Acho que sofro de Ciúme Patológico, não aguento mais.

Ciúme Patológico, personalidade explosiva

Pergunta:

Tenho 19 anos e gostaria de sua opinião sobre o que vem acontecendo. Na verdade não sei se preciso de um psicólogo ou alguma ajuda, mas preciso falar com alguém que entenda o que pode estar acontecendo comigo. Vou começar dizendo sobre o que causou o término do meu relacionamento.

Dormi na casa do meu namorado e, claro, nos dávamos super bem, só que tinha momentos que não sei o que acontecia eu ficava mais violenta e acabava agredindo ele sem algum motivo sequer, só sei que eu ficava com raiva de alguma coisinha, tipo um ciúmes bobo e meu humor já se alterava, sei lá eu mudava completamente em um pequeno espaço de tempo.

Domingo foi o pior dia, acordamos, passamos a tarde normal, mas quando chegou a noite eu comecei com umas brincadeiras bobas de querer chamar atenção enquanto ele via futebol (que é muito importante para ele), o problema é que eu sabia que eu estava agindo de forma errada e mesmo assim continuava, eu realmente não tinha limite pra parar e dizer 'chega', enfim depois o clima acabou ficando hostil e discutimos até a hora de ele me levar embora.

Foi um festival de ofensas e eu fazia questão de disseminar meu ódio verbalmente e fisicamente contra ele, claro que ele me xingava também, mas eu meio que fui o foco de toda discussão.

Ele me mandou procurar ajuda, porque ele tem vergonha de quando for pra me apresentar aos amigos dele ou quando eu estiver junto a família dele, ele tem vergonha do que posso fazer pois ele diz que sou ''descontrolada'', bom, se eu não procurasse ajuda nós não iriamos voltar a namorar.

O problema é que isso já se repetiu inúmeras vezes e nesse domingo foi meio que o estopim entende?

Não sei muito o que fazer pois eu o amo e queria continuar com ele, queria poder provar pra ele que posso mudar, mas já tive essa chance inúmeras vezes e continuei sempre agindo igual...

Queria saber se há algo que posso fazer para provar a ele que posso mudar, ou se tem algo que me ajude, se eu realmente preciso de um psicólogo para poder ter uma relação saudável etc.

Porque ontem eu disse isso a meu pai e ele falou que eu tenho que colocar na minha cabeça que isso tudo está errado e que eu não sou problemática... enfim queria entender um pouco o que está acontecendo...

Obrigada por dar um espaço a mim para poder contar isso tudo, desde já agradeço o serviço.

Resposta:

Como você escreveu que não é a primeira vez, que você já fez isso inúmeras vezes.

Provavelmente o melhor tratamento para você é uma Psicoterapia mais uma medicação.

Que tipo de medicação, vai depender se durante a consulta ficar caracterizado que se trata de Ciúme Patológico ou de personalidade mais para explosiva, irritadiça.

Ambos têm tratamento, ainda mais em uma pessoa tão nova e tão motivada quanto você.

Só o farto de você reconhecer que o problema é seu e não do namorado já um passo gigantesco na direção de melhorar tua qualidade de vida.

 

 

Pergunta:

Acho que sofro de Ciúme Patológico, não aguento mais, tenho pensamentos que às vezes julgo serem absurdos e sem fundamentos, porém não reconheço isso de jeito nenhum, faço vários interrogatórios com a minha namorada, acuso ela de estar me traindo, não vejo em nenhum momento o amor por min, mas ela diz que não sabe o que fazer pois tenta o máximo expressar.

Hora desconfio que ela está me traindo com determinada pessoa, hora com outras, não suporto deixá-la sair sozinha a um determinado lugar mesmo sem poder acompanhá-la.

Tenho 17 anos e já faz 3 meses que esses problemas me perseguem, converso com ela quando a crise de ciúme parece estar mais calma, como hoje por exemplo, aí fica tudo bem, mas tem dias que não suporto nada, se ela demora a ligar pra min, se vejo ela conversando com outras pessoas tenho que saber o que é, se ela está no telefone penso que seja um amante, tudo é motivo de traição.

Às vezes reconheço que pode ser coisas da minha cabeça, mas infelizmente não dá para acreditar nisso, procuro provas da traição e não acho, nem que sim nem que não.

Não aguento mais!!!

Será que isso são sintomas dessa doença, estou disposto a procurar um tratamento, qual profissional deveria ir?? Teria uma cura plena dessa doença???

Resposta:

Olha, as pessoas que sofrem de Ciúme Patológico quase nunca reconhecem. Você é uma das poucas que aceitam que isso é um problema. Então, aproveite e procure um psiquiatra para se tratar. O problema é que os Ciumentos Patológicos quase nunca querem se tratar..