Depressão Sazonal ou Depressão de Inverno e Fototerapia

Tratar Depressão de Inverno em São Paulo

Muitas pessoas apresentam alterações do sono, apetite, energia e humor ligados às estações do ano ou à luminosidade do dia.

Algumas apresentam mudanças ("Winter Blues") que incomodam, mas que não chegam a justificar a procura de um médico.

Outras sofrem da Depressão Sazonal, cujos sintomas podem precisar tratamento.

Sintomas de Depressão Sazonal ou Depressão de Inverno:

Sintomas Típicos

• Dormem por mais horas no inverno, mas continuam cansadas.
  • Mais vontade de comer carboidratos, chocolate e "Junk food”.
  • Dificuldade de concentração, execução de tarefas rotineiras, fadiga, isolamento social e diminuição do impulso sexual.
  • Mudanças no humor: irritabilidade, apatia, baixa autoestima, depressão
  • Piora da Tensão Pré-Menstrual.

Sintomas Atípicos:

• Despertar cedo demais pela manhã, ou insônia e intranqüilidade.
  • Diminuição de apetite e perda de peso.

Causas prováveis:

A causa mais provável dessa depressão, que ocorre nos meses mais escuros parece estar ligada a:

• Aumento da Melatonina, um hormônio que regula o sono, e que é produzido no escuro.
  • Diminuição de Serotonina, pois ela atinge nível seu pico de produção quando a pessoa é exposta à luz brilhante.

A Depressão Sazonal não ocorre apenas no inverno. Pessoas que passam os dias em ambientes sem muita claridade podem ter os mesmos sintomas.

Tratamento da Depressão Sazonal ou Depressão de Inverno:

O principal tratamento é medicamentoso, mas muitas pessoas sentem melhora tão grande com a Fototerapia que podem diminuir a necessidade dos antidepressivos.

Os pacientes são tratados com exposição à luz brilhante por curtos períodos durante o dia.

A luz precisa ser muito clara e sem radiação ultravioleta.

Não precisa olhar diretamente para a luz, mas precisa ficar como olhos abertos, para que a luz ilumine os dois olhos por +- 30 minutos pela manhã. Por exemplo, lendo jornal, tomando café da manhã, trabalhando, etc.

O efeito da luz acontece através dos olhos e não da pele.

O tratamento parece ser mais eficaz pela manhã, mas pode ser dividido em duas sessões, pela manhã e à tarde. O ideal é testar diferentes horários.

Efeitos da Fototerapia no cérebro:

A luz, com suficiente intensidade manda sinais para a glândula Pineal, e para o Núcleo Supra Quiasmático.

Quando ativada pela luz intensa, a Pineal diminui a liberação da Melatonina, um hormônio que nos faz sentir cansados.

A luz também causa a liberação de Serotonina, um Neurotransmissor que controla o apetite, humor e energia.

Eficácia da Fototerapia:

Mais de 80% das pessoas com Depressão Sazonal e Winter Blues sentem melhora com a Fototerapia.

A maioria percebe alguma melhora rapidamente, geralmente dentro de alguns dias após começar o tratamento.

É impossível prever com certeza quem irá se beneficiar, mas existem alguns sintomas que em geral sugerem uma melhor resposta: pacientes com excesso de sono e de apetite, que devoram carboidratos, que sentem necessidade de comer doces no início da noite e que aumentam de peso.

Segurança da Fototerapia

Um pequeno número de pacientes Bipolares pode desenvolver fase hipomaníaca.

Segurança para os olhos: tanto estudos de curto quanto de longo prazo demonstraram que não existem efeitos adversos nos olhos em pacientes sem doenças oculares pré-existentes.

Como a maioria dos aparelhos disponíveis no comércio não emitem raios ultravioleta, não existe risco de câncer nem de irritação de pele e nem de bronzeamento.

Aparelhos de Fototerapia também são usado em tratamento de alguns casos de Bulimia e de Depressão na Gravidez e no pós Parto e TPM quando essas doenças são mais intensas em dias sem sol e no jet lag.

Vários pacientes meus compraram este aparelho:

Perguntas e Respostas sobre tratamento de Depressão Sazonal ou Depressão de Inverno e Fototerapia