Medo de que um evento fatal poderá ocorrer ao seu esposo.

Tratar Ansiedade Generalizada em São Paulo

Pergunta:

Gostaria de informações e o nome correto do seguinte transtorno: uma pessoa que sofre de Ansiedade e TOC desenvolveu um medo exacerbado de que algum evento fatal poderá ocorrer ao seu esposo.

 

Esse medo faz a pessoa permanecer o máximo que pode ao lado do marido, observando seus passos e imaginando, por exemplo, que uma acne no rosto possa ser algo bem grave (às vezes tem uma espécie de alucinação, pois vê tamanho e coloração de uma acne maiores do que realmente são!).

Se ela sai de sua casa, fica aflita para voltar, pois o marido lá se encontra sozinho. Se é o esposo quem sai, fica transtornada enquanto ele não retorna.

Essa moça não possui mais atividades triviais como sair só com amigas para um cinema, não fica mais do que 2 horas na casa de seus familiares, pois sua rotina é inteiramente voltada aos movimentos do esposo. Por outro lado, o marido é altamente controlador, do tipo que somente ele sabe o certo e o que a esposa faz está sempre com defeito.

A moça em questão se mostra como alguém que perdeu a identidade, não tendo opinião própria sobre quase nada.

Grata pela ajuda!

Resposta:

Provavelmente o quadro de ansiedade é muito grave. Mas com tratamento medicamentoso mais psicoterápico (indispensável) para ela, melhora bem. Como o marido é tão controlador, uma terapia de casal poderá ajudar também.