relacionamento entre vocês do que uma Depressão Puerperal "apenas". Uma terapia de casal pode ajudar.