Esse medo de engolir pode ser Síndrome do Pânico?

Tratar Ansiedade com Psiquiatra do Einstein

Pergunta 1:

Por gentileza, quero tirar uma dúvida: tenho muita ansiedade, muito medo de engolir, não consigo mais comer em restaurantes ou casas alheias.

Sempre que vou me alimentar a ansiedade me pega de surpresa, já me afoguei muitas vezes quando criança, será que tem alguma relação com a situação atual?

Esse medo de engolir pode ser Síndrome do Pânico?

Resposta:

Olha, você pode batizar o nome desses sintomas de ansiedade de Síndrome do Pânico, se quiser, mas o que importa é que isso parece ser um reflexo condicionado que está piorando com o tempo, ao invés de melhorar.

Mas o tratamento deve ser fácil e rápido (medicação provavelmente antidepressiva mais Terapia Cognitivo Comportamental - TCC).

 

Pergunta 2:

Dr. Rubens Pitliuk, em primeiro lugar, que Deus te ilumine por sua disponibilidade em ajudar às pessoas. Gostaria de saber, comparando a Fluoxetina, Sertralina e a Paroxetina, qual é mais eficaz para tratar a Ansiedade.

 

Tomo Fluoxetina há mais de 3 anos e apesar de ter melhorado minha Depressão, engordei 15 quilos (acredito que pela Ansiedade).

Tenho também Bulimia e Compulsão Alimentar, além da Ansiedade. Qual o melhor remédio, nesse caso?

Resposta:

A Sertralina e a Paroxetina podem ser mais eficazes que a Fluoxetina para controle de Ansiedade. A Fluoxetina pode ser melhor para controle de Transtorno Alimentar.

Se tua Compulsão Alimentar é causada pela Ansiedade, talvez o foco do tratamento devesse ser a Ansiedade. 

Mas não custa nada procurar também uma Nutricionista para Reeducação Alimentar.