Falta de controle que sinto quando não tem banheiro por perto.

Ansiedade e diarreia nervosa

Pergunta:

Sempre que preciso sair de casa e sou obrigado a ir a determinados lugares que não sei o ritmo e como é, me sinto desconfortável e com medo, logo me vem dor de barriga.

Na verdade tenho pânico de não ter banheiro no local e me vir vontade de ir ao banheiro.

Atualmente já não ando de ônibus, sofro muito nas provas da escola, pois fico muito nervoso e dou diarreia, muitas vezes tendo que sair da prova.

Não saio com os amigos. Minha vida está da casa pra escola.

E quando falo dor de barriga, são diarreias mesmo, precisando urgente de um banheiro.

Minha mãe tem crises de ansiedade e toma Rivotril, estou pensamos em tomar algumas gostas diárias dela pra ver se melhora.

Resposta:

Leia as demais respostas desta página. O Rivotril alivia os sintomas mas não cura o problema.

 

Pergunta:

Meu maior problema, que não consigo resolver desde quando era criança (hoje estou com 33 anos), é a falta de controle que sinto quando percebo que não tem banheiro por perto.

Bate uma dor forte na barriga e eu na consigo controlar a vontade de evacuar.

Quanto mais eu tento controlar, maior a dor.

Não sei mais o que fazer, parece que quanto mais velho eu fico, maior esse descontrole.

Por favor, me ajudem, pelo menos me deem um caminho para eu poder seguir na minha busca. Obrigado.

Resposta:

Provavelmente você precisa se tratar com TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) mais Antidepressivo.

Eu sei que você não sofre de depressão, é que os Antidepressivos são muito bons para tratar quadros graves de Ansiedade, ainda mais com esse condicionamento que provoca os sintomas físicos (no teu caso, vontade de ir ao banheiro).

 

Pergunta:

Toda vez que penso em sair de casa, me dá uma vontade de ir ao banheiro e acabo não conseguindo sair.

Nunca tive nada parecido. Quando estou no mercado, na fila para pagar, a mesma vontade me vem... Vontade de sair correndo e ir para casa. O problema é que nem sempre sai alguma coisa. Não tenho ninguém na minha família com esse problema. Preciso muito de ajuda!

Resposta:

Por algum motivo você desenvolveu um reflexo condicionado. Isso passa geralmente sem grandes dificuldades com tratamento psiquiátrico. Muitas vezes basta uma medicação por pouco tempo, provavelmente com uma Psicoterapia.

 

Pergunta:

Boa noite, estava na Internet procurando algo para tentar me ajudar neste meu problema e acabei achando este site que por sinal parece ser bem interessante. Meu maior problema e que eu não consigo resolver desde quando eu era criança (hoje estou com 33 anos), é a falta de controle que sinto quando percebo que não tem banheiro por perto.

Bate uma dor forte na barriga e eu na consigo controlar a vontade de evacuar. Quanto mais eu tento controlar, maior a dor. Não sei mais o que fazer, parece que quanto mais velho eu fico, maior esse descontrole. Por favor, me ajudem, pelo menos me deem um caminho para eu poder seguir na minha busca. Obrigado.

Resposta:

Provavelmente com uma TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) de algumas semanas mais um Antidepressivo (eu sei que você não sofre de Depressão) deixam você bem.

 

Pergunta:

Olá, há 2 anos tenho Síndrome do Intestino Irritável. Para ir ao trabalho pego uma hora de estrada e só e pensar em pegar o ônibus me dá umas cólicas e vontade de evacuar. Quando estou de férias ou no final de semana não acontece nada.

Quando tenho crise, começo a suar, tremer as mãos, a pressão cai.

Não sei mais o que faço, fui a um Gastroenterologista, nos exames não deram nada, já tomei até Alprazolam por conta própria duas vezes, mas não quero fazer uso de medicação, ouvi falar muito bem da Valeriana.

 

Pergunta:

Dr. Rubens Pitliuk, tenho Síndrome do Intestino Irritável. Ao me medicar com Pondera 10 mg ou Olcadil 4 mg os sintomas (diarreia) melhoram 90%.

Sendo assim pergunto: o que acontece no meu organismo que somente os remédios aliviam este sintoma?

Resposta:

Esses sintomas costumam passar com Antidepressivos. Às vezes precisa também uma dieta adequada.

Não sei se a Valeriana tem potência suficiente para te aliviar esses sintomas.

 

Pergunta:

Olá, meu nome é Silvana, tenho 37 anos fui diagnosticada com Doença de Crohn há sete anos e tomo corticóides há cinco. Há mais ou menos seis meses comecei a sentir medo de morrer, pavor, angústia, começo a sentir uma coisa ruim no peito, não é dor, mas sim uma angústia forte, acho que minha pressão vai subir ou vai baixar a qualquer momento e vou ter um troço.

Minha pressão normal é 9/6, mas já fui parar no hospital com a pressão alta por causa do corticóide (14/8) e também com a pressão baixa 8/5.

Tomo um remédio pro Crohn a cada dois meses e ele faz meu coração disparar, a cabeça começa a latejar, parece que vai explodir, a garganta tampa, não consigo respirar e em seguida vomito.

Depois disso comecei a sentir medo de morrer, de sentir essa coisa ruim no peito, que dura uns 40 minutos.

Eu choro, choro depois passa. Estava tomando Verotina, mas como tenho Crohn, começou a me dar diarreia e não consigo achar um remédio que me ajude, estou fazendo Terapia, mas só três sessões até agora, ainda não dá para ver resultado.

Será que vou conseguir me livrar disso?

Fico apavorada todos os dias quando sinto que vai começar o medo. Obrigada desde já.

Resposta:

Ileíte de Crohn ou Colite de Crohn costuma vir acompanhada da Ansiedade e/ou Depressão.

Possivelmente esses ataques de Ansiedade (idênticos a Ataques de Pânico) têm a ver com ela, mas também podem estar relacionados a alguma situação de vida que você esteja passando.

Psicoterapia de apoio, medicação Ansiolítica e Antidepressiva podem ser uma ótima opção, mas parece que Verotina não está funcionando.

Pode ser por dose baixa e pode ser porque geralmente pacientes com Crohn reagem melhor a Antidepressivos Noradrenérgicos ou de ação dupla e aos Tricíclicos e não tão bem aos serotoninérgicos, como é o caso da Verotina (Fluoxetina).

 

Pergunta:

Olá, tomava Pondera e fiz o desmame, diminuindo a dosagem de 20 mg para 10 mg e depois para dia sim, dia não. Desde que parei a medicação tenho sérios problemas intestinais e de Ansiedade que não passaram com o tempo.

É normal? Isso indica que não deveria ter parado o remédio?

Resposta:

E muitos casos de Ansiedade, o Antidepressivo é apenas sintomático, ou seja, não trata as causas dela.

Agora você não está mais protegida pelo Pondera (Paroxetina - Aropax, Paxil CR, Cebrilin, Arotin, Roxetin), portanto a Ansiedade “ataca novamente”.

Sugestão: recomece o tratamento e faça ao mesmo tempo alguma das técnicas alternativas para controle de Ansiedade. Pode ser que assim você não precise remédios para sempre.

 

Pergunta:

Olá, achei muito interessante a proposta do site, ajudar as pessoas que sofrem de algum distúrbio psicológico, parabéns. Bom, tenho 18 anos e desde os 6 anos, tenho Colite Nervosa.

Olha o tanto de tempo que eu passei na minha vida me afastando de todas as pessoas e me isolando.

O médico me disse que isso ocorre porque sou muito nervosa. Minha vida se resumiu a me fechar no meu quarto com meu computador, que por sinal foi a carreira que decidi seguir. Sempre achei que fosse impossível ser feliz vivendo da forma que eu me forcei a viver.

O que eu gostaria de saber é o seguinte, qual especialista eu devo consultar?

Um Psicólogo ou um Psiquiatra?

E qual o caminho mais rápido para que eu possa me curar dessa doença, se é que existe caminho curto.

Resposta

Você deveria procurar um Psiquiatra, pois é muito freqüente tratar Cólon Irritável ou Síndrome do Intestino Irritável ou Colite Nervosa com Antidepressivo, mesmo que a pessoa não tenha Depressão.

Além do medicamento provavelmente um Curso de Yoga, Meditação ou outra forma de relaxamento pode ajudar também.